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Mercado e Vendas | COMÉRCIO ELETRÔNICO
Por que não consigo vender on-line?

Entenda a dinâmica do varejo digital e use estratégias simples para vender mais on-line

· 28/11/2022 · Atualizado em 04/12/2022
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A presença digital é uma necessidade de todos os empreendedores. Não importa o tamanho da sua empresa ou qual o canal escolhido, o mundo digital deve ser incorporado nas práticas de sua empresa. São muitas as opções, desde WhatsApp, redes sociais ou marketplaces, por isso, planeje bem e escolha o formato que melhor se encaixa com sua empresa. 

Vender on-line depende, inicialmente, da escolha do canal adequado. Fique de olho por onde seus clientes estão mais presentes, qual canal você tem mais segurança para começar e procure ajuda para entender como você deve estruturar sua presença digital. No entanto, não deixe para amanhã, pois este futuro já chegou! O Sebrae pode te ajudar com vídeos, artigos e cursos gratuitos sobre este assunto. 

Se você já deu este primeiro passo e percebeu que suas vendas não decolaram, este artigo, inspirado no post do Sebrae Minas, vai te ajudar a entender o porquê. Sua loja física tem sucesso, no entanto, você tem dificuldades de vender on-line, mesmo seguindo todas as boas práticas sobre marketing digital? O que ninguém te conta é que, para além do marketing digital, existem outros fatores importantes para ter sucesso no e-commerce.

A começar pelas margens de contribuição. Se você consegue ter uma margem de até 50% na sua loja física, no e-commerce essa margem raramente passará de 20%. Isso ocorre porque os gastos variáveis para se vender on-line são maiores, principalmente, se você vende no marketplace. Com margens menores, você precisará vender um volume maior de produtos para ter lucro. A boa notícia é que o volume de clientes on-line será infinitamente maior do que na sua loja física.

Mas, fique atento, apesar do número de clientes na internet ser muito maior do que uma loja física, o número de concorrentes também é. Os clientes que estão interessados no seu produto, provavelmente, farão uma pesquisa rápida para ver se não o encontram com um preço mais barato em outra loja ou com algum benefício adicional. 

Por isso, é necessário que você planeje a forma de apresentar os seus produtos com qualidade e com recursos, como textos e vídeos interessantes, capazes de atrair a atenção do consumidor. Tenha em mente que a internet é uma grande vitrine, e você precisa fisgar a atenção do seu cliente. Além disso, pense em oferecer os benefícios. Depois do preço, diferenciais como valor do frete e prazo de entrega são os maiores atrativos. 

As facilidades do varejo digital já ganharam o coração dos consumidores. Sua empresa não pode ficar de fora. Se você precisa de ajuda para dar este passo, conte com o Sebrae!

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