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Tue Feb 21 21:34:32 BRT 2023
Inovação | TECNOLOGIA INDUSTRIAL BÁSICA
Para que serve a realidade aumentada?

Conheça a utilização da realidade aumentada nas mais diversas esferas da sociedade e nas IBTs.

· 06/01/2023 · Atualizado em 21/02/2023
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Durante a pandemia de covid-19, a sociedade, rapidamente, passou de um cenário de tendências para a implementação em massa de novas tecnologias. Essa transformação digital permitiu viabilizar a continuidade do mercado de bens de consumo e de serviços essenciais, como saúde e educação. 

Esse movimento acelerou a transformação digital no mundo. Novos recursos e soluções já estão no radar da indústria para os próximos anos. Como exemplo, podemos citar a utilização da realidade aumentada nas mais diversas áreas, como na arte, tanto na museologia quanto na pintura. A Galeria de Arte de Ontário, no Canadá, já utiliza um aplicativo com o intuito de modernizar quadros e exposições antigas. Os visitantes conseguem observar as pinturas em movimento ou em um contexto divertido da cidade. 

No segmento do design de interiores e em prédios em construção, também se utiliza a realidade aumentada para apresentar aos consumidores uma prévia do ambiente e da decoração. O cliente pode tirar uma foto da sua casa, por exemplo, e por meio de um aplicativo selecionar um móvel em um catálogo, posicionando-o como desejar na sua sala. Assim, ele consegue realizar a compra com mais segurança e diminuir o risco de trocas ou devoluções. 

Outra área que utiliza a RA é o turismo. Com tours virtuais, as empresas podem posicionar marcadores de RA em lojas, ruas e praças. Assim, o turista pode visualizar tudo de forma remota. 

No e-commerce, a aplicação da RA já é feita em lojas virtuais. É possível ter modelos em 3D para apresentar as roupas ou equipamentos, além dos provadores virtuais. O consumidor visualiza tudo como se estivesse com os itens ao alcance das mãos. Você pode, por exemplo, testar maquiagens de maneira on-line.

No caso da indústria de base tecnológica, o Programa ALI do Sebrae-SC criou um totem de realidade aumentada para uma loja de bicicletas elétricas em Balneário Camboriú. Essa iniciativa permitiu elevar as vendas e ter melhorias substanciais na promoção do seu serviço.

No mercado de educação, existem hoje diversos aplicativos que permitem o estudo dos mais diversos temas das ciências, arte e tecnologia a partir do uso da realidade aumentada. Nesses casos, a tecnologia proporciona uma nova experiência ao estudante, mais imersiva e engajadora. 

As vantagens são inúmeras. A RA pode atrair a atenção e gerar mais interesse e motivação dos alunos. Além disso, a linguagem utilizada, por ser mais próxima dos alunos, possibilita uma interação maior entre a teoria, o material impresso e a prática ou o meio digital. 

A criação de manuais do usuário, apostilas e sistemas de manutenção usando realidade aumentada também são vantagens da implementação desta tecnologia nas empresas IBT. A tecnologia permite que as instruções de um manual sejam passadas de forma imersiva e prática. Um manual de papel pode ser de difícil compreensão. Mas, com a RA o usuário consegue visualizar os procedimentos sendo realizados passo a passo. Basta apontar a câmera do seu smartphone para o produto, por exemplo. 

Nas indústrias, também é possível realizar reparos de equipamentos a distância e em tempo real, além de supervisionar trabalhos técnicos, entre outras atividades. Toda manutenção pode ser prevista e programada, antes que ocorra qualquer falha ou acidente. Os técnicos podem gravar vídeos em 360 graus para que um novo colaborador veja como é feito o procedimento. 

Nota-se a grande aplicabilidade da realidade aumentada nas mais diversas esferas da sociedade. Ela pode contribuir, principalmente, na melhoria da gestão dos negócios, nos cuidados com o meio ambiente e, ainda, no aumento da lucratividade das empresas de IBT.

A RA já é acessível por meio dos smartphones, o que facilita muito o seu uso. Esses avanços na indústria podem gerar redução de custos e maior segurança no trabalho. Como consequência, também transmite mais credibilidade e confiança, o que leva ao aumento nas vendas. 

Para saber mais, leia os textos a seguir:

5 tendências para uma indústria de moda mais digital e sustentável - Sebrae

Realidade aumentada pode atrair talentos para a construção - Sebrae Inteligência Setorial


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