this is an h1

this is an h2

Tue Jan 10 02:12:28 BRT 2023
Mercado e Vendas | ESTUDO DE MERCADO
Oportunidades e desafios do mercado turístico

A união do trade turístico é fundamental para o setor entender as oportunidades e os desafios do mercado de turismo nos dias atuais.

· Atualizado em 10/01/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

O turismo, já há algumas décadas, vem registrando crescimento constante, o que faz desse setor um dos mais preponderantes a nível mundial. Mesmo com acontecimentos que impactam diretamente como crises financeiras, pandemias, desastres naturais, entre outros, o mercado turístico possui boa capacidade de resiliência.

A pandemia do coronavírus causou grandes estragos em todos os setores da atividade, em especial no setor de turismo, porém, por outro lado, acelerou muitos processos na fase de retomada das atividades, que vem cheia de desafios, e gerou um novo turismo com novas questões a serem analisadas. 

Sabendo que hoje o turismo não é mais como era, pois, com a pandemia tudo mudou, é necessário rever o modelo de negócios e, para isso, a união do trade é fundamental. 

Ora, sendo o turismo uma atividade multisetorial e de grande competitividade, é certo que depende de um bom relacionamento entre todas as partes envolvidas de modo que as empresas que compõem o trade turístico criem alianças e desenvolvam formas de colaboração,  atualizem-se e entendam melhor o mercado e o novo consumidor do turismo, procurando agir rapidamente.

Normalmente, quando se pensa na dimensão econômica (movimentação de dinheiro) e social (empregos) do setor de viagens e turismo, normalmente, as análises são baseadas no “turista”, e os parâmetros utilizados vêm de serviços externos como transportes, hotéis, agências de receptivo. 

Esta não é uma forma errada de se pensar, mas, é necessário entender que não é só isso e que está na hora de revermos esses conceitos. O novo conceito de “economia do visitante”, e que deve ser aprofundado, pretende ampliar o foco para além do turista, mas direcioná-lo em tudo que é feito para recebê-lo, compreendendo toda a dimensão do turismo e todos os setores que são impactados pela atividade.

Entender como os empreendedores e lideranças podem transformar o potencial turístico em produtos e experiências, entender como construir destinos turísticos inteligentes (DTI) e compreender o comportamento e os hábitos do turista são os novos desafios e as oportunidade do mercado turístico. Daí a importância de o setor público e privado trabalharem em conjunto, participando de encontros e seminários que debatam esses temas, trocando idéias, experiências, informações e buscando novas propostas. 

Empreender atualmente, mais do que nunca, é um grande desafio, e a união do trade turístico é vital nesse momento de pós-pandemia para que o setor possa trilhar da melhor forma possível esse caminho cheio de incertezas.

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.


Acesse o portal de notícias Todo Dia Sebrae


 


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?