this is an h1

this is an h2

Mon Feb 06 14:38:50 BRT 2023
Inovação | MELHORIA DE SERVIÇO
Pequenas empresas tradicionais podem e devem inovar

Veja como o pequeno empresário pode adotar comportamentos e práticas para tornar seu ambiente mais favorável à inovação.

· 06/12/2022 · Atualizado em 06/02/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

A inovação é necessária e está ao alcance da pequena empresa tradicional, que representa a maior parte dos pequenos negócios ativos no mercado brasileiro. As empresas tradicionais costumam ter um perfil conservador e prezam pela estabilidade e controle nas mãos dos donos, mesmo que isso gere impacto no crescimento.

Em um cenário de alta competitividade, não buscar e não adotar diferenciais para o negócio, pode custar sua sobrevivência. Além disso, evitar mudanças não é saudável em um mundo cada vez mais volátil, incerto, complexo e ambíguo. Por isso, mesmo uma pequena empresa tradicional precisa se abrir para a inovação.

Isso não quer dizer que ela deixará sua tradição ou sua essência. A inovação também pode ser um processo incremental e aos poucos fazer parte das práticas, da rotina e até da cultura da pequena empresa.

Inovação não se trata apenas de invenções e desenvolvimento de novas tecnologias. Ela é um processo de transformar ideias em resultados. É fazer algo diferente em um determinado contexto e, assim, promover evoluções.

Por exemplo, ao adotar uma prática já existente no mercado para atender uma necessidade enfrentada pelo seu negócio, você inovou no contexto de sua empresa. 

Inovar pode ser aprimorar o que já existe ou criar algo totalmente novo. Mas, sempre com o objetivo de solucionar problemas, obter ganhos e promover melhorias.

Como adotar uma postura aberta à inovação 

A adoção de uma postura aberta à inovação prepara as empresas para as mudanças no mercado. Os padrões de consumo estão mudando com muita rapidez e já impactam no cenário das pequenas empresas. 

Os consumidores têm buscado um atendimento às suas necessidades e desejos cada vez mais especializado, personalizado, ágil, disponível e facilitado. O caminho para disponibilizar essa experiência passa pela inovação, ou seja, pela adoção de soluções de melhorias nos processos, produtos e serviços. 

Além disso, a inovação é uma ferramenta fundamental para a competitividade da pequena empresa. Frequentemente, ela necessita encontrar novos diferenciais e aderir ao uso de novas tecnologias, novos canais e novas táticas. 

Mas, não é só uma questão de sobrevivência, por meio da inovação, as pequenas empresas podem expandir seu mercado, aumentar a produtividade e até mesmo seus lucros.

Geralmente, pequenas empresas operam com poucos recursos financeiros, pessoais e tecnológicos. Por isso, quando pensam em inovação, acreditam que não é para o seu negócio, já que requer muitos recursos.

Mas, lembre-se que há vários tipos de inovações e vários meios de inovar nos pequenos negócios. Nem todos são complexos ou requerem altos investimentos financeiros. É possível, por exemplo, inovar ao aderir soluções gratuitas já existentes e disponíveis no mercado. Ou realizar mudanças nos processos da empresa e trazer impactos positivos para os seus resultados.

Independente do porte, do segmento e por mais tradicional que a empresa seja, sempre há necessidades e oportunidades para implementar novas ideias, formatos de negócio e propostas de valor.

Como manter um ambiente propício à inovação

Ser uma empresa inovadora não é aderir a uma inovação pontual ou desenvolver algo novo. É ter um ambiente aberto à inovação, que estimula a adesão de novas ideias, com liberdade para ouvir, criar e até errar. É ser uma empresa que observa e se posiciona para reagir às tendências de mercado, modelos de negócios e de comportamento dos consumidores.

Ter um negócio inovador não está diretamente relacionado a desenvolver tecnologias ou obter pioneirismo, algo que parece distante das pequenas empresas. Na verdade, tem relação com um comportamento e uma cultura organizacional de estímulo à inovação. 

A pequena empresa pode desenvolver um ambiente propício à inovação adotando algumas práticas e comportamentos: 

O Sebrae oferece algumas soluções que auxiliam as pequenas empresas em matéria de Inovação, como o ALI - Agentes Locais de Inovação, o Sebraetec, e o Catalisa MPE. Esses programas oferecem atendimento personalizado às empresas, acompanhamento por agentes locais de inovação e consultorias tecnológicas. Veja como sua empresa pode ter esse apoio à inovação.

Para saber mais, leia os textos a seguir:

Inovação: como as pequenas empresas podem começar?

Como promover uma cultura de inovação na pequena empresa


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora