this is an h1

this is an h2

Mon Mar 20 01:31:09 BRT 2023
Inovação | SUSTENTABILIDADE
Parques nacionais unem ecoturismo e preservação

O Parque Nacional do Iguaçu é um exemplo de como os recursos naturais brasileiros têm uma grande capacidade de atração de turistas brasileiros e estrangeiros.

· Atualizado em 20/03/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

A cidade de Foz do Iguaçu está localizada no estado do Paraná na chamada tríplice fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina, sendo a principal referência dos turistas que viajam para conhecer as Cataratas do Iguaçu e os demais atrativos da região como a Hidrelétrica de Itaipu. 

Foz do Iguaçu aparece com frequência na seleta lista de destinos do TripAdvisor, entre os mais badalados da América do Sul, conforme o “Travellers’ Choice 2023”. 

O Parque Nacional do Iguaçu, que é o principal ponto de visitação das cataratas, é compartilhado com a Argentina e oferece experiências de ecoturismo únicas, que encantam pessoas de todo o mundo.

Parque Nacional do Iguaçu é uma unidade de conservação federal administrada pelo ICMBio, que tem a função de proteger um dos mais importantes remanescentes de Mata Atlântica da América do Sul. O local é moradia de espécies importantes da biodiversidade brasileira, o parque é um exemplo de como é possível unir ecoturismo, preservação ambiental e desenvolvimento econômico sustentável. 

As Cataratas do Iguaçu estão no grupo de maravilhas do mundo, que inclui o Grand Canyon (Estados Unidos); a Grande Barreira de Coral (Austrália); o Monte Everest (Nepal e China); a Aurora Boreal (Região Polar); o Vulcão Paricutín (México); e as Cataratas Vitória (Zâmbia e Zimbábue).

Os turistas que vistam as Cataratas do Iguaçu apreciam uma das maiores cachoeiras do mundo com uma extensão de 2,7 km formada por diversas cascatas, sendo a mais famosa delas a Garganta do Diabo com os seus 80 metros de altura. As quedas d'água são formadas pelas águas do Rio Iguaçu, que divide Brasil e Argentina. 

No parque, os turistas podem aproveitar diversas atividades como: Trilha do Poço Preto, Macuco Safari, rafting, Trilha das Bananeiras, arvorismo, rapel e as trilhas das Cataratas, além de um restaurante e um hotel localizado no meio da mata atlântica.

No ano de 2022, o Parque Nacional do Iguaçu recebeu aproximadamente 1,5 milhões de turistas, reforçando a capacidade de atração de turistas das belezas naturais brasileiras quando devidamente formatadas para bem receber.

Casos de sucesso como o do Parque Nacional do Iguaçu devem ser estimulados por todo o país, colaborando com a melhoria do produto turístico nacional, gerando empregos e renda e, principalmente, contribuindo com a preservação ambiental.  

De acordo com o cadastro nacional de unidades de conservação, o Brasil possui 499 parques federais, estaduais e municipais elegíveis para concessões e ou parceria público-privadas (PPP).

Segundo o The Travel & Tourist Competitiveness Report 2019, publicado pelo Fórum Econômico Mundial, o Brasil está na segunda colocação em atratividade de recursos naturais entre todos os países do mundo, porém, figura apenas em 32º lugar no ranking geral de competitividade turística. 

Um estudo do ICMBio de 2019, realizado com base em 120 unidades de conservação federais, revelou que para cada R$ 1,00 investido nessas unidades são gerados R$ 15,00 em benefícios econômicos: emprego e renda, receitas para a cadeia turística e geração de impostos. 

Os empreendedores ligados à cadeia do turismo e, principalmente, aqueles que atuam com ecoturismo devem ficar atentos com as oportunidades que estão sendo geradas com as concessões dos parques.

O BNDES tem sido o grande agente de fomento das concessões no Brasil, acompanhe a linha de leilões, fique informado quando algum parque da sua cidade ou região estará recebendo investimentos.

Prepare o seu negócio para receber os turistas que estarão visitando os parques que estão sendo requalificados e reformulados.

Assista ao vídeo: FOZ DO IGUAÇU | ROTEIRO de 5 dias com CATARATAS e MUITO MAIS.

O Sebrae traz ainda conteúdos para contribuir com o empreendedor no sucesso do seu negócio. 

O empreendedor também encontra os cursos pelo WhatsApp:

Empreendedor de sucesso

Vai ajudar você a elaborar metas claras e plano de ação e refletir sobre suas atividades empreendedoras e autodesenvolvimento.

Inovação e possibilidades de crescimento

Você compreenderá o que é a importância de implementá-la em seus negócios, seguindo as etapas para explorar possibilidades e produzir resultados satisfatórios. Vai se conscientizar do valor e dos benefícios da inovação para o seu negócio e vai identificar e desenvolver ações organizadas para analisar e aproveitar oportunidades.

Como aumentar suas vendas 

O curso oferece capacitação para aumentar as vendas, utilizando os principais componentes de marketing: produto/serviço, preço, ponto e promoção. 

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?