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Inovação | SUSTENTABILIDADE
Qual é o papel da inclusão social nas microempresas

Diversidade e inclusão social estão dentro das práticas sociais da agenda ESG e são fundamentais para as micro e pequenas empresas.

· 31/10/2022 · Atualizado em 07/11/2022
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Inclusão, diversidade, engajamento, direitos humanos, relação com as comunidades, responsabilidade com os clientes, direitos do trabalhador, boas políticas e relações de trabalho são algumas das questões ligadas à letra S, que compõe a sigla ESG e significa Social. Em resumo, implementar boas práticas sociais significa cuidar das pessoas. 

Assim, gerar impacto na comunidade na qual as micro e pequenas empresas estão inseridas é altamente relevante. Especialmente para aquelas que possuem um grande número de clientes na vizinhança. A redução da desigualdade social passa a ser benéfica para os negócios. Quanto mais uma comunidade prospera, mais pessoas têm condições de consumir, e os negócios tendem a crescer.

Diante da importância socioeconômica, as micro e pequenas empresas podem ser agentes importantes para a inclusão social e produtiva do país. Quando falamos em inclusão social nas empresas, estamos tratando de incluir pessoas com deficiências, idosos, pessoas com orientações sexuais diversas, diferentes classes sociais, etnias, nacionalidade e muito mais.

Vantagens da diversidade e da inclusão social nas empresas

Muitas pessoas confundem inclusão com diversidade. A diversidade diz respeito à representação demográfica de negros, pessoas com deficiências, LGBTQIA+, mulheres, entre outros. Para desenvolver a inclusão dentro da empresa, é preciso contar com diferentes colaboradores, ou seja, ter diversidade. Empresas que estimulam e praticam tanto a diversidade quanto a inclusão social têm as seguintes vantagens:

  • Equipes mais criativas: ao unir diferentes pensamentos e culturas, as empresas proporcionam experiências que permitem a convivência e a troca de ideias, promovendo aprendizado, a criatividade e a inovação;
  • Maior vínculo com o negócio: os colaboradores sentem-se mais atraídos e comprometidos com os propósitos da empresa.
  • Melhor ambiente e relacionamento entre as pessoas: uma empresa inclusiva promove ações que estimulam os relacionamentos. Isso faz com que as pessoas alinhem seus objetivos pessoais com as metas do negócio.
  • Visibilidade da empresa: empresas que promovem a inclusão social ganham mais visibilidade tanto para clientes quanto para investidores.

Práticas que podem ser adotadas pelas pequenas empresas 

Primeiramente, a empresa deve desenvolver uma cultura de diversidade e inclusão social, ou seja, deve começar no seu ambiente interno, com colaboradores e gestores. Encontros e palestras são exemplos de ações que podem ser realizadas inicialmente. 

A organização deve colocar a inclusão social como parte dos valores da empresa. Ela pode ser até um indicador social, que deverá ser analisado continuamente. Além disso, é necessário revisar o processo de contratação de colaboradores da empresa e suas ferramentas de comunicação.

De nada adianta a empresa estruturar um processo de inclusão social se toda a equipe estiver à margem do processo. Por isso, o terreno deve ser preparado para que as ações de inclusão sejam eficientes e permanentes. O papel do líder é fundamental. Ele deve ter uma postura transparente e acolher culturas e contextos sociais diferentes.

O passo seguinte é ter um plano estruturado. Para isso, deve-se elaborar um processo de seleção e contratação inclusivo, cuidando de requisitos e linguagem de comunicação. Outro ponto interessante é pensar e planejar um espaço de trabalho inclusivo a todo tipo de pessoas, verificando estrutura, mobilidade nas salas, banheiros, elevadores.

Lembre-se que a inclusão deve ser permanente e não pontual. Trata-se de um processo e de uma mudança de cultura organizacional. Por isso, as práticas sociais devem estar atreladas ao propósito e às estratégias do negócio.

Para saber mais, leia os textos a seguir:

ESG: o que é e qual é a importância? Saiba aqui!

ESG possibilita rentabilidade para pequenos negócios inovadores


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