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Wed Mar 22 05:26:49 BRT 2023
Mercado e Vendas | MARKETING
Prepare-se para o fim dos cookies de terceiros

O fim dos cookies de terceiros altera ações de marketing, mas os negócios podem tomar outras ações nesse novo cenário. Entenda.

· Atualizado em 22/03/2023
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O fim do compartilhamento de cookies de terceiros se aproxima. Alguns navegadores como o Firefox e o Safari já não compartilham esses dados e recentemente o Google, que administra o navegador Chrome, declarou que não dará mais suporte para esse tipo de compartilhamento a partir do segundo semestre de 2024.

O Chrome é o navegador mais popular entre os usuários e é usado pelo sistema Android em aparelhos celulares.

É preciso haver mudanças na maneira de conseguir dados dos usuários para ações de marketing e publicidade.

As empresas coletam dados dos usuários por várias razões:

  • personalização de anúncios: para exibir os anúncios mais relevantes e assim aumentar a probabilidade dos usuários clicarem neles e realizarem uma compra;
  • melhoria da experiência do usuário: ao entender como os usuários interagem com seus produtos ou serviços, as empresas podem melhorar a experiência e fornecer recursos mais adequados;
  • segmentação de mercado: para alcançar clientes mais específicos;
  • aumento das vendas: ao personalizar anúncios e melhorar a experiência do usuário, as empresas podem aumentar as vendas e a receita.

É importante entender que a coleta de dados dos usuários deve ser feita de forma ética e transparente, seguindo as regulamentações e leis de proteção de dados pessoais. As empresas devem obter o consentimento dos usuários antes de coletar e usar seus dados para fins de marketing.

O que são os cookies de terceiros?

Os cookies são pequenos arquivos criados pelos sites com informações de navegação do usuário, como login de acesso e localização. Eles podem ser primários ou de terceiros.

Os cookies primários são criados pelos sites que os usuários acessam. Já os cookies de terceiros são aqueles desenvolvidos por outros sites e aparecem na página em forma de anúncios ou imagens.

Por exemplo: o usuário pesquisa um tênis em um determinado site e depois acessa um portal de notícias, onde vai ver nos anúncios o tênis que ele estava de olho anteriormente.

Talvez ele receba um e-mail no dia seguinte para lembrá-lo de que o tênis ainda está disponível na loja. E, alguns dias depois, talvez ainda receba um cupom de desconto ou frete grátis para finalizar a compra.

Com o fim do compartilhamento de dados de terceiros, isso não irá mais acontecer.

Proteção de dados

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), Lei n. 13.709/2018, foi promulgada com o objetivo de proteger os direitos fundamentais de privacidade e liberdade de cada pessoa.

A lei abrange o tratamento de dados pessoais, tanto em meio físico ou digital, feito por pessoa física ou jurídica de direito público ou privado. É importante para as plataformas de mídia terem acesso a esses cookies. Com a LGPD, os sites pedem autorização para o cliente para poder utilizar seus dados arquivados nos cookies de navegação.

A mudança afeta os empreendedores?

O impacto pode ser grande se o empreendedor não se preparar para isso e ficar sem inteligência de campanha, por não poder mais utilizar os cookies de terceiros.

Mas existem outras maneiras de realizar marketing sem depender deles:

  • cookies primários: são cookies criados pelo próprio site que o usuário está visitando, e podem ser usados para lembrar as preferências do usuário e personalizar sua experiência;
  • coleta de dados de primeira parte: as empresas podem coletar dados diretamente dos usuários, desde que tenham obtido o consentimento deles para isso, por meio de formulários de cadastro, pesquisas ou outras formas de interação direta; 
  • marketing de conteúdo: blogs, vídeos e infográficos podem atrair e engajar o usuário;
  • publicidade contextual: as empresas podem contratar mídia paga em anúncios relevantes para o usuário.
  • parcerias e influenciadores: as empresas podem fazer parcerias com outras empresas ou influenciadores para promover seus produtos ou serviços, além de publicações em blogs e redes sociais de influenciadores.

A privacidade dos usuários é importante e, à medida que novas regulamentações e leis de privacidade são introduzidas, é fundamental que você esteja em conformidade. Certifique-se de que sua empresa esteja seguindo as melhores práticas de privacidade e transparência em relação à coleta e uso de dados do usuário.

Como alternativa, avalie o uso de ferramentas de análise comportamental para entender como os usuários estão interagindo com seu site. Isso ajudará você a criar campanhas de marketing mais personalizadas e direcionadas.

Artigo feito com apoio do texto O fim dos cookies de terceiros, do Sebrae no Paraná.

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