this is an h1

this is an h2

Mon Dec 05 02:55:54 BRT 2022
Mercado e Vendas | AMBIENTE DE VENDA
Praias e chocolates: os atrativos de Ilhéus, na Bahia

Ilhéus, cidade de praias paradisíacas, valoriza seu passado e transforma propriedades produtoras de cacau em pontos turísticos.

· 25/11/2022 · Atualizado em 05/12/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

A história de Ilhéus, cidade turística do litoral baiano, está bastante ligada à produção de cacau brasileira, que começou no século XVIII e teve seu ápice no século XX. Mesmo que esse apogeu já tenha ficado para trás, a arquitetura da cidade de 486 anos e pouco mais de 157 mil habitantes ainda ostenta a riqueza propiciada pela produção cacaueira. Atualmente, a produção de cacau firma-se como mais um atrativo turístico regional, ao lado das belezas naturais eternizadas nos romances de Jorge Amado, que se popularizaram ainda mais em filmes, novelas e minisséries.

Localizada no Nordeste brasileiro, Ilhéus tem praias paradisíacas, ideais para a prática de esportes náuticos, e trechos de Mata Atlântica à beira-mar, que permitem caminhadas na natureza. As belezas naturais geram um enorme campo de negócios turísticos, como na gastronomia, hospedarias, transporte e guias, por exemplo.

Porém, a cidade também desenvolve seu destaque turístico mundial com visitas a produtores de cacau e chocolate, ramo que pode servir de inspiração e experiência para que outros empreendedores também preparem suas propriedades para receber visitantes.

Empreendimentos para conhecer em Ilhéus

A Fazenda Provisão possibilita ao turista conhecer o processo de produção do cacau, incluindo a fermentação das amêndoas e a secagem das sementes. Também oferece visitação à casa preservada desde o século XIX, com objetos utilizados pelos coronéis da época, e a capela cheia de arte sacra construída no local. A fazenda oferece hospedaria no casarão histórico, com quartos decorados com móveis de época, passeios e trilhas pela região.

Local de produção do chocolate Mendoá, a Fazenda Riachuelo possibilita ao turista conhecer todo o processo de produção da iguaria, desde a amêndoa até a barra do doce. Isso significa que os visitantes conhecerão desde a plantação em vegetação nativa, a fermentação das amêndoas e a secagem e, depois, visitam a fábrica da Mendoá Chocolates, com seus amplos maquinários e laboratórios de alta tecnologia.

Quem conhece a Fazenda Yrerê tem a possibilidade de provar o cacau in natura, oferecido pelo funcionário da propriedade que atua como guia turístico. Enquanto os visitantes fazem a degustação, ele explica como ocorre o plantio, fala da variedade de árvores e sobre a “vassoura-de-bruxa”, praga que quase acabou com a produção cacaueira da região nos anos 1980. Em seguida, os turistas conhecem a casa de dona Dadá, onde provam o fruto em outros formatos, como suco de cacau, amêndoas torradas e os nibs, que podem ser degustados junto com os chocolates produzidos na propriedade. 

O turismo além da natureza

Ilhéus é um exemplo de que o turismo pode ir além das belezas naturais. Portanto, se você é um apaixonado por chocolates, a cidade baiana é um destino certo para suas férias!


E, se você for um empreendedor que viu nestes exemplos uma possibilidade de negócios, o Sebrae pode te auxiliar a tirar suas ideias da cabeça e do papel, como este curso on-line sobre inovação e possibilidades de crescimento ou o “Empreendedor de Sucesso”, que orienta como elaborar metas claras e plano de ação e a refletir sobre suas atividades empreendedoras e autodesenvolvimento.

FAVORITAR
Botão favoritar
Telegram

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.


Acesse o portal de notícias Todo Dia Sebrae


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?