this is an h1

this is an h2

Mon May 15 20:32:09 BRT 2023
Mercado e Vendas | CONSUMIDOR
Principais problemas no varejo: não conhecer o consumidor

Entenda a importância de conhecer o consumidor e de que forma isso pode ser feito no varejo.

· Atualizado em 15/05/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Não há como sobreviver no varejo se a sua marca não conhecer o consumidor para quem vende os produtos. Esse é um dos primeiros mandamentos para quem quer ter um negócio de sucesso, seja ele físico, on-line ou híbrido. Identificar os clientes por gênero, idade, demografia e renda são os primeiros dados a que normalmente se tem acesso e que permitem uma primeira fotografia do público-alvo.

Além desses, outros fatores são fundamentais para que a sua marca possa gerar encantamento e fidelização do cliente:

  • Socioculturais: valores e hábitos nacionais, religiosos, musicais, culinários, influência da família, participação em iniciativas sociais e políticas, entre outras;
  • Psicológicos: percepção, memória, personalidade, motivação e conhecimento;
  • Pessoais: personalidade, profissional, faixa etária (estágio de vida).

Conhecer o cliente demanda algumas estratégias de pesquisa e coleta de dados, histórico de compras e até mesmo o uso de inteligência artificial para identificação do perfil e da jornada de compra.

É fundamental entender novos hábitos de consumo, tendências, necessidades e comportamentos, por isso o monitoramento da jornada do consumidor é uma estratégia que leva não só a novas oportunidades de negócio, mas também à consolidação de um relacionamento duradouro com os clientes.

Além de pesquisar os seus clientes para entender melhor seus hábitos, preferências e interesses, você deve identificá-los com base em fatores demográficos e comportamentais, conforme já foi apontado. Não se esqueça, porém, de que os perfis dos clientes devem ser mantidos atualizados e que, na medida do possível, eles devem trazer um feedback para a sua empresa: pesquisas de satisfação, opinião sobre ofertas, percepção sobre a marca/empresa, entre outras. Por fim, procure entender como os produtos e serviços que você oferece impactam a vida dos seus clientes. O Sebrae pode ajudar você nesse processo.

Leia os outros artigos da série Principais problemas no varejo (Erros na precificação; Dificuldades com a burocracia; Estoque parado; Colaboradores desmotivados; Não conhecer o consumidor).

Aproveite para fazer os nossos cursos: Potencialize suas vendas entendendo a jornada do consumidor (entenda o que é inteligência comercial, caminhe passo a passo na jornada do consumidor e descubra como e por que as pessoas compram); Comunicação e relacionamento com seus clientes (compreenda as possibilidades de a pequena empresa alcançar melhores resultados com a adoção de ações de comunicação mais estratégicas e assertivas).

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?