Carnaval chegando é hora de rever os custos, os gastos e as margens de lucros, alinhando sua precificação para aumentar seu lucro antes e durante a folia.

O carnaval está chegando e, com ele, várias oportunidades para aumentar as vendas e, com isso, iniciar o ano recompondo os recursos para o caixa. Então, nesse momento, o empreendedor precisa alinhar a precificação de venda à realidade do novo ano. Levantar os novos custos e despesas, fazer um estudo do comportamento das entradas e saídas de seu caixa por meio do fluxo de caixa, identificando em qual período será necessário fazer ajustes e, por fim, analisar a sua demonstração de resultado de exercício (DRE) para saber mais sobre seus resultados.
Parece meio estranho, mas para se fazer uma nova e correta precificação, todas essas informações e análises são necessárias. Afinal de contas, o preço de venda, para ser competitivo e lucrativo, precisa ser suficiente para cobrir os custos e as despesas da empresa e estar alinhado em relação à concorrência.
Utilizando o markup para precificar corretamente
E para formar o preço de venda de forma rápida e segura, é necessário utilizar o coeficiente markup, que é um índice multiplicador ou divisor que, uma vez encontrado, será utilizado para aplicar no custo do produto ou serviço e, assim, encontrar o preço ideal para venda.
Seja um markup divisor ou multiplicador, o grande diferencial dessa tática é que ela oferece uma visão mais apurada do preço, considerando os custos, os impostos e a margem de lucro desejada pelo gestor.
Acompanhe como fazer sua tabela de preço para esse carnaval, com um exemplo prático utilizando o markup multiplicador.
Markup (M) = 100/[100-(DV+DF+ML)]
Onde:
- DV = Despesas variáveis: % de despesas de impostos, comissões, ou seja, relacionadas às vendas;
- DF = Despesas fixas: % de despesas fixas como despesas administrativas e financeiras;
- ML = Margem de lucro: % da margem de lucro definida.
Vamos a um exemplo prático:
Humberto é dono da loja “Artes e Fantasias Carnavalescas Ltda.” e está revisando seus custos para fazer a tabela de preços a ser praticada nesse carnaval. Como exemplo, vamos calcular o índice markup e o preço sugerido para o Kit “Alegria na folia” composto por um boné, um óculos de sol, uma pochete, 500 gramas de confete e dez rolos de serpentina.
- Custo do kit: R$ 60,00
- DV = impostos 9,50% simples nacional, 5% de comissões, o que totaliza 14,50%;
- DF = 25% despesas fixas e 3% despesas financeiras, totalizando 28%;
- ML = Sabendo que a margem de lucro é um componente que pode sofrer alterações em uma necessidade de adequação de preço ao mercado, Humberto estimou em 15%.
Markup = 100/[100-(DV+DF+ML)]
Markup = 100/[100- (14,50% + 28% + 15%)]
Markup = 100/[100- (57,50%)]
Markup = 100/[ 42,50%]
Markup = 2,3529 - Portanto, o índice markup multiplicador que inclui a margem de lucro definida é de 2,3529, e aplicando esse índice ao custo do kit, teremos: R$ 60,00 x 2,3529 = R$ 141,17, sendo esse, portanto, a sugestão de preço de venda para esse kit, para cobrir todos os custos e ainda obter um lucro ao final de 15%.
Para saber mais, conheça o curso on-line do Sebrae sobre como definir preço de venda. Outras opções de cursos são: como controlar o fluxo de caixa e controle da movimentação financeira.
Agora, é alinhar sua tabela de preços para o carnaval e aproveitar essa oportunidade para aumentar as vendas. Tendo dúvidas sobre esse assunto, procure auxílio no Sebrae mais próximo ou entre em contato com a nossa central de relacionamento pelo 0800 570 0800!
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