this is an h1

this is an h2

Tue Jul 26 01:00:05 BRT 2022
Mercado e Vendas | AMBIENTE DE VENDA
Parques urbanos são ótima opção de turismo

Cada vez mais, esses espaços atraem visitantes não apenas pela beleza natural como pela realização de eventos, shows, exposições.

· Atualizado em 26/07/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Parques urbanos são verdadeiras rosas no asfalto, espaços verdes de lazer que surgem em meio a uma paisagem cinzenta, cercada por arranha-céus e pelo ruído constante de carros e de obras que atormentam os habitantes das grandes cidades. Pensemos no Parque Ibirapuera, em São Paulo; no Jardim Botânico e no Parque da Tijuca, no Rio de Janeiro, e no Parque das Dunas, em Natal, só para citar quatro dos mais famosos parques urbanos do Brasil. 

Esse tipo de espaço surgiu no século XVIII na Europa e nos Estados Unidos, como forma de atenuar as consequências sociais da Revolução Industrial, quando uma grande massa de operários trabalhava nas fábricas quase sem descanso e sem nenhum acesso ao lazer, já que as cidades eram espaços insalubres com altos índices de pobreza, alcoolismo e criminalidade. 

Com o desenvolvimento econômico, esses espaços se sofisticaram e passaram a ser procurados por multidões de turistas de várias partes do mundo, além dos habitantes dos locais onde ficavam esses parques. Entre os parques urbanos mais visitados do mundo, destacam-se o Central Park, em Nova York; os Royal Parks, em Londres, o Jardim de Luxemburgo, em Paris; o Parque do Retiro, em Madri; e a Vila Borghese, em Roma.

No Brasil, o primeiro parque urbano surgiu no Rio de Janeiro, em 1783, ainda no tempo da colônia: o Passeio Público. Localizado no centro histórico da cidade, entre o bairro da Lapa e a Cinelândia, o Passeio até hoje é uma das maiores atrações turísticas da cidade.

FAVORITAR
Botão favoritar

Principais parques urbanos do Brasil

Conheça a seguir alguns dos mais famosos parques urbanos brasileiros.

Parque Ibirapuera (São Paulo) – Inaugurado em 1954, tem 1.584.000 m², e é um dos maiores e dos mais visitados parques urbanos da América Latina. Além de contar com centenas de espécimes de animais e plantas, o Ibirapuera é um local onde se realizam eventos culturais e recreativos. 

Parque Nacional da Tijuca (Rio de Janeiro) – Com 33 km², é o maior parque urbano do Brasil e protege a primeira floresta replantada do mundo. Tem cachoeiras, trilhas e ruínas históricas. O Morro do Corcovado, onde fica o Cristo Redentor, e o Jardim Botânico, estão localizados ali. 

Parque das Dunas (Natal) – Criado em 1977, tem como objetivo a proteção de ecossistemas, a preservação de sítios geológicos e históricos, além de possibilitar a realização de pesquisas científicas. 

Mangal das Garças (Belém do Pará) – Criado em 2005, esse parque é resultado de um projeto de revitalização de uma área de 40 mil m² às margens do Rio Guamá. Fazendo jus ao nome, garças e flamingos são a grande atração do parque, bem como um orquidário e um borboletário.

Parque Tanguá (Curitiba) – Com uma área de 235 mil m², esse parque inaugurado em 1996 integra um projeto para preservar o curso do rio Barigui. Tem como um dos principais destaques uma grande queda d’água.

Parque Farroupilha (Porto Alegre) – Esse parque tem recantos, como o Jardim Alpino, o Jardim Europeu, o Jardim Oriental; orquidário e espelho d’água, além de 10 mil árvores como jacarandá e ipê-roxo. Foi tombado em 1997 como patrimônio histórico, cultural, natural e paisagístico da cidade.

FAVORITAR
Botão favoritar

Potencial dos parques urbanos

Os parques nacionais urbanos têm um enorme potencial turístico. Só para se ter uma ideia, o Central Park de Nova York recebe cerca de 40 milhões de visitantes por ano, tendo sido cenário de mais de 200 grandes filmes. Já o Parque do Ibirapuera, em São Paulo, abriga o edifício da Bienal de Artes, palco de inúmeras exposições, além de realizar grandes shows de música.

O que proporciona dinamismo comercial aos parques urbanos, evitando que se tornem espaços deteriorados e abandonados, é justamente a realização de vários eventos, como feiras e mercados ao ar livre, exposições artísticas, shows e ações de incentivo a atividades físicas. 

Os parques urbanos constituem uma excelente opção de lazer barato e sustentável para milhões de pessoas, tanto para os habitantes das cidades onde eles estão inseridos quanto para turistas que as visitam.

Para você oferecer com mais eficiência essas atrações o Sebrae tem o curso on-line Como aumentar suas vendas .

E pelo WhatsAPP, você pode fazer o curso Ideias para reinventar-se na crise que vai fornecer ferramentas para auxiliar a vencer de forma rápida e bem-sucedida as dificuldades trazidas pela pandemia. 


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?