this is an h1

this is an h2

Wed Mar 15 11:29:37 BRT 2023
Mercado e Vendas | NEGÓCIOS DIGITAIS
Oportunidades que marketplaces B2C oferecem aos pequenos negócios

Pequenas empresas podem ganhar visibilidade on-line e aumentar o seu alcance com marketplaces B2C.

· Atualizado em 15/03/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Os marketplaces B2C promovem as transações comerciais entre empresas e consumidores. É uma modalidade de  e-commerce varejista que oferece produtos e serviços para pessoas físicas. B2C significa Business to Consumer ou Empresa para Consumidor.

Para os vendedores, as vantagens dos marketplaces B2C são: processo de venda simplificado, mercado amplo e grande frequência de aquisição. Para as pequenas empresas é importante ressaltar que é uma oportunidade de conquistar mais clientes, de ganhar visibilidade e aumentar o alcance.

Já, para os compradores, os benefícios são facilidade e agilidade na compra e possibilidade de comparação de preços em um só ambiente. 

Listamos algumas dessas vantagens. Confira! 

Um levantamento do CupomValido mostra que o Brasil é líder no ranking de crescimento das vendas on-line. Esse estudo estima um aumento das compras on-line de 20,73% a cada doze meses, até 2025. 

Dados do Relatório Setores do E-commerce mostram que o e-commerce brasileiro teve, em 2022, 2,63 bilhões de visitas, sendo que uma das modalidades que mais cresceu foi a dos marketplaces, com aumento de 20% nas visitas.

Mas, como escolher um marketplace B2C para o seu negócio? Para definir o melhor marketplace, é preciso conhecer as opções disponíveis, suas funcionalidades e quais tem relação com o seu negócio e público alvo. O Brasil possui marketplaces B2C, como Dafiti, OLX, Magalu e Netshoes. 

O Sebrae possui uma parceria com a Magalu para ajudar os pequenos negócios que atuam com loja física e estão com dificuldade de chegar ao cliente no ambiente on-line.

Com a parceria, o Sebrae prepara e conecta os pequenos negócios ao marketplace, enquanto a Magazine Luiza busca digitalizar os pequenos negócios a partir da sua plataforma Parceiro Magalu.

Você ainda tem marketplaces do tipo vertical ou horizontal. No marketplace vertical, a atuação é feita em um segmento específico de mercado ou produto. Ele acaba otimizando a eficiência da compra e da venda. Por exemplo, existem marketplaces com foco na venda de artesanato e peças de arte vintage.

No marketplace horizontal, é possível visualizar produtos de diferentes setores. O foco está no perfil do cliente. Assim, existem diferentes vendedores apresentando soluções de acordo com a necessidade do público alvo da plataforma.

Amazon e Ali Express são exemplos de marketplaces que trazem diferentes produtos em seus catálogos. 

Ainda é possível falar em marketplace de produtos, que são aqueles que comercializam itens específicos, como livros, roupas, calçados. E os marketplaces de serviços, que são plataformas que associam prestadores de serviços, como Uber ou Ifood.

Os marketplaces são excelentes para empresas que querem ganhar visibilidade, alcançar um público maior, fortalecer sua presença on-line e promover a sua marca. Pesquise e conheça as vantagens que cada uma pode oferecer para o seu negócio e não deixe de lado essa oportunidade de alavancar suas vendas on-line.

Para saber mais, leia os textos a seguir:

As vantagens do omnichannel no mercado B2B 

Marketing B2B e Marketing B2C: entenda as diferenças 

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?