O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é o destino perfeito para o turismo de aventura e contemplação da natureza.

Um dos principais geradores do turismo maranhense sem dúvida é o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (PNLM). Criado em junho de 1981 e gerido pela ICMBio, o parque está localizado no litoral oriental do estado do Maranhão, e sua área é de 155 mil hectares, sendo que 90 mil são constituídos de dunas e lagoas, além de rios, vegetação, vilarejos e praia de água salgada.
Inserido em uma zona de transição dos biomas Cerrado, Caatinga e Amazônia, o parque abrange os municípios de Barreirinhas, Santo Amaro e Primeira Cruz e é o destino perfeito para o turismo de aventura e contemplação da natureza, como caminhar no maior parque de dunas do Brasil, refrescar-se nas lagoas de águas cristalinas e observar o pôr do sol são experiências únicas e inesquecíveis.
No ano de 2018, segundo levantamento do Ministério do Turismo (MTur), o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses contabilizou 107 mil visitantes ao longo do ano, correspondendo a 46% a mais que no ano anterior. Os turistas são das mais diversas origens como oriundos de outros estados brasileiros e do próprio estado, estrangeiros e da Rota das Emoções (projeto criado pelo Sebrae e Ministério do Turismo composta por Barreirinhas, Jericoacoara, no Ceará, e o Delta do Parnaíba, no Piauí).
Barreirinhas, a porta de entrada para os Lençóis
O diferencial de Barreirinhas é justamente o Parque Nacional do Lençóis Maranhenses, pois ocupa quase metade do seu território (44,86%) e é a principal base para se conhecer os Lençóis Maranhenses.
As belezas naturais do parque fazem do turismo uma das principais atividades econômicas deste município e atrai investimentos internos e externos, gerando emprego e movimentando o comércio.
Barreirinhas tem se destacado no avanço turístico por apresentar ao longo dos anos melhorias na infraestrutura, no empreendedorismo, em opções de lazer, assistência e serviços básicos, além de um maior número de estabelecimentos e pessoal dedicado ao segmento turístico. O mesmo levantamento do MTur, mencionado no item anterior, aponta o seguinte panorama de Prestadores de Serviços Turísticos no município com cadastro no CADASTUR (1º/2021):
Guias de Turismo – 5
Agências de Turismo – 91
Meios de hospedagem – 75
Transportadoras Turísticas – 3
Locadora de veículos – 1
Organizadoras de eventos – 1
Segmentos turísticos – 10
Alimentos e bebidas – 30
Outros segmentos não apresentaram prestadores de serviços turísticos com cadastro no CADASTUR: acampamentos turísticos, parques temáticos, casas de espetáculo; centro de convenções; turismo náutico e pesca desportiva, entretenimento, lazer e parques aquáticos e serviços de infraestrutura para eventos.
É sabido que o turismo é fundamental para a economia nacional e mundial, pois promove a movimentação das pessoas de diversas formas e com propostas diferentes, seja por negócios ou lazer.
Tendo em vista todas as belezas naturais dos lençóis maranhenses, cabe ao empreendedor explorar todas as possibilidades de investimento e crescimento, tendo sempre em mente que para o turismo exercer bem seu papel de um dos segmentos mais importantes da economia do país, é fundamental o envolvimento cada vez mais ativo da população local e regional na gestão das atividades econômicas ligadas ao setor.
Para conhecer mais das belezas e atrativos turísticos do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, acesse o canal do YouTube da Num Pulo e assista ao vídeo incrível criado por Daniel Negreiros e Paula Albino.
Acesse os cursos do Sebrae e fique por dentro dos temas:
Inovação e possibilidade de crescimento
https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cursosonline/inovacao-e-possibilidades-de-crescimento,cddb644c2fd26710VgnVCM1000004c00210aRCRD
Atrativos turísticos
Foi um prazer te ajudar :)