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Sat May 06 12:50:04 BRT 2023
Mercado e Vendas | COMÉRCIO ELETRÔNICO
Por que integrar uma plataforma de frete na loja virtual?

O aumento no volume de vendas pela internet faz com que também cresça a concorrência entre lojas virtuais.

· Atualizado em 06/05/2023
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Segundo estudo da plataforma de pesquisas sobre consumo Mindminers com 2 mil brasileiros no fim de 2021, 68% dos entrevistados reclamam que o custo da entrega é o problema mais incômodo no comércio eletrônico.

Ainda com base nos dados, 87% dos clientes já desistiram de fechar negócio no carrinho de compras e 48% deles fizeram isso pelo custo de entrega.  

Uma plataforma de frete permite que o empreendedor possa fazer cotações, gestão de envios e até mesmo coletar hábitos de consumo dos clientes dentro da própria loja, informação que vale ouro para quem quer aumentar a conversão de contatos em mais vendas.  

Conheça as vantagens de integrar um sistema de entregas ao seu e-commerce. 

Como funciona

Uma plataforma de frete é um sistema que permite o acesso de vendedores a diferentes transportadoras, que usam meios diversos para entrega com cotação em tempo real.

Por exemplo, se uma empresa tem alta demanda de envios de um estado para outro, na mesma rota que o empreendedor precisa, é possível conseguir um valor mais em conta para o cliente. 

Essas plataformas atendem a necessidade de quem negocia por redes sociais, pelo Instagram ou pelos diversos tipos de lojas virtuais e marketplaces. São vários intermediadores de entregas disponíveis no mercado e alguns deles são gratuitos.  

Vantagens

As transportadoras usadas dependem da parceria de cada plataforma de frete e podem incluir as maiores, como Correios, Latam Cargo e Azul Cargo Express, ou mesmo as regionais.

Algumas permitem que o empreendedor disponibilize a cotação da entrega na própria página do produto, o que dá opções ao cliente e pode facilitar a venda.

Há sistemas com gestão de envios facilitadas ou que podem ser integradas a um ERP, que é um software de gestão empresarial.

Dessa forma, é possível oferecer custos e prazos diferentes, evitar erros de processos manuais, garantir que o cliente que decidiu buscar o produto na loja vai encontrá-lo em estoque e mesmo atualizar informações de uma loja virtual nos diversos meios de venda que possam ser usados.  

Isso sem contar a coleta de dados como motivos para o cliente comprar, abandonar o carrinho ou hábitos de consumo. As informações permitem traçar estratégias de fidelização, personalizar ofertas, corrigir erros e aumentar as vendas. 

Integrações necessárias

Existem sistemas que são mais adequados a cada tipo de loja virtual ou produto, mas outros são essenciais para qualquer e-commerce. Conheça as integrações indispensáveis, além da plataforma de frete: 

1- Meios de pagamento

Facilitar o pagamento em uma loja virtual, é imprescindível para fazer uma venda. Desse modo, é possível oferecer opções como cartões de crédito ou débito, boletos e PIX, por exemplo.  

Desse modo, o empreendedor aumenta a segurança no negócio, dá agilidade às operações, permite o pagamento sem redirecionar o cliente para outro endereço eletrônico e pode negociar taxas com bancos e operadores de cartão. 

2 - ERP 

O sistema reúne o planejamento de recursos empresariais e permite a integração do e-commerce a diversos canais de venda, ao estoque físico, a atividades fiscais e contábeis, entre outros.

3 - CRM 

O CRM, sigla em inglês para gestão de relacionamento com o cliente, é um software que dá acesso a dados importantes de consumidores que passam pela loja virtual. Assim, é possível fazer ofertas personalizadas, gerar estratégias de fidelização como cashback ou entender os motivos para compras ou desistência. 

4 - Marketing digital

As ferramentas de marketing digital fazem a integração da loja virtual a redes sociais, ferramentas de SEO, de e-mail marketing e de geração de leads que podem ser convertidos em vendas, entre outros.

Dessa maneira, é possível dar maior visibilidade à marca em ferramentas de pesquisa e canais de venda, assim, alcançando mais clientes e vendas. 

5 - HUBS 

As lojas virtuais que atuam em diferentes redes e marketplaces precisam de um Hub, ferramenta que reúne o gerenciamento de múltiplas contas usadas nesses canais de venda.

A integração evita problemas de estoques, gerencia pedidos, recebe perguntas via SAC, além de facilitar a atualização de dados, novos produtos e promoções em todas as plataformas, de uma vez. 

6 - Omnichannel

Ferramenta que integra todos os canais de contato com consumidores, sem a necessidade de repetir o cadastro de informações que podem reduzir o interesse em um produto.

É essencial principalmente para realiza um bom atendimento e um pós-venda adequado, para melhorar a experiência do cliente via telefone, e-mail, loja física, redes sociais ou na loja virtual. 

Várias opções

O empreendedor precisa analisar quais são as necessidades da sua loja virtual para escolher uma plataforma de frete que melhor atenda a sua necessidade. Existem opções que se diferenciam pelo custo ou pela integração a sistemas já existentes, então é preciso pesquisar.  

Além de produtos, a plataforma de frete entrega facilidades ao cliente. 

Saiba mais 

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