this is an h1

this is an h2

Mon Jul 31 14:02:10 BRT 2023
Mercado e Vendas | ANÁLISE DE TENDÊNCIA
Qual setor do varejo é responsável pelo crescimento do mercado?

Conheça os números divulgados durante a Retail’s Big Show 2023 e saiba quais foram os setores do varejo que fizeram os mercados do Brasil e EUA crescerem

· Atualizado em 31/07/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Dados divulgados durante a NRF Retail’s Big Show 2023, realizada em Nova Iorque, comparam os mercados do varejo nos Estados Unidos e no Brasil.

Um estudo comparativo entre 2000 e 2022, que usa dados do Censo Bureau, mostra que houve uma evolução das vendas no varejo geral norte-americano, que passou de uma base de 100 para 256.

O setor de duráveis permaneceu estagnado a maior parte do tempo nesse período e teve uma leve recuperação após a pandemia de covid-19, chegando a uma base de 129.

As lojas de departamento, por sua vez, tiveram o pior desempenho entre todos os setores, com uma forte queda de 41% em igual período. Um dado que chama a atenção é o crescimento do setor de clubes de atacado - semelhante aos nossos atacarejos - com evolução de 100 para 427.

No mesmo período, a evolução do varejo brasileiro teve uma evolução bem mais tímida que a dos EUA. A base do nosso setor como um todo passou de 100 para 196.

Em relação ao e-commerce, é importante destacar que, nos EUA, mesmo antes da pandemia, esse formato já era bastante forte: em 2020, por exemplo, as vendas somaram US$ 232,2 bilhões, segundo dados da Statista e do Ebit. Em 2022, o setor faturou US$ 904,9 bilhões, o que representa um aumento de 289,7%.

No Brasil, o e-commerce ainda está muito aquém disso, mas o crescimento do setor aqui no país foi superior ao do mercado norte-americano no período da pandemia, passando de US$ 11,5 bilhões para US$ 37,9 bilhões entre 2019 e 2022, considerando uma taxa de câmbio de R$ 5,30, o que representa um crescimento de 229,5%.

No mesmo período, o e-commerce nos Estados Unidos teve um crescimento de 63,9%, de US$ 552,1 bilhões para US$ 904,9 bilhões. Marcos Gouvêa de Souza, fundador e CEO da Gouvêa Ecosystem, analisa que “as diferenças são significativas, mas se compararmos o crescimento relativo no e-commerce no Brasil entre 2019, antes da pandemia, e 2022, ele é significativamente maior do que o que aconteceu na realidade norte-americana”.

Acompanhe a série Estudos & Notícias (Os impactos da alta nas taxas das maquininhas; 61% dos brasileiros preferem e-commerce ao varejo físico; Em 2022, as PMEs do e-commerce brasileiro movimentaram R$ 2,7 bi; Qual setor do varejo é responsável pelo crescimento do mercado nos EUA e no Brasil?).

Aproveite e inscreva-se para os nossos cursos EaD Comunicação e relacionamento com seus clientes e Potencialize suas vendas entendendo a jornada do consumidor.

Fonte: NRF Retail’s Big Show 2023

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?