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Wed Mar 22 21:18:54 BRT 2023
Mercado e Vendas | ESTRATÉGIA DE VENDA
Pacote de boas-vindas alavanca vendas em salões de beleza

Uma estratégia infalível para vender e faturar mais é a um bom pacote de boas-vindas para o seu cliente.

· Atualizado em 22/03/2023
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O coach e especialista em Marketing e Vendas para Salões de beleza e Clínicas de Estética Vitor Felsoza orienta como fazer para uma nova cliente comprar um pacote de serviços toda vez que um cliente entra pela primeira vez em um negócio de beleza. Segundo ele, o profissional ou gestor muitas vezes perde esta oportunidade única. Ele justifica: “Garanto que 99% dos profissionais ou gestores de salões de beleza não conhecem o conceito de Pacote de Boas-Vindas e, por isso, estão perdendo a oportunidade de faturar mais”. Indicado para clientes que estão fazendo um serviço no seu salão de beleza ou clínica de estética pela primeira vez, o Pacote de Boas-Vindas é uma estratégia que estimula o retorno do cliente, permite que ele conheça melhor os outros serviços disponibilizados no seu negócio e ainda ajuda a aumentar o seu faturamento.

O Sebrae disponibiliza uma série de cursos on-line que lhe ensinam “Como vender mais e melhor” e “Como aumentar suas vendas”.

Para o Pacote de Boas-Vindas, Vitor  diz que é possível escolher entre fazer um pacote com quantidade de repetições de um mesmo serviço, como quatro escovas, ou um mix de serviços diferentes, que dá direito a hidratação, corte, escova e design de sobrancelhas, por exemplo. Depois de escolher os serviços que vão compor o Pacote de Boas-Vindas, o gestor deve deve fazer a soma total de todos os valores envolvidos e dar um desconto especial, que seja atraente para clientes que entrarem no seu negócio pela primeira vez. Ele enfatizou que, mais importante do que aumentar seu faturamento, o objetivo do Pacote de Boas-Vindas é “prender” o cliente no seu salão de beleza ou clínica de estética e fazer com que ele volte outras vezes para conhecer outros serviços.

Para fidelizar o cliente, o serviço realizado deve atender às expectativas do cliente em termos de qualidade e o atendimento deve ser atencioso. Portanto a experiência do seu cliente deve ser muito agradável e especial, fazendo-o perceber o valor do pacote adquirido. 

O material Sebrae “Dez passos para a venda antecipada em salões de beleza” traz orientações sobre o passo a passo para este tipo de venda.

Considere que toda estratégia de vendas deve ponderar o aspecto financeiro, com levantamento e cálculos de custos envolvidos nesta ação de vendas, de forma a não dar prejuízo ao estabelecimento. Deve-se também acordar previamente esta ação com os profissionais que realizarão o serviço, principalmente se eles trabalharem na modalidade de parceria, pois isto tem um impacto direto na agenda e na receita dos mesmos.

Segundo o coach e especialista em Marketing e Vendas, para ser bem-sucedido, o Pacote de Boas-Vindas deve ser oferecido de uma forma impactante. Em vez de falar sobre o pacote, ele sugere ter uma mensagem pronta no seu WhatsApp que fale sobre o benefício oferecido somente na primeira visita. Ele diz que “Além de ajudar a aumentar o seu lucro, essa estratégia vai posicioná-lo como um profissional inovador e diferente dos demais, pois você encantará de primeira”, observa Vitor. Entretanto alguns cuidados devem ser tomados na hora de escrever o texto sobre o Pacote de Boas-Vindas para o WhatsApp. Construa uma mensagem com frases e parágrafos curtos, evite erros gramaticais e utilize recursos da plataforma, como emojis e formas de destacar o texto, como colocar dois * entre as palavras, que quiser deixar em negrito e <> entre as palavras, que quiser em itálico.  

De acordo com Vitor, o ideal é que esse texto desta mensagem de WhatsApp seja intimista e convidativo sem deixar de ser profissional. Ele propõe começar dando boas-vindas e explicar que, por desejar que o cliente retorne outras vezes, você concederá um Pacote de Boas-Vindas. Em seguida, o especialista sugere colocar os serviços do pacote junto com o preço de cada um e, logo abaixo, o preço final com o desconto ao lado da frase: “Aproveite hoje para comprar o pacote por este valor especial!”. Para ele, “o texto deve ser atencioso e persuasivo para convencer o cliente a fechar o pacote logo na primeira visita ao seu salão ou à clínica de estética e, assim, despertar nele a vontade de aproveitar a ocasião para experimentar outros serviços do seu negócio”, indica o especialista.

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