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Mercado e Vendas | EXPORTAÇÃO
‘Pé Pra Fora’: Lizzi Modas é exemplo de internacionalização de marcas

Programa Pé pra Fora, do Canal Empreender, dá dicas para quem busca expandir negócios a partir da internacionalização. Conheça o case Lizzi Modas.

· 23/03/2023 · Atualizado em 26/03/2023
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As marcas brasileiras atraem cada vez mais atenção no exterior. Ao mesmo tempo, alcançar o mercado externo continua sendo um desafio para o empreendedor.  Para ajudar quem pretende começar esta jornada da internacionalização de negócios, foi criado o programa “Pé Pra Fora”, que vai ao ar pelo Canal Empreender, do Sebrae. No programa são apresentadas empresas que já conhecem o processo, servindo de inspiração para investir na exportação de produtos e serviços. 

Um dos destaques da mais recente edição do programa foi o case Lizzi Modas, marca criada pela estilista Lysiane Arize, que conquistou o mercado francês, sinônimo de luxo e bom gosto quando se pensa em moda. Em 2017, a empresa ficou em primeiro lugar no prêmio Tifany, voltado para jovens inovadores de países diversos.  

Valores da marca 

Você já pensou sobre quais são os valores que sua marca carrega e apresenta aos clientes, fornecedores e parceiros? Esse ponto é fundamental quando se pensa em expandir as fronteiras de um negócio. Eles devem estar consolidados e não despertar dúvidas sobre seus propósitos - desde o nome da empresa até o processo de produção e atendimento. Coerência é fundamental. 

Quem faz 

A Lizzi Modas, por exemplo, já nasceu como marca global, a partir do estudo realizado por uma equipe de marketing e branding de Paris quando a empresária Lysiane Arize, formada em moda, fazia sua especialização na capital francesa. O nome escolhido para a grife está relacionado ao nome da proprietária, mostrando de forma objetiva que ela é quem idealiza, cria e desenvolve todos os projetos, além de ser a principal responsável pela grife.   

O que faz de diferente 

Apaixonada pelo design de moda desde a infância, Lisyane Arize também sempre se preocupou com o consumo consciente e sustentável. Ao incorporar esse valor à marca, atraiu investidores que apostaram no conceito de sustentabilidade, uma tendência mundial. A Lizzi Modas lança edições limitadas, que levam em conta a escolha de matérias-primas certificadas. A produção é muito ligada à seda e ao linho, que são fibras naturais, e os forros das peças têm como base o algodão orgânico.  

Cultura e educação 

Uma marca de destaque investe em valores que envolvem a comunidade. No caso da Lizzi, isso diz respeito à cultura da preservação de técnicas do “saber fazer”. A empresa busca valorizar o trabalho feito à mão pelas rendeiras e artesãos do Maranhão, que têm suas obras incluídas nas roupas. Outro valor da marca é o incentivo à educação por meio de livros. A literatura é o ponto de partida para a criação de cada nova coleção.     

Fique atento! 

O processo de internacionalização de uma marca é um desafio para qualquer empreendedor. Por isso, é essencial contar com a orientação adequada que pode ser encontrada nos materiais produzidos pelo Sebrae.  

A coordenadora de Negócios Internacionais do Sebrae-RJ, Miriam Ferraz, analisou o passo a passo adotado pela Lizzi Modas e, abaixo, apresentamos algumas dicas inspiradas pela trajetória da empresária Lysiane Arize. Confira! 

Registre sua marca 

Muitas empresas quando vão para o mercado externo ainda não tem sua marca registrada. Esta é uma questão fundamental que deve ser feita o quanto antes, pois tem impacto direto sobre o posicionamento da empresa diante do mercado.  

Tenha clareza sobre o propósito da empresa 

É importante conhecer muito bem as características do seu produto, os valores que representam e também definir o público que quer atingir. Assim, é possível avançar mais rapidamente nas vendas para o mercado externo. 

Estude o mercado 

Identifique uma região ou um país para onde deseja exportar e comece a estudar a respeito. É fundamental identificar os potenciais compradores e também os concorrentes para saber se tem fôlego para seguir neste mercado. Analise todas as variáveis: investimentos necessários, logística, maiores dificuldades, entre outras.   

Defina um nicho de atuação 

Um nicho é um segmento específico de atuação e pode definir o sucesso de uma marca lá fora. Pesquise sobre temas e tendências em alta no mundo. A sustentabilidade, o respeito ao meio ambiente e o trabalho artesanal são bons exemplos. 

Invista na presença digital 

Manter um site e redes sociais da marca é essencial para qualquer empresa fazer negócio atualmente. E como a internet não tem fronteiras, é possível levar a brasilidade, as cores, o diferencial dos produtos brasileiros para vários países.  

O Sebrae atua em toda a cadeia exportadora, orientando os empreendedores em todas as etapas necessárias para que mercados possam ser identificados e produtos possam ser negociados, despachados e entregues ao cliente final.  

Procure o Sebrae o quanto antes para levar sua marca mundo afora!  

Para saber mais, consulte a pesquisa qualitativa do DataSebrae que apurou as percepções dos empresários sobre as dificuldades em fazer a primeira exportação e continuar exportando, e o canal de TV Empreender com programação 24 horas por dia sobre empreendedorismo. 

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