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Sun Mar 26 20:40:31 BRT 2023
Mercado e Vendas | EXPORTAÇÃO
Pesquisa Sebrae traz a percepção dos empresários sobre a exportação

O objetivo da pesquisa foi conhecer quais são as principais dificuldades dos empresários em fazer a primeira exportação e ainda continuar exportando.

· Atualizado em 26/03/2023
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Quais são as motivações que os empresários brasileiros, especialmente os pequenos e médios, têm para exportar? Quais são os incentivos para que aconteçam as exportações? Como se dá a cultura exportadora no país? Para responder essas e outras questões, a Unidade de Gestão Estratégica do Sebrae Nacional, em conjunto com a Unidade de Competitividade, encomendaram uma pesquisa qualitativa sobre empresas exportadoras e as percepções dos empresários. 

A pesquisa foi realizada, em junho de 2019, pela Ágora Pesquisa com o objetivo de conhecer a percepção dos empresários para realizar tanto sua primeira exportação quanto para continuar exportando. Os pesquisados falaram sobre as dificuldades da empreitada e a identificação dos possíveis fatores críticos para o sucesso na exportação dos pequenos e médios negócios.  

Mas, o que motiva os empresários a optar pela exportação? Apesar de inúmeros aspectos que parecem dificultar o comércio exterior no Brasil, a pesquisa indica os três principais fatores que motivam os empresários a comercializar seus produtos no exterior. O primeiro é que a taxação de impostos para o mercado externo é menos onerosa que para o mercado interno (alguns segmentos têm isenção de impostos quando o produto é destinado ao mercado externo). 

Em segundo vem a aceitação dos produtos no mercado externo, que é, muitas vezes, melhor do que no mercado interno, principalmente em épocas de crise econômica. Já em terceiro vem a satisfação pessoal do empresário em transpor barreiras e atuar fora do país, criando oportunidades futuras de expansão de negócios.  

Os entrevistados da pesquisa qualitativa em seis estados brasileiros 

Foram entrevistadas empresas exportadoras do porte Microempresa (ME) e Empresa de Pequeno Porte (EPP) dos setores da indústria, agronegócio, comércio e serviço dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Bahia, Pará e Minas Gerais. A pesquisa registra que os principais mercados para os pequenos negócios são: Mercosul, Estados Unidos, Canadá e União Europeia, além de uma razoável participação dos continentes asiático e africano. 

Entre os resultados da pesquisa, a constatação é que os empresários brasileiros de médio e pequeno porte não possuem uma cultura de exportação. As ações de comércio exterior quase sempre acontecem de forma passiva, para atender a uma demanda específica surgida ao acaso. Como dizem, é a cultura de ser comprado e não a cultura de vender.  

Ainda falando em cultura exportadora, a pesquisa detectou que a cultura do empresário brasileiro tem dois aspectos que não se mostram ideais para o mercado exportador: a capacitação de forma geral e as barreiras que o Brasil impõe aos próprios empresários. 

Sobre as tais barreiras para o sucesso das exportações no Brasil, de acordo com a grande maioria dos entrevistados, são: a excessiva burocracia (fiscal e tributária) dos órgãos envolvidos, principalmente dos ficais aduaneiros (Receita Federal, ministérios, portos e aeroportos); custo de logística extremamente oneroso, tanto frete interno quanto internacional; impostos indiretos, no caso da exportação; oscilação da taxa de câmbio (risco cambial elevado); falta de incentivo do Governo para a exportação; restrições e dificuldades para a emissão do Radar; limitação de linhas de créditos. 

Para saber mais sobre a pesquisa qualitativa, que segue muito atual, leia aqui o resultado completo 

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