Veja a importância de ter seu próprio canal de comunicação e base de dados dos seus clientes.
As redes sociais são ótimos canais de vendas e comunicação. No entanto, você não deve depender, exclusivamente, delas. O ideal é investir na construção da sua base de contatos e também em canais de comunicação e divulgação próprios. Pode ser um site ou blog. Ou mesmo o seu próprio WhatsApp.
O importante é não ficar refém das mídias sociais, que mudam a todo momento e podem até acabar e levar todo seu esforço e contatos junto.
O Instagram, por exemplo, é uma das redes sociais mais populares entre os brasileiros. Por isso, muitas empresas estão atuando na plataforma. O que faz alguns empreendedores pensarem se ainda vale a pena investir na rede. Será?
Bom, primeiro, é preciso compreender que o mundo está em constante mudança e que todos os dias surgem novas tecnologias e plataformas.
Não é porque o Instagram está saturado, ou cheio de empresas, que seja hora de abandoná-lo. Não se trata disso. Mas, é preciso ampliar os horizontes, se atualizar e buscar novos caminhos, conhecer novas plataformas e oportunidades.
É uma consequência natural ver as pessoas migrarem para outras mídias sociais. Por exemplo, há uns três anos, houve uma migração de profissionais para o LinkedIn, que está crescendo. O próprio Instagram foi mudando de perfil. Antes, era para compartilhamento de imagens, agora já é de conteúdo e de vídeos.
As pessoas vão entrando e criando novos rumos para a plataforma social. E à medida que aumenta o número de usuários, também crescem os anúncios e o tráfego pago.
Então, é preciso pesquisar novos caminhos de tráfego orgânico para que você não dependa tanto daquele canal. O ideal é que a gente não construa nosso castelo na grama do vizinho.
Então, qual é a estratégia ideal? Você pode ter Instagram, LinkedIn e outras redes sociais, mas você tem um canal próprio, como um site ou blog? A distribuição dos seus e-mails está no seu domínio ou no de terceiros?
Sempre traga para dentro da sua empresa e seja proprietário do seu canal de comunicação. A partir disso, você pode e deve compartilhar, distribuir nas suas redes sociais.
Por exemplo, os donos de pizzarias que possuem o seu WhatsApp não ficam reféns do iFood. Porque eles possuem outros canais de comunicação e divulgação do seu negócio.
Importante notar que não é só o canal que é do empreendedor, mas, também, a base de contatos. Entendendo onde está o seu público, sua estratégia fica mais eficiente. Se o seu cliente usa mais o WhatsApp, pode ser que fazer stories no aplicativo seja mais interessante que fazer no Instagram, por exemplo.
Por isso, mantenha-se atualizado e antenado nas diferentes possibilidades e plataformas que surgem todos os dias. Verifique onde estão os seus clientes. Você precisa fortalecer sua presença on-line no ambiente em que eles estão.
E, gere tráfego orgânico para o seu site, blog ou loja virtual. É um trabalho de longo prazo, que precisa de esforço, estudo e dedicação, mas que vale a pena. Você estará desenvolvendo o seu negócio e suas estratégias de maneira mais eficiente e duradoura.
Artigo escrito a partir do vídeo do Sebrae Espírito Santo: Como aproveitar o melhor das redes sociais?
Aproveite os cursos do Sebrae:
Foi um prazer te ajudar :)
Este conteúdo é exclusivo para empresas. Cadastre um CNPJ com o qual você tem vínculo para continuar.
Com o vínculo das empresas, podemos te ajudar com uma série de serviços adequados a sua realidade.
O atendimento do Sebrae é destinado a pequenos negócios. A empresa é de porte. Você está utilizando os serviços do Sebrae porque possui parcerias que atuam em benefício dos pequenos negócios?
Sim esta empresa é parceira Não, essa empresa não é parceiraInfelizmente não encontramos sua empresa em nossa base. Gostaria de cadastrá-la?
Por favor, verifique essa informação e tente novamente.
