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Inovação | TECNOLOGIA INDUSTRIAL BÁSICA
Qual a relevância do planejamento estratégico para EBTs

O planejamento estratégico é importante para a organização e o crescimento das pequenas empresas da IBT.

· 22/11/2022 · Atualizado em 21/02/2023
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Ter um planejamento estratégico é vital para as pequenas empresas da IBT. Algumas etapas, como definição da missão, visão e valores, são básicas. Mas, para se chegar nelas é preciso responder às perguntas como: qual a razão da empresa? Por que ela foi criada? Como será a empresa quando atingir o crescimento planejado? 

O planejamento estratégico é uma prática fundamental baseada no estudo profundo da organização. É um processo contínuo de criação e implementação de estratégias, que visam a aumentar a eficácia organizacional, definir uma direção para a empresa e orientá-la a atingir seus objetivos. 

Podemos dizer que o planejamento estratégico é uma espécie de raio-X da empresa, que traz a razão de existir, as metas e os objetivos. Um bom planejamento estratégico vale tanto para microempreendedores quanto para empresários de pequenos negócios e microempreendedores individuais (MEI). 

Um planejamento completo avalia a estrutura organizacional e o ambiente externo: quem são os concorrentes, fornecedores, que decisões influenciam os clientes, além de cenários econômicos e políticos. Um outro ponto importante do planejamento estratégico é a definição da estrutura organizacional, quando é preciso apontar quem são os gestores e a equipe operacional. 

É fundamental ter claro os objetivos, que podem variar conforme a consolidação e o crescimento da organização. Por exemplo, algumas EBTs pretendem ser reconhecidas no mercado ou em determinado segmento; ou melhorar o atendimento aos clientes com ações de comunicação mais efetivas; ou ainda aumentar as vendas a partir de um fluxo de caixa redondo e uma equipe mais estruturada e bem treinada.

Afinal, o que a empresa ganha ao estabelecer um planejamento estratégico? Vejamos alguns benefícios: 

  • A empresa passa a ser mais proativa em vez de reativa em inúmeras situações.
  • A ajuda a estabelecer objetivos e metas realistas, que estão alinhados com a visão e a missão traçadas pela empresa.
  • Possibilidade de expansão do negócio, com abertura de novas unidades e até franquias.
  • Ampliação da equipe.
  • Testes e desenvolvimento de novos produtos e serviços.
  • Aumento das vendas e da lucratividade.
  • Adaptação do modelo de negócio. Um MEI, por exemplo, pode se tornar uma pequena empresa ao verificar que este é o melhor caminho para o seu negócio.

Outra vantagem que o planejamento estratégico pode trazer é o impulso ao market share e à lucratividade. As empresas podem obter informações valiosas sobre tendências de mercado, segmentos de consumidores e ofertas de produtos e serviços, fatores que podem impactar seu sucesso.

Ferramentas para elaboração do planejamento estratégico

O primeiro passo para estruturar um bom planejamento estratégico é analisar as condições da empresa, da equipe e do mercado. Deve-se avaliar o modelo de negócio adotado, os propósitos, valores, desafios, assim como a situação financeira. 

Geralmente, os instrumentos utilizados para essa análise são: os demonstrativos de resultados, fluxos de caixa, balanços patrimoniais, análises dos objetivos e resultados chaves, pesquisas de mercado e o diagnóstico empresarial.

A análise SWOT é uma ferramenta que pode ser aplicada para levantar as questões fundamentais a serem consideradas no  planejamento estratégico. SWOT vem do inglês e significa: forças (S), fraquezas (W), oportunidades (O) e ameaças (T). A metodologia consiste em identificar tais características da empresa de forma simplificada, dando maior visibilidade a cada um dos itens.

Para saber mais, leia os textos a seguir:

Planejamento estratégico para pequenas empresas - Sebrae SC 

Planejamento estratégico para pequenos negócios - Sebrae


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