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Mercado e Vendas | NEGÓCIOS DIGITAIS
Redes sociais que podem fazer a diferença no seu negócio digital

Veja três redes sociais que não podem passar despercebidas na sua estratégia de posicionamento digital: LinkedIn, Pinterest e Telegram.

· 18/07/2022 · Atualizado em 20/08/2022
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A presença digital tornou-se um pré-requisito para quem quer empreender nos dias de hoje. O Brasil tem 165 milhões de usuários de internet. Aparelhos celulares com conexão on-line são 224 milhões (Digital 2022 Brazil). Para atrair mais clientes e conseguir bons resultados, você precisa estar no ambiente on-line. 

E, nesse cenário, as redes sociais se tornaram os melhores locais para marcar e fortalecer a presença digital. São 171 milhões de brasileiros nas redes sociais. As possibilidades são as mais variadas. Existem redes sociais com foco no texto, na imagem, em vídeos e até no ambiente profissional. 

Seu negócio não precisa estar em todas as redes sociais. Para saber quais são as ideais e mais estratégicas, você precisa conhecer as características e funcionalidades de cada uma e o perfil do seu cliente. Às vezes, existe uma plataforma que você não tem muito costume de usar. Mas, ela pode ser o local ideal para o seu público e para os objetivos do seu negócio.

Existem três redes sociais que, algumas vezes, passam despercebidas porque não são tão populares como o Facebook, Instagram, Youtube e WhatsApp. No entanto, cada uma tem o seu potencial e pode ser uma escolha perfeita para o seu negócio. Vamos conhecê-las! 

LinkedIn

É uma rede social voltada para o mundo dos negócios, ótima escolha para empresas que vendem para outras organizações. Nela, é possível criar conteúdo em formatos variados, como imagens, vídeos, textos e artigos. Tudo é indexado pelo Google. Os anúncios também são permitidos na plataforma. 

O LinkedIn foi criado em 2003 para que profissionais de todo o mundo pudessem compartilhar informações sobre carreiras e mercado de trabalho. No Brasil, são mais de 52 milhões de perfis na rede social (Digital 2022 Brazil). Além dos perfis pessoais, existem os perfis corporativos ou as Company Pages. Ali, as empresas colocam seu tamanho, a descrição do seu negócio e, também, podem divulgar vagas de emprego. 

Pinterest

É uma rede social de inspiração, mas, principalmente de pesquisa. Seu algoritmo busca as palavras-chave para apresentar o conteúdo para os usuários. Então, é fundamental investir em SEO (Search Engine Optimization). No nome do perfil e nas descrições, por exemplo, coloque as palavras-chave do seu negócio. 

Para se destacar no Pinterest, você precisa ter conteúdo de qualidade nos seus quadros. Vale apostar em boas imagens e conteúdo com links, para auxiliar o consumidor na sua decisão de compra. A plataforma também oferece muitas ferramentas e estratégias de publicidade. Invista na otimização do seu perfil para alcançar mais pessoas com seus anúncios. 

Telegram

Tem funções parecidas com o WhatsApp. É um aplicativo de mensagens, mas com funcionalidades mais desenvolvidas, em questões de privacidade, segurança e alcance de público maior. Seu armazenamento é feito todo em nuvem.

É possível criar um canal de comunicação oficial, onde você alimenta a sua base de contatos de forma frequente. Os grupos do Telegram podem ter até 200 mil membros e as conversas são criptografadas de ponta a ponta. 

Esses grupos permitem uma interação unilateral, ou seja, você pode enviar conteúdos para grupos específicos. No Telegram, você pode investir em marketing de conteúdo, usar hashtags, editar mensagens, fazer buscas por datas e utilizar bots, robôs virtuais. Com os bots, você pode fazer um atendimento mais ágil e pode programar suas publicações de acordo com seu calendário de postagens.

O aplicativo se caracteriza como mensageiro e tem como objetivo reunir comunidades. Por esse motivo, não é possível fazer anúncios no Telegram. 

Percebe-se que toda rede social tem suas peculiaridades. Faça testes para descobrir quais funcionalidades se adequam melhor ao seu negócio e ao seu cliente. Você pode se surpreender com as redes listadas nesse texto.

Para saber mais, confira o conteúdo a seguir:

5 dicas l Como atrair clientes usando as redes sociais

Curso on-line ao vivo – Up Digital


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