this is an h1

this is an h2

Mon Dec 12 23:35:16 BRT 2022
Inovação | PÓLO E PARQUE TECNOLÓGICO
Polo de aceleração de energias renováveis foca nos pequenos negócios

O projeto pioneiro do Sebrae, em parceria com o Senai-RN, tem foco em energias renováveis em busca do equilíbrio entre fatores econômicos, ambientais e sociais.

· Atualizado em 12/12/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Gerar conhecimentos, conexões e negócios para turbinar pequenas empresas e startups que atuam ou queiram entrar nos setores de energia eólica, solar fotovoltaica, de biogás e hidrogênio verde é o foco do Polo para Aceleração de Negócios de Energias Renováveis do Brasil, uma iniciativa do Sebrae em parceria com o Senai-RN.

O projeto pioneiro do Sebrae busca aproximar duas visões: um ambiente mais colaborativo e, ao mesmo tempo menos combativo, em prol de uma matriz energética mais diversificada que respeita as vocações naturais, ao mesmo tempo em que coloca todos os estados da federação em grau de igualdade, de tal modo a garantir a segurança de abastecimento, o uso múltiplo da água e menores custos possíveis para o consumidor final.

Um pano de fundo importante para as discussões é o equilíbrio entre  o ‘A’ de ambiental com o ‘S’ de social em um cenário de transição energética acelerada, que busca uma matriz totalmente renovável com segurança de abastecimento para garantir o desenvolvimento econômico. 

Polo atuará em todo o Brasil 

O Polo de Aceleração será desenvolvido ao longo de pelo menos três anos, com estruturação iniciada no segundo semestre de 2022. A estrutura física será instalada no Hub de Inovação e Tecnologia (HIT) do SENAI-RN, em Natal, complexo que já sedia o Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER) e o Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER), principais referências do SENAI no Brasil em Pesquisa, Desenvolvimento, Inovação (PD&I) e educação profissional para o setor de energia.

Apesar de localizado no Rio Grande do Norte, o Polo para Aceleração de Negócios de Energias Renováveis do Brasil atuará em todo o território nacional, visto que o ecossistema de inovação no setor de energia é crescente no país e será incrementado a partir desse investimento. Um dos principais objetivos é impulsionar e ampliar a participação de negócios de pequeno porte nessa cadeia produtiva. 

A experiência potiguar já é um ‘case’ de sucesso. O país tem 22 gigawatts (GW) em capacidade instalada atualmente em parques eólicos em terra. Em futuros parques offshore – a serem instalados no mar –, o potencial medido apenas no litoral do RN e do Ceará é de aproximadamente 140 GW, o que corresponde a dez Itaipus, em comparação com a maior hidrelétrica em operação no Brasil e segunda maior no mundo.  

O Rio Grande do Norte, hoje, é considerado o maior potencial eólico do Brasil, com potência fiscalizadora (potência mensurada no momento de operação) de aproximadamente 7 GW. considerando que 1 GW consegue abastecer aproximadamente três milhões de pessoas e o consumo total do estado demanda pouco mais de 1 GW, há um potencial de gerar energia para outras 17 milhões de pessoas, o equivalente à população dos estados do Paraná, Espírito Santo e Tocantins juntos.

Nacionalmente, o Brasil tem potencial estimado pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE) em 700 GW, número que chega a superar essa marca em outros estudos sobre o setor.

Foco nos pequenos negócios

Os pequenos negócios que atuam na cadeia de energias renováveis constituem o público-alvo do polo, incluindo produtores de energia solar fotovoltaica, eólica, biogás e biodigestores, como fornecedores de bens e serviços; pequenos negócios dos segmentos priorizados que têm alto consumo de energia ou alto volume de empresas, para trabalhar gestão energética e/ou autogeração de energia; startups e empresas de base tecnológica com potencial para atuarem como provedoras de soluções tecnológicas para as cadeias de energias renováveis; e o Sistema Sebrae (Corpo diretivo e técnico) que tem ou pretende desenvolver iniciativas relacionadas às cadeias de energias renováveis.

Objetivos principais do polo

  • Criar um ambiente virtual e físico de colaboração voltado para geração de inteligência e negócios para as cadeias de energias renováveis; 
  • Realizar curadoria, produzir e prover produtos, serviços e soluções de suporte e apoio aos pequenos negócios para capacitação em gestão e desenvolvimento de tecnologias orientados ao segmento de energias renováveis; 
  • Adquirir e disponibilizar soluções de mercado para o setor e prover serviços para estimular a geração de negócios entre demandantes e ofertantes de bens e serviços; 
  • Promover a dinamização e a melhoria do ambiente de negócios nos territórios impactados por atividades de energias renováveis.

A produção de energia a partir de diferentes fontes e tecnologias é importante para garantir o abastecimento do país em diferentes circunstâncias de oferta e demanda. A diversificação é fundamental para garantir a segurança energética tão importante para o crescimento da economia. A integração de pequenas empresas para a aceleração de energias renováveis no Brasil abre oportunidades para quem deseja adquirir novos conhecimentos para empreender no setor. 

Saiba mais

O Sebrae oferece conteúdos para apoiar empreendedores interessados na produção de energias renováveis.

O artigo “Transição energética: benefícios para o mundo e para a sua empresa” debate como a transição energética pode fazer a diferença no seu negócio e na sobrevivência da humanidade. 

Já o artigo “Hidrogênio verde: uma aposta em energia” detalha como o combustível hidrogênio é visto como peça importante para o futuro neutro em carbono, impactando na matriz energética e no bolso do consumidor.

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.


Acesse o portal de notícias Todo Dia Sebrae


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?