this is an h1

this is an h2

Tue Feb 21 21:07:07 BRT 2023
Inovação | TECNOLOGIA INDUSTRIAL BÁSICA
Quais são os desafios das IBTs de pequeno porte?

Conheça os principais desafios que as IBTs brasileiras de pequeno porte enfrentam para atingir níveis superiores de desenvolvimento.

· 26/12/2022 · Atualizado em 21/02/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

A indústria de base tecnológica (IBT) é extremamente importante para o Brasil. Ela é composta por um grupo de indústrias que têm como requisito inovar para sobreviver, escalar e competir. Elas atuam em diferentes segmentos, como maquinário e equipamentos; eletroeletrônicos e automação; automotores e movimentação de carga; e químicos e saneantes. 

A maioria dos pequenos negócios da indústria de base tecnológica são microempresas (28 mil ou 60% do total). Ainda há 12 mil empresas de pequeno porte e sete mil microempreendedores individuais. As empresas de base tecnológica baseiam suas atividades no uso intensivo de conhecimento científico ou tecnológico.

Após a pandemia de covid-19, as IBTs passaram a enfrentar novos desafios, nas áreas de financiamento, qualificação e capacitação, planejamento, gestão e marketing. Veja alternativas para superar alguns desses desafios. 

Planejamento

O planejamento estratégico é uma ferramenta que amplia a visão da IBT a respeito do negócio e das oportunidades existentes no mercado. Com um bom plano, é possível adaptar-se ao ambiente externo e às constantes mudanças tecnológicas e sociais. 

É fundamental ter um planejamento para conhecer o cliente, determinar as necessidades da indústria, analisar a concorrência, definir oportunidades e mapear ameaças ao empreendimento. Na verdade, é a capacidade de estruturar e evidenciar aos seus clientes a missão, os planos para o futuro e onde a empresa deseja chegar. 

Financiamento

O financiamento é fundamental para aumentar a competitividade das IBTs, com aquisição de equipamentos, ferramentas tecnológicas e investimentos para o aumento da produtividade da indústria. Para conseguir acesso ao crédito, as IBTs precisam escolher uma instituição financeira e manter um bom relacionamento com ela. 

Além disso, é necessário solicitar um limite de crédito compatível com uma necessidade específica de sua empresa e disponibilizar informações cadastrais, financeiras e gerenciais confiáveis. Uma alternativa é o Fampe, um aval do Sebrae para os pequenos negócios junto a instituições financeiras conveniadas. 

Qualificação e capacitação

Oferecer capacitação aos colaboradores pode trazer melhorias significativas na produtividade da IBT. Com treinamentos, é possível adquirir habilidades técnicas para o melhor exercício da atividade profissional. Lembre-se de que profissionais qualificados acabam gerando melhores resultados.

Um levantamento feito pelo Sebrae mostrou que a mortalidade de empresas acontece, muitas vezes, pela dificuldade do empresário em contornar os obstáculos inerentes à própria atividade. A capacitação permanente pode minimizar essa situação. Para te auxiliar nessa jornada, o Sebrae estadual disponibiliza diferentes cursos de qualificação e capacitação.

Gestão 

A falta de comprometimento e clareza nos métodos é um desafio que pode impactar na gestão de uma IBT. O ideal é que existam procedimentos para orientar os colaboradores como interagir com equipamentos e ferramentas tecnológicas.

Além disso, não ter uma priorização e análise de possíveis causas para problemas pode causar prejuízos no andamento do trabalho no resultado final. As reuniões precisam ser pontuais e devem motivar a descoberta de soluções específicas e não genéricas. 

Inovação

A inovação gera um diferencial competitivo e é essencial para agregar valor aos produtos e serviços de uma IBT. É possível aumentar a produtividade e a lucratividade das empresas por meio da constante gestão de ativos de propriedade intelectual, investimento em pesquisas e desenvolvimento de novos produtos. 

O Sebrae oferece, ainda, ações para promover o empreendedorismo e gerar valor para os pequenos negócios. Considere o apoio do Sebrae a sua IBT diante dos desafios atuais, com os programas de apoio às empresas de base tecnológica:

Agentes locais de Inovação – ALI: ajuda pequenas empresas a inovarem em seus produtos, serviços e processos, incluindo práticas sustentáveis e tecnológicas nas suas atividades diárias. Ao fazer parte do projeto, o empreendedor tem a colaboração de um especialista, o agente local de inovação, na implantação de soluções inovadoras para os problemas e desafios enfrentados pela empresa.

Transformação Digital: trata-se de um processo de implementação de uma estratégia digital de negócios. O Sebrae trabalha em conjunto com sua empresa integrando ações por meio da construção coletiva e de uma comunicação constante entre todos os envolvidos, para consolidar uma nova cultura, valores, estratégias e práticas associadas à transformação digital. 

Para saber mais, leia os textos a seguir:

Saiba o que você precisa para obtenção de financiamento - Sebrae

Capitalizar a empresa - Sebrae


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?