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Mercado e Vendas | MARKETING
Quais cuidados devem ser tomados na automação de marketing?

Implantar a automação de marketing exige planejamento e pesquisa das ferramentas mais adequadas ao seu negócio.

· 14/02/2023 · Atualizado em 30/03/2023
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A automação de marketing proporciona muitos benefícios para o negócio, mas ela também envolve desafios, que podem ser enfrentados com alguns cuidados.

A estruturação dos fluxos pode parecer complexa, mas a automação possibilita reduzir de forma considerável a quantidade de atividades, tornando o ambiente propício para que a equipe se dedique à personalização e a um trabalho criativo ou estratégico. 

A automação demanda compreender o lead e criar uma estratégia personalizada e com escalabilidade de acordo com as diversas segmentações de leads que você constrói na ferramenta. Veja alguns cuidados que você deve ter na hora de implementar a automação de marketing na sua empresa. 

Defina claramente processos e objetivos 

A definição clara do seu fluxo de operações é imprescindível para o sucesso das suas iniciativas e das estratégias. Porém, mais do que isso, deve-se começar por uma delimitação muito clara do objetivo de cada fluxo de procedimentos. 

As metas são norteadoras de todos os passos, contribuindo para um trabalho coeso e para uma atividade mais coerente. Além disso, lembre-se de que todos os colaboradores envolvidos devem estar alinhados com o seu planejamento, conhecendo os processos e os objetivos.

Faça contratação de ferramenta após definir os processos

A contratação da ferramenta antes do momento adequado leva ao desperdício de dinheiro. Em primeiro lugar, você precisa de uma estratégia de Inbound Marketing, de um funil de vendas e de uma persona de forma específica e definida.

Com essa estrutura, você consegue potencializar os seus resultados com o software de automação de marketing.

Somente depois do planejamento e do início da produção de conteúdo é que você deve pesquisar e escolher a melhor ferramenta para o seu negócio.

Essa contratação deve levar em consideração fatores como: facilidade de uso, customização, funcionalidades e suporte técnico disponível, integração, relatórios de acompanhamento e os custos. 

Segmente e personalize

Quando você segmenta o conteúdo, há especificações para a base de leads, ou seja, a mensagem ou o conteúdo é enviado somente para alguns grupos e não para outros. Isso diminui o número de pessoas alcançadas, mas torna a estratégia mais eficaz. 

Basicamente, a mensagem pode ser personalizada de acordo com as necessidades, dores e interesses do seu cliente. A personalização aumenta a probabilidade de conversão e promove uma relação mais próxima entre o lead e a sua marca. 

Faça melhorias contínuas

As ferramentas de automação de marketing possibilitam alcançar bons resultados a partir de um investimento relativamente baixo. Porém, é importante estabelecer uma cultura de melhoria contínua, com os parâmetros de avaliação baseados em dados.

Isso vai contribuir para o constante aperfeiçoamento de seus processos, das suas estratégias, do conteúdo e das soluções, proporcionando crescimento em longo prazo.

Para que a automação de marketing tenha êxito na sua empresa, é preciso planejamento, pesquisa e avaliação constantes. Leve em consideração esses pontos para que a implantação no seu negócio alcance os objetivos esperados. 

Artigo escrito a partir do e-book Tudo que você precisa saber sobre automação de marketing

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