this is an h1

this is an h2

Fri Sep 30 11:31:19 BRT 2022
Mercado e Vendas | NEGÓCIOS DIGITAIS
Planeje bem e cresça com o comércio eletrônico

Você não pode ficar de fora! Mas, é preciso planejar: confira dicas importantes e aproveite a oportunidade.

· Atualizado em 30/09/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

O comércio eletrônico, que vinha crescendo nos últimos anos em todo o mundo, decolou de vez com a pandemia da covid-19, responsável pelo isolamento de bilhões de pessoas em suas casas, ao longo de meses. 

Milhões de pessoas passaram a pedir refeições, fazer compras no supermercado ou adquirir remédios por aplicativo. O e-commerce brasileiro obteve faturamento recorde em 2021: R$ 161 bilhões, uma alta de 26,9% em relação ao ano anterior, com 353 milhões de entregas, segundo a Neotrust, empresa que monitora o comércio eletrônico brasileiro.

E se você acha que o comércio eletrônico é só para grandes marcas, está errado. É verdade que os maiores nomes do varejo, como Americanas.com, Magalu e Mercado Livre, ampliaram muito seus negócios nesse período. 

Mas, restaurantes, bares, farmácias e lojas de todo tipo também encontraram no comércio eletrônico uma alternativa para não fechar as portas. Uma pesquisa realizada pelo Sebrae em 2021 apontou que 72% dos pequenos negócios brasileiros já utilizavam o WhatsApp no dia a dia e 40% tinham um perfil no Facebook. 

Planejamento: a palavra-chave

Você já viu que não pode ficar de fora dessa onda, não é? Mas muito pior do que não aproveitá-la é entrar no e-commerce sem planejamento. Confira algumas dicas que vão ajudá-lo no caminho digital.

  1. Conheça bem o seu cliente – Saiba o que ele faz, o que pensa, o que valoriza, como se comunica. Você pode utilizar sua experiência e a experiência de seus colaboradores para reunir essas informações ou, então, os diversos softwares à disposição no mercado, para o contato com o cliente.
  2. Loja virtual ou marketplace? – Ao estudar melhor o seu cliente, você poderá definir qual é o melhor caminho: criar sua própria loja virtual ou utilizar o marketplace de grandes varejistas. A vantagem da loja virtual é que todo o faturamento fica em sua empresa. No entanto, você precisa garantir que seu website seja claro, de fácil navegação, otimizado para ser bem “visto” pelos robôs de busca e oferecer ao cliente a maior variedade possível de meios de pagamento (cartão de crédito ou débito, boleto, pix etc.). Já os grandes marketplaces ficam com uma parte do faturamento, mas expõem seus produtos e serviços a um número muito maior de pessoas. Você pode, ainda, optar por um modelo híbrido, mesclando loja virtual própria e outros marketplaces.
  3. Planeje o seu marketing digital - Não se pode pensar em investir em comércio eletrônico sem uma boa estratégia de marketing digital. Isso inclui a presença nas redes sociais, vídeos no YouTube e ações no WhatsApp. Mas, atenção! Estude com cuidado o perfil de seu cliente para não jogar dinheiro fora. O ideal é você contar com uma empresa especializada em marketing digital.  
  4. Garanta a integração on-line/off-line – O que você oferece no comércio eletrônico deve sempre estar integrado ao atendimento físico e a uma logística eficiente. Não há nada mais frustrante, para o cliente, do que aproveitar uma promoção e ser surpreendido com a frase: “sentimos muito, mas o estoque esgotou”. Ou enfrentar longos atrasos na entrega de produtos.
  5. Nunca deixe de responder aos canais de atendimento – Sejam eles on-line ou off-line, por telefone, e-mail ou chat. O contato com o cliente, mesmo que na forma de uma reclamação, é uma ótima oportunidade para você estreitar relações. Ofereça um atendimento de qualidade em todos os canais e assegure que a demanda do cliente seja encaminhada e resolvida. 

Vamos, então, pôr o pé nessa estrada virtual? O Sebrae será seu grande parceiro na jornada. Conheça alguns de nossos conteúdos.

Dicas de ouro para as vendas online:

Curso pelo WhatsApp: Marketing digital: planejar para vender pela Internet.

Checklist para vendas na internet - Cinco dicas para ter um excelente atendimento

  1.  Estude profundamente o seu consumidor;
  2.  Atenção aos canais de atendimento;
  3.  Nada de filas para entregas;
  4.  Atendimento personalizado;
  5.  Promoções verdadeiras.

Já o marketplace dos gigantes do varejo, embora fique com uma fatia do seu faturamento, oferece a você uma grande vantagem.

Observe que você ainda pode combinar os dois caminhos: montar sua loja virtual própria e também trabalhar com os grandes varejistas digitais. Quer dizer, o e-commerce oferece inúmeras oportunidades. Bora escolher um caminho e dar início a essa jornada?


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?