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Fri Jul 14 14:42:56 BRT 2023
Mercado e Vendas | AMBIENTE DE VENDA
Prepare-se para conseguir conquistar o mercado fora do Brasil

Vender para o exterior não é um sonho impossível, mas é preciso se preparar para ter sucesso nessa empreitada

· Atualizado em 14/07/2023
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O sonho de vários empreendedores é faturar em moeda forte, como o dólar ou o euro. Para isso, o caminho é vender seus produtos para o mercado fora do Brasil. Mas isso fica parecendo apenas um sonho, difícil de realizar, tal a dificuldade de saber tornar essa meta uma realidade. Mas esse sonho é factível desde que se adote estratégias corretas para concretizá-lo. 

Quando uma empresa consegue alcançar um crescimento bem estruturado no mercado nacional, pode chegar o momento em que a internacionalização de produto se torna uma opção para manter a expansão dos negócios. Se a exportação for a melhor forma para expandir a sua atividade além-fronteiras, é importante traçar um plano de internacionalização que permita saber se sua empresa está realmente pronta para entrar em outros mercados e qual a melhor forma de o fazer. Será por meio de marketplaces? Pelo modelo de exportação direta ou indireta? 

O primeiro passo para vender para o exterior é avaliar a capacidade da empresa. Imagina se você consegue um monte de encomendas, mas não tem condições de atender a todas elas? Por isso é preciso avaliar a própria capacidade para ofertar produtos a esse mercado. Também deve-se levar em conta quem serão os potenciais clientes já que certos mercados têm características específicas, que vão desde os padrões da legislação de cada país até o tipo de preferência dos consumidores de tal mercado. É bom também verificar a possibilidade de eventuais parcerias com representantes comerciais ou empresas distribuidoras, plataformas de e-commerce e tudo o mais que for importante para viabilizar essas vendas. 

Feito todo esse levantamento, vem a etapa de planejar como será feita a implementação. Isso envolve a análise das condições que a empresa possui para se estabelecer nesses mercados, bem como gerenciar as operações à distância. A empresa tem como garantir uma entrega rápida ao comprador? Providenciou a tradução dos materiais de apoio, sites e tudo o mais para se comunicar com os consumidores? 

Ações essenciais para que a empresa se prepare para as exportações consistem em avaliar a competitividade e considerar a estrutura de comercialização. O próximo estágio, portanto, é verificar se a empresa possui condições de concorrer com os negócios locais e se destacar no mercado. A empresa busca não apenas dados e tendências do mercado, mas também avalia a competitividade do seu produto de modo a encontrar oportunidades no exterior 

Feita a venda, é preciso garantir que a mercadoria vai chegar ao destino. O despachante aduaneiro precisará consultar sites especializados, reunir documentos e certificados para serem entregues ao cliente final. Apesar dos termos parecidos, cada documento tem a função de formalizar uma etapa das exportações e se a entrega deles pode ser feita por courrier ou por meio de caminhos digitais. 

Embora a internacionalização das vendas não seja algo muito simples, é uma ótima opção para a empresa crescer, desde que o processo seja bem planejado. E mesmo pequenas empresas podem ter sucesso nessa empreitada.  

O Sebrae dispõe de toda uma estrutura para orientar empreendedores que desejam vender para fora do Brasil. Procure a agência do Sebrae de seu Estado ou entre em contato com a nossa Central de Relacionamento pelo 0800 570 0800! 

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