this is an h1

this is an h2

Thu May 25 22:17:18 BRT 2023
Mercado e Vendas | DEMANDA DE CONSUMO
Produção do açaí vira rota turística no Pará

Além de o açaí ser um dos principais produtos que movimentam a economia paraense, está movimentando também o turismo nessa rica e linda região do Norte do país.

· Atualizado em 25/05/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

O açaí, fruto natural da Amazônia, é um dos principais produtos da economia do Pará, no Norte do Brasil. Hoje, mais que um alimento, faz parte da cultura regional. Sua comercialização é tão importante para o estado que movimenta vários empreendimentos, como restaurantes, sorveterias, a Feira do Açaí (maior feira ao ar livre da América Latina, no Mercado Ver-o-Peso, em Belém do Pará) e, claro, a rota turística.

O turista que visita a Rota do Açaí, que integra o projeto do Sebrae de Desenvolvimento do Turismo Receptivo, tem a oportunidade de conhecer toda a cadeia produtiva do fruto, além de experimentá-lo. 

Para incentivar ainda mais o desenvolvimento econômico da região e fomentar o turismo nas áreas rurais, em 2021, os ministérios do Turismo (MTur) e da Agricultura (Mapa), em parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF), selecionaram a Rota Amazônia Atlântica, do nordeste do Pará, para integrar o projeto Experiências do Brasil Rural.

Destinado a ser um projeto de experiência turística, socioeconômica e socioambiental, a rota envolve empreendimentos de
agricultura familiar e equipamentos turísticos: Fazenda Bacuri, Ipê Porã, Sítio Raiz, Peri Mirim, Rancho Amuré, Hotel Urumajó, Ostras da Amazônia e Sítio Mearim, nos municípios de Augusto Corrêa, Curuçá e Bragança. É um roteiro turístico diferenciado, constituído por atividades produtivas agroecológicas que visam ao desenvolvimento territorial da localidade e oferecem uma experiência singular na região.

No Pará, o Sebrae tem apoiado o projeto com ações de consultorias que incluem marketing e criação de identidade visual, capacitações referentes à comercialização pelos aplicativos e cursos de vendas pelas redes sociais para todos os empreendedores da rota por meio da Agência do Sebrae na região.

O fator determinante para a seleção do roteiro foram as frutas da Amazônia, afirma Hortência Osaqui, engenheira florestal, gestora da rota e responsável pelo empreendimento Fazenda Bacuri, um local que recebe visitantes de todos os lugares do mundo e oferece uma experiência turística inesquecível. 

No início de 2023, o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, apresentou o programa Rotas de Integração Nacional ao presidente do Conselho Deliberativo do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Amapá), Josiel Alcolumbre.

As Rotas de Integração Nacional são redes de Arranjos Produtivos Locais (APLs) associadas a cadeias produtivas estratégicas capazes de promover a inclusão produtiva e o desenvolvimento sustentável das regiões brasileiras priorizadas pelo Plano Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR). Atualmente, há 11 rotas reconhecidas: do Açaí, da Biodiversidade, do Cacau, do Cordeiro, da Economia Circular, da Fruticultura, do Leite, do Mel, da Moda, do Pescado e da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). 

No Pará, três culturas estão em escala crescente de expansão, a cultura do açaí, do cacau e do mel, e irão receber incentivos do Governo Federal por meio das Rotas de Integração Nacional. A meta é atingir o desenvolvimento regional, a integração, a sustentabilidade, o respeito e beneficiar milhares de pequenos produtores familiares com a geração de emprego e renda.

Atenta a todos esses movimentos e incentivos, a Agência Narmy Turismo, em Castanhal, já opera roteiros na rota turística Belém-Bragança, envolvendo a região de Caeté e de Guamá. A agência é uma das empresas da região convidadas para participar da validação da Rota Turística do Açaí, que pretende promover e incentivar o turismo rural e de base comunitária e, desta forma, melhorar a distribuição de renda dos municípios.

Não deixe de conferir a Rota da Fruticultura no Canal Empreender do Sebrae. Neste programa do Tur Rural, você irá conhecer a Fazenda Açaí Terruá, na cidade de Santa Maria do Pará, além das novidades da rota turística, as tecnologias e tudo que está acontecendo nesta grande região produtora do fruto natural da Amazônia.

Você quer se tornar um empreendedor, mas não sabe por onde começar ou que negócio abrir? Então confira o menu Ideias de Negócio. Confira sugestões de como ganhar dinheiro, descubra o que é preciso ter para montar um negócio e veja como o Sebrae classifica e apoia a atividade escolhida.

Não deixe de conhecer também os cursos gratuitos do Sebrae, on-line e pelo WhatsApp:

Iniciando um pequeno grande negócio. Nesse curso você vai conhecer princípios, fundamentos e práticas de empreendedorismo que auxiliam na preparação para a abertura de um negócio.

No curso Como planejar e agir de forma estratégica em negócios criativos?, você vai obter os conhecimentos e as ferramentas necessárias para planejar e agir de forma estratégica, conquistando os resultados que você sonha para a sua empresa.

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?