Veja se seu negócio precisa de uma consultoria em inovação analisando três pontos importantes.

As abordagens sobre inovação são inúmeras e, em muitos casos, o pequeno empreendedor precisa de orientação e ajuda para implementar essa nova cultura no seu negócio. Inovação, antes de mais nada, significa quebrar padrões e propor mudanças, soluções, melhorias ou mesmo novas estratégias.
Seu foco está na ação e tem como objetivo impactar positivamente o desenvolvimento da empresa criando ciclos de renovação. Por isso, esse é um processo contínuo.
Quando o assunto é inovação, surgem alguns mitos. O primeiro é a confusão com a tecnologia, que é um meio e uma ferramenta para inovar. Vale ressaltar que os protagonistas no processo de inovação são pessoas, e não tecnologias. Outro mito é que inovar é apenas para grandes empresas. Isso não é verdade. Inovar é para todos, independentemente do porte ou segmento.
O que é uma consultoria de inovação?
A consultoria em inovação é um serviço de orientação prestado por um profissional qualificado na área. O consultor exerce um papel importante no desenvolvimento das empresas por meio de sua capacidade de diagnosticar problemas e direcionar mudanças.
Esse serviço, portanto, funciona como uma parceria, uma vez que todo o processo deve ser desenvolvido de maneira conjunta entre consultor e empreendedor. Durante a consultoria, o pequeno empresário, por ser responsável pela inovação no seu negócio, precisa atuar ativamente. Tendo isso em mente, é possível analisar se é o momento de contratar uma consultoria nessa área.
O que analisar antes de contratar uma consultoria
Como cada negócio tem sua realidade, objetivos e métodos, alguns pontos podem ajudar a entender se é o momento de contratar uma consultoria de inovação. Vamos refletir sobre três sinais para ver se é o momento de a sua empresa investir nesse serviço:
- Não tenho clareza da estratégia ou da direção para inovação
Você tem clareza de onde quer chegar com o seu negócio? Com a consultoria, é possível fazer um mapeamento das estratégias e ações que uma empresa precisa realizar e definir os indicadores que ela deve perseguir para criar uma cultura de inovação.
- Tenho dificuldade para executar uma ideia inovadora
Seu negócio consegue apresentar uma ideia e testá-la no mercado? Ou você tem projetos, mas não tem resultados? Você consegue validar suas hipóteses?
Uma das vantagens das consultorias de inovação é a conexão que elas promovem entre grandes corporações e startups. Assim, o empreendedor consegue fazer contatos e ter acesso a novos fornecedores e parceiros de soluções.
- Preciso desenvolver uma cultura da inovação
Não adianta ter estratégias e não implementá-las. Muitas vezes o empreendedor não sabe como desenvolver valores e comportamentos que sejam capazes de tornar o ambiente favorável à inovação.
Em uma consultoria de inovação, o consultor pode mapear e propor soluções, bem como montar programas e treinamentos que incentivem a criatividade. Mais do que implementar projetos, é importante que os colaboradores aprendam a pensar sob essa ótica de inovação. Assim, esse serviço não serve apenas para introduzi-la nas empresas, mas também para que estas consigam se manter nesse caminho através de uma cultura inovadora.
Se o empreendedor se enquadra em pelo menos uma das situações acima, provavelmente está na hora de considerar fazer uma consultoria em inovação. Pensando nisso, o Sebrae disponibiliza o Programa Sebraetec, que oferece consultorias voltadas à inovação e ao desenvolvimento tecnológico.
As consultorias Sebraetec abrangem quatro áreas: design, produção e qualidade, desenvolvimento tecnológico e sustentabilidade. Os preços dos serviços do Sebraetec também contam com subsídio de até 70% pago pelo Sebrae.
Para saber mais, confira o conteúdo a seguir:
Podcast Plano de Voo: #26 - Como saber se preciso de uma consultoria em inovação?
Foi um prazer te ajudar :)