this is an h1

this is an h2

Sat May 20 15:04:16 BRT 2023
Inovação | DESIGN
Projeto Afreaka conta histórias positivas sobre a África

Projeto mostra histórias positivas de quinze países africanos e tem como objetivo fugir de estereótipos como fome, pobreza e guerras.

· 06/05/2014 · Atualizado em 20/05/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

O projeto Afreaka, da jornalista Flora Pereira da Silva e do designer Natal de Aquino Giuliano, conta histórias interessantes e positivas de quinze países africanos: Mali, Senegal, Gana, Togo, Benim, Zâmbia, Namíbia, África do Sul, Botsuana, Burkina Faso, Nigéria, Quênia, Tanzânia, Moçambique e Zimbábue.

O projeto contou com reportagens e trabalhos gráficos e tem como grande objetivo fugir do estereótipo africano: a fome, a pobreza e as guerras.

“A terra africana tem coisas muito mais interessantes para serem contadas: tendências, música, arte, arquitetura, pessoas, projetos sociais, moda, cultura jovem, tradições, diversidade e tudo o que se encaixa na zona de intersecção desses tópicos”, explicou Flora Silva.

O projeto tem site e design, denominado Afreaka e que pretende desvendar, dentro de cada post, o lado cool e descolado do continente, procurando mostrar as expressões coletivas e individuais das culturas locais e seus valores agregados, traduzindo-as em textos, fotos e trabalhos gráficos.

Tudo que está no site é fruto de uma viagem com duração de quatro meses e meio com ponto de partida em Joanesburgo, na África do Sul. Depois de sete países, o ponto final foi Moçambique.

“Para cada país foram produzidos oito posts – cada um com uma história e uma ilustração que buscam o real significado da palavra África”, conta Flora, sbbreo início do projeto.

O continente africano nunca esteve tanto no mainstream da cultura como hoje, e o site Afreaka investiga as raízes disso para descobrir as formas locais de arte que expressam a história das comunidades que floresceram dentro do continente e as tradições que essas deixaram como legado para a sociedade mundial. 

O nosso Brasil, por exemplo, é recheado de tempero africano. Batuque, cachimbo, moleque, marimbondo, quitute, cafuné, bagunça, bunda, fubá, rapadura e por aí vai. Ela está em nós muito mais do que podemos imaginar. E por que não nós estarmos nela?

O projeto tem versão para o Facebook e também nas redes sociais Twitter, Pinterest e Instagram, onde mantém toda a atualização do projeto, juntamente com o site: www.afreaka.com.br.

Para dar vida ao projeto, a dupla utilizou uma maneira de financiamento denominada crowdfunding, financiamento colaborativo, que permite que apoiadores possam financiá-lo, assim quem gosta ou quer apoiar a iniciativa, pode fazer parte do projeto, financiando-o.

Tem um projeto social e gostaria de obter o apoio de crowdfundings? Conheça possibilidades no artigo Crowdfunding reúne financiadores anônimos de projetos.

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?