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Mercado e Vendas | VENDA VAREJISTA
Profissionais importantes para o varejo: gerente de loja

Compreenda a importância de um bom gerente de loja para o sucesso do seu negócio.

· 18/10/2022 · Atualizado em 19/10/2022
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Quero falar com o gerente! Quem nunca ouviu (ou falou) essa frase? Ela demonstra, na prática, a relevância do cargo dentro das organizações, tendo em vista que é ele o responsável por manter a organização dos processos na empresa, bem como por tomar decisões importantes para o desenvolvimento do negócio.

Entre as principais funções do gerente de loja, destacam-se o planejamento, a organização, o controle, a definição de estratégias, por exemplo, e, entre as atividades, podem ser citadas: a contratação de pessoas, o treinamento de novos colaboradores, a motivação dos funcionários, o incentivo à comunicação da equipe, a organização geral, a definição de metas e o controle de entradas e saídas, ou seja, ele exerce uma posição de liderança na empresa, atuando em cargos como: gerente administrativo; gerente financeiro; gerente comercial; gerente de produção; gerente de vendas; gerente de marketing; gerente de recursos humanos.

São os gerentes que ficam responsáveis por desenvolver e colocar em prática os projetos das empresas, tornando-se, praticamente, o braço direito do empreendedor.  Por isso, é importante que ele seja um profissional de visão estratégica e inovadora, seja ágil, organizado, de confiança, ético, além de que tenha capacidade para motivar a equipe. Em resumo: é ele quem vai cuidar - de maneira eficiente - dos produtos, dos clientes e da equipe (veja o nosso vídeo O sucesso do negócio depende de uma boa gestão de equipe).

Como o gerente é uma ponte entre os gestores e os colaboradores que lidam diretamente com os clientes, no varejo, é ele o principal responsável por garantir os resultados do time, levando a organização a atingir as metas. Nesse sentido, o empreendedor deve aprender a delegar por meio de planos de ação e metas, confiando a gerência a um líder comprometido.

Quatro pontos relevantes sobre a atuação do gerente de loja

  • O gerente é responsável pelo planejamento, pela organização e pelo monitoramento dos planos de ação e execução das tarefas.
  • Esse profissional deve ser dotado de empatia, compreendendo as necessidades humanas: ele é um incentivador do crescimento pessoal e profissional.
  • O gerente deve ser um bom líder, e não um chefe, a fim de manter a equipe motivada para atingir os objetivos e alcançar as metas.
  • Essa liderança deve manter um bom ambiente de trabalho, compartilhando conhecimento e estimulando o trabalho em equipe.

Se você precisar da ajuda do Sebrae para a capacitação e treinamento de sua equipe, ligue no 0800 570 0800.  


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