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Inovação | INOVAÇÃO
Realidade aumentada na indústria

Uso da realidade aumentada melhora gestão de recursos humanos e materiais, dinamiza as vendas e aumenta a lucratividade na indústria.

· 24/02/2023 · Atualizado em 11/04/2023
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Conhecida mais pela sua aplicação em jogos (como o Pokémon GO), aplicativos e por filmes de ficção científica, a realidade aumentada (RA) – expansão do espaço físico com elementos virtuais – vem se tornando cada vez mais uma realidade na indústria para manter a competividade do setor.  

A primeira referência ao conceito de realidade aumentada (RA) surgiu em 1962, quando o cineasta americano Morton Heilig construiu uma máquina com tecnologia multisensorial imersiva a que denominou Sensorama. 

Em 1968, o cientista e pioneiro da internet Ivan Sutherland desenvolveu o primeiro Head Mounted Display (HMD), um dispositivo usado na cabeça ou em um capacete, com um display óptico em frente de um (HMD Monocular) ou de cada olho (HMD Binocular). 

Mas o termo ‘realidade aumentada’ só foi criado em 1992 pelo pesquisador Tom Caudell, da empresa Boeing. Ele percebeu que os operários perdiam muito tempo na montagem das aeronaves, já que precisavam interpretar as instruções. Foi então que ele identificou a possibilidade de utilizar um monitor que os guiasse durante a instalação, cunhando o conceito de RA.  

Atualmente, a realidade aumentada tem diversas aplicações na Indústria de Base Tecnológica (IBT), ou Indústria 4.0, ajudando a otimizar processos e diminuir o tempo de produção, bem como unificar o processo de montagem e fazer a manutenção de equipamentos.  

Vamos conhecer algumas dessas aplicações. 

  • Treinamento – a RA permite o treinamento de funcionários antes de realizarem suas funções na prática. Uma peça, por exemplo, pode ser montada virtualmente, passo a passo, até que o funcionário tenha habilidade de executar o processo. 
  • Manutenção – máquinas complexas necessitam de funcionários especializados, que nem sempre trabalham em período integral. Em casos de manutenção emergencial, um técnico especializado pode fazê-la remotamente ou orientar um outro funcionário no local.  
  • Racionalização – a RA pode escanear máquinas enquanto estão trabalhando, possibilitando prever a necessidade de manutenção sem precisar parar o maquinário antecipadamente. 
  • Suporte visual – os usuários de determinado produto também podem se beneficiar da RA, inserido como complemento visual do manual de instruções, evitando a manutenção desnecessária de produtos montados erroneamente. 
  • E-commerce – o uso de RA nas vendas digitais vem crescendo cada vez mais e se tornando uma prática comum de grandes empresas. A Nike, por exemplo, permite que os usuários testem roupas e sapatos por meio de RA. Assim, os consumidores experimentam o produto antes de pagar por ele. Amazon, Ikea, Alibaba, Northface e Shopify também usam realidade aumentada no e-commerce 

O uso da realidade aumentada na indústria, por meio de treinamento e checklists, aumenta a segurança no trabalho, reduz desperdícios ao otimizar processos e permite satisfazer melhor os usuários.  

A Indústria de Base Tecnológica (IBT) tem trazido processos industriais para o mundo digital, mesclando o melhor das duas realidades para agregar valor aos produtos e aos métodos e processos.  

Segundo um relatório do Boston Consulting Group (BCG), a realidade aumentada é uma das dez tecnologias que definem se uma indústria está na categoria 4.0. O relatório informa ainda que a Indústria 4.0 promoverá um aumento de produtividade, com redução de custos nos processos, tendo como resultante melhor utilização de recursos e economia de energia.  

A tecnologia vem se aproximando cada vez mais do contexto real das indústrias. A utilização de realidade aumentada na indústria traz melhorias à gestão dos recursos humanos e materiais, dinamiza as vendas, melhora a lucratividade e também contribui para o cuidado do meio ambiente, facilitando testes sem gerar resíduos nem efluentes. 

Apesar do frenesi atual em relação ao metaverso, as tendências da tecnologia em um futuro próximo apontam para as realidades virtual e aumentada, ao menos no setor industrial. E, para isso, as empresas precisam se conectar a hubs de inovação e estabelecer contato com startups para identificar as novidades que resolverão os problemas de cada negócio. 

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 Fonte: imagem própria do consultor.

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