this is an h1

this is an h2

Thu May 04 21:17:26 BRT 2023
Inovação | SUSTENTABILIDADE
Qual a relação da matriz de materialidade com ESG?

Entenda a matriz de materialidade e os aspectos relevantes para definir sua estratégia ESG.

· Atualizado em 04/05/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Se o assunto é sustentabilidade e ESG, uma ferramenta muito utilizada e que você precisa conhecer é a matriz de materialidade. Trata-se de um instrumento para identificar e priorizar as questões mais importantes para uma empresa e seus stakeholders.

Materialidade significa analisar quais questões são as mais importantes a serem abordadas pelas empresas. Além disso, a matriz permite gerar oportunidades de negócio por meio da identificação de temas relevantes para o negócio, possibilitando a geração de valor. Com a matriz, visualiza-se melhor quais são os pontos de destaque e que demandam priorização, engajamento, ação e investimento.

Engajamento dos stakeholders

O termo e o conceito de stakeholders se relaciona com qualquer indivíduo ou organização que, de alguma maneira, são impactados pelas ações de uma empresa. Traduzindo para o português, podemos entender como "parte interessada". Por exemplo: clientes, fornecedores, funcionários, comunidades e investidores são os principais stakeholders de uma organização.  

Mas, você deve estar se perguntando: o que tem a ver matriz de materialidade e stakeholders? Tudo. A matriz de materialidade leva em consideração quais temas são os mais relevantes para os stakeholders. Ou seja, os pontos de maior preocupação da organização precisam ser definidos a partir dos interesses das partes interessadas.  

Assim, no processo de aplicação da matriz de materialidade, os stakeholders devem ser entrevistados. O intuito é mapear e analisar o que eles consideram mais importante ou quais prioridades devem ser trabalhadas pela organização.

Matriz de materialidade

Como aplicar a matriz de materialidade no seu empreendimento?

O resultado esperado da matriz de materialidade é identificar os temas de alta prioridade tanto para stakeholders quanto para a empresa. Após visualizar potenciais questões de sustentabilidade, consideradas relevantes para a cadeia de valor de uma organização, você deve realizar uma análise a partir de duas óticas:

  • Qual é o potencial de cada questão para impactar positiva ou negativamente o crescimento organizacional?
  • Qual é a importância de cada questão para as partes interessadas? 

Para a aplicação com foco na sustentabilidade e temas ESG, deve-se mapear, engajar e mobilizar os principais stakeholders da organização. Assim, por intermédio de entrevistas e reuniões, deve-se aplicar a matriz, buscando compreender e definir quais são as altas prioridades tanto para a empresa quanto para a rede das partes interessadas. 

São essas questões, ações ou temas que devem ser priorizados no planejamento visando à geração de valor para o empreendimento. Lembre-se que uma análise de materialidade é uma metodologia que uma empresa pode usar para identificar e estimar possíveis ações de meio ambiente, social e governança (ESG) que possam impactar o negócio e seus stakeholders. 

Para saber mais, leia os textos a seguir:

ESG: o que é e qual é a importância? Saiba aqui!

ESG possibilita rentabilidade para pequenos negócios inovadores

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?