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Sat May 06 17:32:18 BRT 2023
Mercado e Vendas | MARKETING
Qual a importância do marketing digital nas redes sociais?

Fortalecer o posicionamento digital e ser autêntico é essencial para alcançar bons resultados nas redes sociais.

· Atualizado em 06/05/2023
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O Canal Empreender conversou com a mentora e palestrante de marketing digital para empreendedores e marcas, Aline Bak, sobre a importância de um bom posicionamento on-line e nas redes sociais.

Ter um bom posicionamento significa saber o que a marca deseja transmitir e qual a mensagem que ela quer passar para a sociedade. 

Além disso, é preciso entender que o foco das mídias sociais está no relacionamento e na interação. Ou seja, não adianta colocar várias fotos institucionais como se fosse um site.

Isso não funciona nas mídias sociais. Lembre-se que pessoas se conectam com pessoas. Então, além do posicionamento, é preciso se relacionar com o seguidor e humanizar o perfil do seu negócio.

Se você tem uma empresa, pense no que você pode falar sobre a dor do seu cliente. Ter uma figura humana trazendo conteúdos de valor é fundamental. Junto com isso, ouvir o que o seguidor está falando. 

O passo seguinte é entender qual demanda é importante: o que o público quer? Qual é a dor dele? Se você falar diretamente com o seu público-alvo, a chance de ter uma conversão é muito maior. Ou seja, sua empresa vai vender muito mais. 

Autenticidade é a chave do sucesso nas mídias sociais. Quando entendemos isso, fica mais fácil de se comunicar melhor que o nosso seguidor. Significa não querer imitar o concorrente, mas criar um conteúdo relevante e único para o seu seguidor. 

Você precisa gostar e se identificar com o assunto que você está falando. Nas redes sociais, é preciso frequência. Imagina se você não gosta do que está falando todos os dias? Não faz muito sentido e não vai atrair ninguém. 

Outro ponto interessante é ser específico. Ser genérico não conecta com o público. É preciso ir em cima de uma estratégia, se posicionar e ser autêntico. Isso é real porque gera identificação com os usuários das redes sociais.

Junto com autenticidade, está o acompanhamento das tendências. Por exemplo, se os vídeos estão gerando mais engajamento, você deve ajustar sua estratégia, fazer mais vídeos e menos artes. São detalhes que fazem toda a diferença na hora do seu perfil se destacar.

E quando falamos em engajamento, estamos falando de comentários, visualizações, publicações salvas e curtidas. O número de seguidores não deve ser o foco principal.

O seu objetivo deve ser criar relacionamento, um senso de comunidade em torno do seu negócio, com seguidores, que mesmo sendo poucos, engajem, curtam, comentem suas publicações.

Para isso, é preciso conversar com a sua comunidade. Somente assim, criando um relacionamento, é que você aumenta seu alcance e vendas. 

E, se você está iniciando no marketing digital, duas dicas podem fazer a diferença: primeiro, invista em um bom smartphone para realizar seus vídeos e imagens. Segundo, pense em produzir campanhas de anúncios. Elas trazem resultados no curto prazo e podem alavancar sua estratégia de marketing digital. 

Artigo escrito a partir do vídeo do Canal Empreender: Aqui tem vaga – Aline Bak.

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