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Mercado e Vendas | VENDA VAREJISTA
Principais problemas no varejo: colaboradores desmotivados

Veja como é possível reverter esse quadro e manter a equipe motivada nos negócios de varejo.

· 27/11/2022 · Atualizado em 29/11/2022
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A sua empresa tem algum colaborador que não mostra entusiasmo e engajamento, que não se envolve com as metas e os projetos e cuja produtividade anda em baixa? Sim, ele deve estar desmotivado e, entre as causas, podem estar vários fatores, não necessariamente ligados à empresa.

A primeira ideia que vem à mente do empregador, normalmente, é desligar o empregado, mas talvez essa não seja uma boa alternativa, especialmente pelos prejuízos que geralmente a rotatividade de funcionários traz: é preciso treinar e capacitar outra pessoa para a função e para a cultura da empresa, buscar a integração desse novo funcionário junto à equipe (o que nem sempre acontece), entre outras necessidades.

Por isso, é fundamental que haja lideranças ou gestores preparados na equipe que possam “cuidar” desse funcionário, olhando para o problema com a intenção de revertê-lo, trazendo o colaborador de volta à motivação. Claro que nem sempre isso será possível, tendo em vista que muitos motivos podem estar em jogo, mas é sempre bom analisar, junto com o colaborador, quais são as causas da desmotivação: desde conflitos internos pelos quais ele pode estar passando, problemas com a família, problemas com colegas da equipe, desencantamento com a empresa, vontade de crescer, enfim, existem muitas possibilidades.

É preciso considerar que diálogos dessa natureza só acontecem em ambientes de trabalho que garantam a liberdade de expressão ao colaborador, ou seja, se não se sentir em um ambiente confortável (e este pode ser um dos motivos de ele não estar sendo produtivo), dificilmente vai falar.

Por falar em ambiente, antes mesmo de conversar com o funcionário, é muito importante que a empresa faça uma análise do que oferece aos seus colaboradores, desde salários, benefícios, plano de carreira, até o ambiente de trabalho (veja nossas dicas no infográfico). Muitas vezes, a empresa não atende às expectativas, ou sobrecarrega os colaboradores, o que acaba desmotivando o time.

Nesse sentido, além de um bom ambiente e de boas condições salariais e de trabalho, é importante investir nos seus colaboradores, seja com treinamento, uso de estratégias de endomarketing, uso de tecnologias que facilitam os processos, realizar reuniões que definem as metas em equipe, pois isso gera maior comprometimento, entre outras possibilidades.

E você sabe que colaborador motivado é sinônimo de maior fechamento de negócios e fidelização dos clientes. Então, invista já nos seus funcionários!

Saiba mais

Leia os outros artigos da série Principais problemas no varejo e faça também os nossos cursos: O sucesso do negócio depende de uma boa gestão de equipe (veja como o correto gerenciamento de pessoas permite captar bons profissionais e melhorar o rendimento da empresa) e Gestão de equipe de vendas (Aprenda como treinar e gerir uma equipe de vendas, desde a seleção de pessoal até a motivação para alcançar resultados).


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