this is an h1

this is an h2

Mon Jul 11 20:33:55 BRT 2022
Mercado e Vendas | AMBIENTE DE VENDA
Planejar a iluminação da sua loja é um diferencial no mercado

A iluminação ideal deve trazer conforto visual, evitar distorção das cores e valorizar os seus produtos.

· 20/06/2022 · Atualizado em 11/07/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Você sabia que a iluminação da sua loja faz diferença na jornada de compra do seu cliente? Uma boa luz, bem planejada e adequada ao seu negócio, melhora a percepção da sua loja e estimula as compras no ponto de venda. 

A luminosidade pode interferir nas cores dos produtos e do ambiente, o que pode alterar a percepção do cliente. Ele pode comprar um produto achando que é de uma cor por conta da luz da loja. Mas, chegando em casa, não ficar satisfeito. O que pode levar a um outro risco, de não querer retornar à loja. 

Para evitar contratempos e promover uma experiência de compra positiva para o seu cliente, o ideal é fazer um bom planejamento da luminosidade da sua loja. Pense que você precisa proporcionar aos clientes um lugar agradável e estimulante, que facilite a compra. Os produtos precisam ficar em áreas claras e destacados, de acordo com as suas estratégias de vendas. O projeto de iluminação precisa combinar com o seu negócio e com a sua marca.

É importante que o projeto de iluminação seja específico para cada setor, com lâmpadas direcionadas e estratégias de disposição. Por exemplo, as luminárias de um trocador de roupas não devem ser as mesmas lâmpadas do caixa. Porque os objetivos de cada setor são diferentes. 

Outro ponto que pode ser considerado diz respeito à sustentabilidade e aos custos de longo prazo. Você pode adotar mecanismos de economia energética e de manutenção com sistemas de automação e de controle da luz.

FAVORITAR
Botão favoritar
Lâmpadas

Basicamente, existem dois tipos de lâmpadas: quentes e frias. As lâmpadas quentes podem ser halógenas, refletoras ou dicróicas. As duas últimas, geralmente, são colocadas nas áreas onde as pessoas não transitam muito tempo. A lâmpada halógena tem a vantagem de reproduzir a luz do dia e não distorcer as cores. 

As lâmpadas fluorescentes são frias e as mais econômicas. Elas iluminam o ambiente por completo e minimizam problemas de reflexo nas vitrines, por exemplo. Fatores, como sombras e contrastes, são importantes para uma estratégia de iluminação específica. Por isso, o ideal é manter o ambiente totalmente iluminado. 

FAVORITAR
Botão favoritar
Direcionamento

Sabendo os tipos de lâmpadas, você pode pensar no direcionamento da iluminação. Nesse caso, falamos em duas estratégias:

  • Luz dirigida: serve para dar destaque a pontos ou produtos, e o seu efeito pode ser combinado com técnicas de sombra para tornar o local mais aconchegante. Nesse caso, utilizam-se lâmpadas dicróicas ou refletoras.
  • Luz difusa: as lâmpadas ficam ocultas nas instalações, e você pode usar materiais e cores para que o espaço fique agradável. Com essa luz, o produto não é iluminado diretamente.

 

FAVORITAR
Botão favoritar
Saiba mais

Para saber mais, leia o texto a seguir:

E aproveite o curso do SEBRAE:

 


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?