this is an h1

this is an h2

Mon Mar 06 01:30:07 BRT 2023
Inovação | AUMENTO DA EFICIÊNCIA PRODUTIVA
Robôs são aposta para aumentar produtividade na construção civil

Conheça os robôs, equipamentos tecnológicos que geram segurança para trabalhadores, processos mais enxutos e integração na gestão de obra da construção civil

· Atualizado em 06/03/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

A implementação de tecnologias como machine learning e inteligência artificial ainda engatinha na construção civil, mas precisa estar no radar de empresas e construtoras do setor.

As construtechs, ou startups na construção, buscam criar robôs que visem desde a redução da participação humana em atividades de risco até soluções autônomas, sem qualquer intervenção de trabalhadores.

Um exemplo um pouco mais conhecido são robôs que avaliam áreas automaticamente para fazer perfurações, de forma integrada a um modelo BIM (Building Informations Modeling). O mais comum, porém, são equipamentos acionados por controle humano ou programação pré-definida.

Startups

De acordo com números de junho da Associação Brasileira de Startups (Abstartups), há cerca de 22 mil empresas inovadoras no Brasil, das quais aproximadamente 400 são construtechs. O número corresponde a apenas 1,8% do total e não fica nem entre os dez principais segmentos em tecnologia.

Algumas construtoras até mesmo fazem parcerias com startups, para que desenvolvam soluções para vendas ou incorporações, de modo a reduzir os custos e o preço de moradias.

Vantagens

Vale lembrar que há espaço para soluções do tipo no canteiro de obras, para aumento da produtividade, redução de desperdícios, diminuição do número de acidentes no trabalho, agilização de processos, entre outras demandas. 

Conforme a Associação de Robôs Industriais do Japão, há seis categorias diferentes de robôs, que podem ser aplicadas em diversos setores:

1 - Manipulador

Um operador dá comandos para que o equipamento funcione, como em um controle remoto ou de videogame.

2 - Playback 

Um operador executa tarefas com controle manual, até que o maquinário memorize e passe a fazer os movimentos automaticamente.

3 - Controle numérico 

É preciso introduzir uma programação de robôs, para que executem tarefas sempre de forma igual.

4 - Inteligente

Equipamento que pode usar aprendizagem da máquina e inteligência artificial para executar tarefas, independentemente de variações no ambiente. Pode, por exemplo, aprender o melhor momento para uma parada de manutenção que evite problemas mais sérios.

5 - Sequência fixa

As ações dos robôs ocorrem sucessivamente, por comando predeterminado e repetidamente.

6 - Sequência variável 

É a evolução do robô que executa uma mesma tarefa, para que tenha funções adicionais e diferentes.

Desafios

Construtoras e empresas do setor costumam trabalhar com estrutura enxuta e controle de custos, o que muitas vezes é um empecilho para testes que possam gerar resultados melhores ou mesmo cortes de custos no futuro. A falta de qualificação de mão de obra também é uma preocupação.

No entanto, é preciso conhecer as tendências da área e investir em soluções hightech, que integrem ao máximo os processos de forma on-line.

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?