this is an h1

this is an h2

Mon Apr 10 03:40:10 BRT 2023
Inovação | INOVAÇÃO EM NEGÓCIOS DIGITAIS
Qualidade de vida em movimento em tempos de coronavírus

Academia de fitness e natação dribla a pandemia criando atividades on-line para os alunos e reforça o engajamento da marca.

· Atualizado em 10/04/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

O decreto do Governo do Distrito Federal em 15 de março de 2020, que interrompeu as atividades nas academias de ginástica, foi tratado como oportunidade pela academia D´STAK, localizada em Brasília, para aumentar a aproximação e prestar novas formas de atendimento aos seus clientes.

“Com a notícia, imediatamente entramos em contato com toda equipe, comunicamos os alunos sobre a paralisação e criamos o programa Qualidade de Vida em Movimento – Saúde e Bem-Estar na Sua Casa. Começamos então a produzir, gravar os vídeos e compartilhá-los em nossas redes sociais na terça-feira, 17 de março”, informa Renata Brasil, diretora da D´STAK. 

O programa Qualidade de Vida em Movimento foi além da disponibilização de atividades físicas para fazer em casa e buscou promover momentos de descontração, bem-estar e alegria, tornando os dias mais leves. Além dos exercícios, atividades físicas e desafios, também contou com aulas, destinadas a todos os alunos e suas famílias, dos bebês à melhor idade. 

Essas aulas eram divulgadas diariamente nas redes sociais e WhatsApp, incluindo quatro lives semanais nas modalidades Fitness, Tai Chi Chuan, Tao Fight - Luta com Funcional e Kung Fu e até sobre natação de bebês, com exercícios adaptados da água para o solo, de fácil execução.

“As atividades físicas são essenciais nesses tempos da covid-19. Sua saúde mental agradece, assim como atenua a sensação de confinamento. A equipe de coaches diariamente envia vídeos curtos para diversos perfis de alunos (bebês, crianças, adolescentes, adultos e idosos) e também incentiva que você convide os membros de sua família! É um cuidado com o outro, pelo outro e para o outro.”

Daniela Francescutti, aluna.

Para os alunos acima de 60 anos, com maior dificuldade em acessar redes sociais, foi criado um material personalizado, com dois treinos em videoaula e um E-book, com manual e fotos dos movimentos. Como forma de reforçar o incentivo, os professores estão disponíveis para tirar dúvidas ou auxiliar na execução dos exercícios por videochamada. 

Os profissionais fazem ainda acompanhamento dos alunos, para identificar necessidades específicas e formas de melhorar o atendimento. Para aqueles que tiveram seu orçamento familiar afetado pela crise, a empresa oferece renegociação dos pagamentos e prazos.

Para minimizar o impacto nos custos, todas as ações foram implantadas com a equipe da academia, desde a gravação, edição, arte, escolha das músicas, sem necessidade de contratações de serviços externos.

Operação em tempos de coronavírus 

No início da crise e antes da interrupção das atividades, a academia, que já adotava práticas de higienização constante de toda a área e equipamentos, aumentou a frequência da limpeza (dos corrimões aos registros dos chuveiros, por exemplo), que passou a ser realizada com álcool 70% a cada 30 minutos, e liberou o acesso dos usuários sem a identificação com digital nas catracas. Além disso, circularam comunicados de orientação e conscientização sobre a proliferação do vírus e disponibilizaram suportes para oferecer álcool em gel. 

Para manter os contratos de trabalho e, ao mesmo tempo, promover o engajamento com as novas atividades, a academia adotou algumas ações relacionadas ao pessoal.

No primeiro momento, as gravações dos vídeos foram realizadas de forma separada, em pequenos grupos e horários diferentes, respeitando as orientações da OMS (Organização Mundial de Saúde) , na área da D’STAK.

À medida em que o decreto prolongou o prazo de fechamento das academias, foram concedidas férias a uma parte da equipe, com posterior prorrogação.

Como a maior parte do trabalho poderia ser realizada em home office, como as gravações dos vídeos por exemplo, definiu-se naquela época uma jornada de trabalho, para que todos permanecessem ativos. Dessa forma, 50% da equipe trabalhou em regime de home office e 50% entrou em férias. Os colaboradores que faziam parte ou conviviam com pessoas do grupo de risco, ficaram isentos das atividades. 

“É um momento muito diferente de tudo que já vivemos. Apesar de tudo, foi uma ótima oportunidade de unir ainda mais a equipe, estreitar laços e descobrir talentos. Despertamos para muitas coisas que na rotina passavam despercebidas, ganhamos conhecimento e com certeza mudamos; vamos aprimorar e buscar melhorar, proporcionar novidades”, conclui Renata Brasil.

Com a opinião, os clientes 

A D´STAK considera que os feedbacks positivos dos alunos e familiares e seu envolvimento nas redes sociais são resultados colhidos com as ações.

A seguir, conheça alguns depoimentos que mostram a importância das ações realizadas pela academia em tempos de isolamento social:

"Meninas queridas! Vi agora esse vídeo e chorei que nem criança... vocês são muito especiais na minha vida, e nem sei como agradecer tanto carinho! Eu estou em casa, bem de saúde, fazendo alguns exercícios, como caminhada (no corredor) e alguns respiratórios. Não conseguia fazer aqueles que a turma do Fitness tem mandado, por medo de serem exagerados para mim. Mas esses exercícios que vocês mandaram especialmente para mim vou fazer TODOS! Neste período de pandemia, todos têm colaborado lindamente com a nossa saúde física e mental.? Agradeço aos céus a oportunidade de estar com vocês há mais de vinte anos.”

Sueli Machado, 73 anos, aluna Aquafitness.

“Eu já disse que vocês são um espetáculo? Obrigada por segurarem a ponta nesse momento tão crítico para todo o mundo. A D'STAK é a melhor companhia nessa quarentena, as melhores pessoas, nos mandando atividades possíveis de fazer em casa, para não deixar ninguém parado! Nem minha filha de 9 meses ficou fora do planejamento!"

Mauricio Homem, pai dos alunos Liz (9 meses) e André (4 anos).

Conheça nosso curso de Inovação Pós Pandemia

 

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?