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Tue Apr 18 15:49:04 BRT 2023
Mercado e Vendas | EXPORTAÇÃO
Pequenos negócios respondem por 41% das empresas exportadoras

No Brasil, a cada dez empresas que exportam, quatro são de pequeno porte.

· Atualizado em 18/04/2023
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No Brasil, a cada 10 empresas mercantis brasileiras que exportam, 4 são pequenos negócios. Esse dado foi revelado em levantamento divulgado recentemente pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex) em conjunto com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).  

Até 2018, não havia o conhecimento da dimensão da importância das pequenas empresas dentro do cenário do comércio exterior, uma vez que foi só então que as estatísticas de exportação passaram a ser obtidas pelo Portal Único de Comércio Exterior - Siscomex.  

A mudança de fonte de dados trouxe melhoria de metodologia para considerar o CNPJ do exportador e a análise dessa base de dados apontou, ainda, que os micros e pequenos negócios aumentaram sua representação na base exportadora de 6,5 mil em 2008 para 11,4 mil em 2022. As pequenas empresas, juntas, venderam U$ 3,2 bilhões para o exterior no ano de 2022.  

Com relação ao valor exportado pelas MPEs, podemos considerar um ótimo incremento, já que houve aumento do faturamento em exportações dos micros e pequenos negócios em cerca de 161,4%, de R$ 1,2 bilhão para R$ 3,2 bilhões, representando 0,9% das exportações brasileiras. Esse montante vem aumentando a cada ano, tanto em termos de aumento da base de pequeno porte exportando,  como considerando o aumento do valor exportado.  

A participação do Brasil no comércio internacional fica, no máximo, em torno de 1 a 1,5%. De acordo com o analista de competitividade do Sebrae Nacional, Gustavo Reis, é necessário que a nossa competitividade evolua, pois, as nossas MPEs estão no mesmo paralelo que o Brasil está no mundo.    

Neste sentido, é preciso investir na preparação das empresas desde o início e agregar com ações e políticas que estimulem as exportações, principalmente de produtos pautados em atributos como brasilidade, saudabilidade e sustentabilidade.  

Outro desafio que as micro e pequenas empresas enfrentam na hora de exportar é a falta de valor agregado nos produtos. “O Brasil ainda é pouco competitivo e há ainda o custo Brasil elevado. É preciso agregar valor de todas as formas possíveis”, diz Gustavo Reis.  

De acordo com a secretária de Comércio Exterior do MDIC, Tatiana Prazeres, as informações coletadas a partir destes estudos poderão orientar o governo na formulação de políticas mais focadas às necessidades e segmentos das empresas. 

Para o micro e pequeno empresário, vale ressaltar que exportar é uma forma de expandir para novos mercados, aumentar a lucratividade e alcançar um novo patamar de sucesso. Aproveite!  

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