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Thu Apr 20 09:58:28 BRT 2023
Mercado e Vendas | INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS
Por que investir no mercado internacional?

Micro e pequenas empresas estão cada vez mais se internacionalizando. Entender as peculiaridades do mercado internacional é decisivo para iniciar nessa jornada.

· 17/01/2023 · Atualizado em 20/04/2023
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O Brasil possui um grande mercado interno, o que sempre representou uma situação cômoda para muitas empresas que priorizaram os negócios domésticos, não chegando a se interessar pelo mercado internacional. Entretanto, mesmo neste cenário, cada vez mais, os micro e pequenos empresários brasileiros começam a considerar as exportações como uma decisão estratégica importante para suas empresas e para desenvolvimento de seus negócios.

Exportar é algo que leva uma empresa a se organizar e desenvolver, pois a obriga a modernizar-se, seja para conquistar novos mercados, ou para preservar sua posição internamente. Além disso, operar para o exterior propicia um crescimento mais sustentável e, de certa forma, seguro. Essa diversificação de mercados pode dar fôlego extra em situações de crises temporárias. 

O avanço da tecnologia facilita uma comunicação imediata com as mais diversas regiões do planeta, possibilitando que negócios sejam feitos pelos quatro cantos do mundo com extrema agilidade. Com isso, empresas nacionais passam a competir também com as estrangeiras, mesmo que elas estejam a milhas de distância umas das outras. De certa forma isso é bom, pois profissionaliza e melhora muitos negócios brasileiros. 

Porque a PME deve pensar em exportar? 

Em 2018 o Brasil contava com 8.300 micro ou pequenas empresas exportadoras. Juntas, elas exportaram 1,240 bilhões de dólares. Saiba mais sobre esse cenário aqui

Ao exportar a empresa adquire um diferencial de qualidade e competência, pois precisa adequar seus produtos aos padrões do mercado externo. Você pode ver como fazer isso aqui. Além disso, se o fizer de forma sustentável, pode conseguir uma melhoria da sua imagem com fornecedores, bancos e clientes.  Isso se reflete, também, em suas operações no mercado interno.

Além desses, a exportação tem outros pontos positivos. Listamos alguns: 

  • Redução da dependência das vendas internas;
  • Aumento da capacidade inovadora;
  • Aperfeiçoamento de recursos humanos;
  • Aperfeiçoamento dos processos produtivos e comerciais;
  • Fortalecimento da marca empresa.

Por onde começar

Identificar o mercado-alvo é uma das etapas mais importantes para o empresário que deseja exportar. Existem inúmeras questões que vão além do preço praticado. Barreiras comerciais, o risco comercial apresentado pelo país em questão, o custo do frete, a perspectiva de se estabelecer relações comerciais duradouras e não apenas uma venda eventual, as condições que podem contribuir para consolidar seu produto e marca no referido mercado, entre outros, são aspectos importantes a serem considerados. A Pesquisa de Mercado é um instrumento que poderá lhe ajudar no processo de identificação de seu mercado-alvo.

Este estudo determina as perspectivas de venda do produto no mercado externo e indica a maneira de se obter os melhores resultados. Busca, ainda, revelar se o produto poderá ser vendido a um preço razoável e em quantidade satisfatória.

Objetivos da Pesquisa de Mercado:

  • Selecionar mercados para a venda do produto;
  • Identificar tendências e expectativas;
  • Reconhecer a concorrência;
  • Conhecer e avaliar oportunidades e ameaças.

Entender as  características do país-alvo é importantíssimo para se optar por um ou outro mercado. Geografia, população, aspectos culturais, religiosos e econômicos, meios de transporte e comunicações, organização política e administrativa devem ser levados em conta. 

Na dúvida de como elaborar um plano de exportação consistente? Clique aqui e saiba como começar. 

Se você chegou até aqui é porque a ideia de exportar é algo latente em você. E acredite: é possível! Estude, analise e coloque em prática as formas e procedimentos para adequar a sua empresa de micro e pequeno porte às exigências do mercado internacional.

Vamos nessa?

Fontes: https://www.gov.br/siscomex/pt-br/servicos/aprendendo-a-exportarr

https://datasebrae.com.br/comercioexterior/

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