Veja como utilizar o marketing digital e direcionar de maneira assertiva suas ações no ambiente online.

As pequenas empresas estão cada vez mais no ambiente online. A pandemia da covid-19 acelerou uma tendência que não tem mais volta. Hoje, ter presença digital é essencial até mesmo para a sobrevivência dos negócios.
Mas muitas vezes o pequeno empresário comete erros por desconhecimento ou até mesmo sem intenção. Listamos abaixo oito erros comuns que podem afastar seus clientes e prejudicar os resultados dos seus negócios. Confira.
1. Achar que informações básicas sobre seu produto ou serviço são óbvias para o cliente.
Informações básicas, como detalhes, características, funcionamento, preços e contatos do seu negócio devem ser fáceis de se localizar. Seja claro e direto nas suas descrições e nos seus perfis de redes sociais ou sites. Para que seu cliente encontre o seu negócio, você precisa mostrar o caminho.
2. Não responder aos clientes nas redes sociais.
As redes sociais são canais de relacionamento e de comunicação. Responder aos seus clientes, seja nos comentários, mensagens ou directs, gera engajamento e confiança. O foco das mídias sociais é a interação, e não a venda. Por isso, aproveite a oportunidade para prestar um bom atendimento e fidelizar o seu cliente.
3. Priorizar quantidade em vez de qualidade.
A qualidade do seu conteúdo é tão importante quanto a frequência e constância das suas publicações. Prefira ter menos posts com qualidade e relevância do que uma quantidade enorme de informações que não acrescentam nada ao seu cliente. Uma quantidade muito grande de baixa qualidade prejudica sua autoridade e você corre o risco de perder seguidores.
4. Não fazer SEO no seu site.
O SEO (Search Engine Optimization) é o conjunto de técnicas que permite a localização e a indicação do seu site nos mecanismos de busca online. Com ele, você cria tráfego orgânico, ou seja, leva mais visitantes para o seu site, loja virtual ou redes sociais.
As palavras-chave, muito faladas em SEO, são importantes. Mas ter um site de fácil navegação, com velocidade de carregamento e acessível na versão mobile também são estratégias de SEO fundamentais.
5. Usar várias hashtags em tudo.
As hashtags devem ser utilizadas de maneira estratégica, porque elas ajudam a aumentar o alcance e o engajamento do seu perfil nas redes sociais. Por isso, escolha hashtags que tenham relação com o seu negócio e a sua publicação. Não exagere na quantidade e não utilize palavras genéricas.
6. Comprar seguidores.
Esse é um dos maiores riscos que o pequeno empreendedor pode correr nas redes sociais. Atrair e conquistar seguidores é uma tarefa que exige trabalho e tempo. Ao comprar seguidores, você só aumenta o número que está no perfil, mas isso não significa mais vendas ou clientes.
7. Querer produzir o próximo viral.
Preocupe-se em criar conteúdo de qualidade e relevante para o seu cliente. Os conteúdos virais podem até ter um alcance imediato, mas depois desaparecem. Por isso, conheça seu público-alvo e trabalhe na qualidade do seu conteúdo.
8. Estar no digital e não testar estratégias.
Existem várias ferramentas online que possibilitam análises e testes das suas estratégias. Se você lança uma campanha de anúncios sem testes, você corre o risco de desperdiçar ações e recursos. Crie o hábito de acompanhar seus dados para direcionar suas estratégias de marketing digital de maneira assertiva.
Com o programa online e gratuito Up Digital do Sebrae, você aprende na prática e com especialistas como utilizar as estratégias de marketing digital para pequenos negócios.
Para saber mais, confira o conteúdo a seguir:
Prepare-se para o Mercado Digital
E aproveite o curso do Sebrae:
Foi um prazer te ajudar :)