Entenda a matriz de materialidade e os aspectos relevantes para definir sua estratégia ESG.

Se o assunto é sustentabilidade e ESG, uma ferramenta muito utilizada e que você precisa conhecer é a matriz de materialidade. Trata-se de um instrumento para identificar e priorizar as questões mais importantes para uma empresa e seus stakeholders.
Materialidade significa analisar quais questões são as mais importantes a serem abordadas pelas empresas. Além disso, a matriz permite gerar oportunidades de negócio por meio da identificação de temas relevantes para o negócio, possibilitando a geração de valor. Com a matriz, visualiza-se melhor quais são os pontos de destaque e que demandam priorização, engajamento, ação e investimento.
Engajamento dos stakeholders
O termo e o conceito de stakeholders se relaciona com qualquer indivíduo ou organização que, de alguma maneira, são impactados pelas ações de uma empresa. Traduzindo para o português, podemos entender como "parte interessada". Por exemplo: clientes, fornecedores, funcionários, comunidades e investidores são os principais stakeholders de uma organização.
Mas, você deve estar se perguntando: o que tem a ver matriz de materialidade e stakeholders? Tudo. A matriz de materialidade leva em consideração quais temas são os mais relevantes para os stakeholders. Ou seja, os pontos de maior preocupação da organização precisam ser definidos a partir dos interesses das partes interessadas.
Assim, no processo de aplicação da matriz de materialidade, os stakeholders devem ser entrevistados. O intuito é mapear e analisar o que eles consideram mais importante ou quais prioridades devem ser trabalhadas pela organização.
Matriz de materialidade
Como aplicar a matriz de materialidade no seu empreendimento?
O resultado esperado da matriz de materialidade é identificar os temas de alta prioridade tanto para stakeholders quanto para a empresa. Após visualizar potenciais questões de sustentabilidade, consideradas relevantes para a cadeia de valor de uma organização, você deve realizar uma análise a partir de duas óticas:
- Qual é o potencial de cada questão para impactar positiva ou negativamente o crescimento organizacional?
- Qual é a importância de cada questão para as partes interessadas?
Para a aplicação com foco na sustentabilidade e temas ESG, deve-se mapear, engajar e mobilizar os principais stakeholders da organização. Assim, por intermédio de entrevistas e reuniões, deve-se aplicar a matriz, buscando compreender e definir quais são as altas prioridades tanto para a empresa quanto para a rede das partes interessadas.
São essas questões, ações ou temas que devem ser priorizados no planejamento visando à geração de valor para o empreendimento. Lembre-se que uma análise de materialidade é uma metodologia que uma empresa pode usar para identificar e estimar possíveis ações de meio ambiente, social e governança (ESG) que possam impactar o negócio e seus stakeholders.
Para saber mais, leia os textos a seguir:
ESG: o que é e qual é a importância? Saiba aqui!
ESG possibilita rentabilidade para pequenos negócios inovadores
Foi um prazer te ajudar :)