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Fri Mar 31 01:16:40 BRT 2023
Inovação | INOVAÇÃO EM NEGÓCIOS DIGITAIS
Realidade aumentada facilita vendas no comércio e engaja clientela

Saiba como a realidade aumentada permite que pequenas lojas de comércio eletrônico chamem mais a atenção do consumidor e alavanquem negócios.

· 24/03/2023 · Atualizado em 31/03/2023
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As experiências de compra imersivas atraem cada vez mais consumidores em compras on-line, que usam a realidade aumentada para experimentar móveis na própria sala ou um batom em uma fotografia pessoal. Para ter acesso a essa tecnologia, basta usar a câmera do smartphone, algo que os mais jovens já procuram na hora de buscar um produto na internet.

Segundo o relatório Snapchat “Geração Z em 2022: Cultura, comércio e conversas no Brasil", 93% do público de 13 a 24 anos, a chamada geração Z, demonstra interesse em usar a realidade aumentada nas compras. Essa população representa 24% dos brasileiros, ou praticamente um a cada quatro, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Ainda, 80% dos entrevistados enxergam a ferramenta como uma forma de tornar a vida do consumidor mais fácil, seja pelo acesso a informações, seja por experimentar produtos de forma on-line. Investir nesse tipo de tecnologia torna a experiência do cliente mais interativa e coloca o consumidor como foco da compra, o que facilita a venda em qualquer negócio.

Como funciona

A realidade aumentada passou a ser conhecida a partir dos códigos QR, que são lidos pelas lentes de celulares e direcionam o usuário a um link, que pode trazer mais informações, mapas, vídeos ou fotos sobre um produto. Um exemplo bastante comum a partir da pandemia de covid-19 são os cardápios virtuais em bares e restaurantes, acessados via celulares por códigos em expositores da cada mesa, o que evita que um mesmo menu passe pelas mãos de várias pessoas e reduz o risco de contaminação cruzada.

Com o tempo, outras formas de utilização foram criadas. Há marcas de tintas de parede que permitem que o usuário entre no site, carregue uma foto da própria casa (upload) no site e faça testes de como ficaria a residência em várias das cores disponíveis, sem que se gaste tempo ou mesmo um centavo para isso.

Lojas ou fabricantes de móveis também permitem que potenciais clientes tirem uma foto de um canto vazio da sala, por exemplo, no qual se pode testar diferentes tipos de sofás e poltronas à venda. Com roupas ou calçados, o consumidor também pode "experimentar" a peça em uma foto própria, para ver, por exemplo, se combina com a calça ou vestido que pretende usar como parte do look.

O mesmo se aplica a armações de óculos que a pessoa deseja comprar, que podem ser testadas em uma foto do cliente. Ainda, a indústria de beleza oferece a opção de aplicar sombras, batons, cílios postiços e demais itens de maquiagem.

Vantagens

Além de encantar o consumidor e aumentar a chance de fechar uma venda, a realidade aumentada aumenta o engajamento do cliente. É possível disponibilizar filtros para que ele compartilhe, em redes sociais, os testes que faz com diferentes tipos de óculos, para ouvir as opiniões dos seguidores.

Outro ponto relevante é que a competição no comércio eletrônico é grande. Com o uso de realidade aumentada, o empreendedor garante um maior tempo de navegação do cliente em seu site, o que influencia o ranqueamento e a relevância da loja nas pesquisas do Google.

A experiência imersiva com realidade aumentada, normalmente, encanta o consumidor, o que torna mais provável que ele volte a comprar no seu e-commerce ou mesmo o indique a amigos que desejam produtos semelhantes. Vale lembrar que a coleta de dados de hábitos e necessidades do consumidor aumenta em quantidade, conforme ele passa mais tempo no site. Assim, é possível oferecer descontos em produtos específicos ou, caso a pessoa indique que ficou em dúvida, para a compra de mais de um item de modelos diferentes.

Por fim, um cliente que experimenta uma peça, mesmo que virtualmente, tem menor chance de se arrepender da compra. Assim, a realidade aumentada diminui custos com devoluções e trocas de produtos.

Como investir

Existem startups que oferecem várias ferramentas de realidade aumentada de acordo com o segmento, que vão desde educação, passam pelo turismo e chegam ao comércio. Alguns marketplaces também já oferecem essa função aos parceiros, o que facilita testes até mesmo para conhecer o impacto da funcionalidade entre os clientes do seu ramo.

Casos de sucesso

Entre as grandes marcas, há exemplos que demonstram os resultados que a realidade aumentada pode gerar. A empresa francesa do setor de luxo Christian Dior lançou modelos de tênis B27, com a possibilidade de que clientes os experimentassem somente ao apontar a câmera do celular para os próprios pés. Foram mais de 2,3 milhões de visualizações orgânicas, o que impulsionou as vendas.

Várias marcas de saúde e beleza, como a MAC, permitem que as usuárias testem cores de batons ou de sombras quando acessam a ferramenta de realidade aumentada com a câmera do celular no modo selfie. Já a varejista norte-americana American Eagle, de roupas e acessórios, digitalizou várias peças do catálogo e criou um provador virtual que gerou US$ 2 milhões em vendas (R$ 10,7 milhões de reais na cotação da primeira semana de janeiro de 2023).

São resultados que fazem brilhar os olhos de todo empreendedor, que precisa estar atento às novidades.

A realidade aumentada faz crescer também as vendas e a clientela.

Saiba mais sobre o tema:

Como pequenas empresas podem utilizar a realidade aumentada

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