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Fri Jun 02 17:53:45 BRT 2023
Mercado e Vendas | POSICIONAMENTO
Sabia que as marcas devem ter um “tom de voz”?

A forma como a marca se apresenta é tão importante como a maneira como nos mostramos como indivíduos.

· Atualizado em 02/06/2023
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O tom de voz da marca é a forma como ela conversa com o público, deixando claro seus objetivos, visão, missão e tudo aquilo em que acredita. Como principais vantagens, percebemos um aumento de autoridade, conexão verdadeira com o cliente e diminuição dos ruídos de comunicação.

O tom de voz inclui as palavras e a identidade visual que você escolhe para a sua marca, e que devem ser utilizados em todos os formatos de conteúdo. Isso inclui e-mails, landing pages, anúncios, postagens nas redes sociais, blog, entre outros.

As palavras e imagens que você usa moldam a forma como seus clientes enxergam sua marca.

Pense em criar uma personalidade para a sua marca – como ela deve "falar" com os outros? Que mensagem deve passar?

Adotar um tom de voz único pode ajudar a:

  • Superar a concorrência;
  • Construir autoridade;
  • Gerar conversas com o público.

Como encontrar o tom de voz do seu negócio?

  1. Defina seus valores

Para definir seus valores, reflita sobre o que torna a sua empresa única e o que sua marca representa.

Para definir seus valores, você precisa fazer duas coisas:

  • Criar uma declaração de missão;
  • Estabelecer uma arquitetura de mensagem.

Criar uma declaração de missão:

Escreva uma declaração de missão concisa que mostre aos clientes quem você é, com o que você se importa e o que sua marca faz para atingir seus objetivos.

Declarações de missão fortes devem responder a estas perguntas:

  • Quais são os objetivos da sua empresa?
  • Como você planeja atingir seus objetivos?
  • Quem é seu público-alvo?
  • Pelo que você deseja que sua empresa seja conhecida?

Anote suas respostas e atue junto a seus stakeholders para criar uma declaração de missão que faça sentido.

Estabelecer uma arquitetura de mensagem:

A arquitetura de mensagens da marca alinha a forma de comunicação e os seus valores. Trata-se de um conjunto de objetivos comunicacionais (geralmente, uma lista de termos, frases e declarações).

Por exemplo: sua arquitetura de mensagem pode incluir objetivos como "amigável e divertido" ou "profissional e formal".

  1. Defina o tom de voz da sua marca

Depois de determinar o "por que" que está por trás da sua empresa, pode começar a criar um tom de voz que seja único.

Para começar, pense em adjetivos que descrevam o tom desejado.

Você pode usar as quatro dimensões do tom de voz criadas pelo Nielsen Norman Group para entender em qual categoria a sua marca se encaixa:

  • Engraçada X séria.
  • Formal X casual.
  • Respeitosa X irreverente.
  • Entusiasmada X prática.

Você também pode usar as "palavras de tom de voz" para definir como você deseja que sua marca se comunique:

  • Formal X casual

Usar um tom formal pode ajudar a dar mais autoridade à sua marca, mas também pode parecer muito impessoal. A linguagem casual, por outro lado, pode criar uma sensação de personalidade e proximidade. No entanto, usar um tom muito casual no contexto errado pode fazer você parecer pouco profissional.

  • Engraçado X sério

Ao escolher entre um tom engraçado e um tom sério, lembre-se de que um tom de voz engraçado não serve para todas as empresas e que o humor não deve atrapalhar a comunicação com seu público.

  • Respeitoso X irreverente

É bom ser respeitoso com seu público, mas é importante não exagerar. Você pode soar pouco genuíno se tentar sempre agradar a sua audiência. Usar um tom irreverente, por outro lado, pode fazer sua marca parecer mais confiante e divertida. Só tome cuidado para não intimidar ou ofender seu público.

  • Entusiasmado X prático

Um tom entusiasmado pode fazer uma marca parecer mais amigável. No entanto, quando usado em momentos inadequados, pode acabar irritando seu público.

Enquanto isso, a linguagem prática dá uma sensação de honestidade e simplicidade. E quando mal executado, pode soar como indiferente ou sem personalidade.

  1. Observe seu público

Os consumidores esperam que as marcas entendam suas necessidades e expectativas. Uma ótima maneira para conhecer seus clientes é descobrir quais redes sociais eles usam e como interagem uns com os outros.

Reserve um tempo para analisar os resultados. As pessoas estão dizendo coisas positivas sobre a sua marca? E os comentários negativos, o que dizem? Identificou alguma tendência?

Se a sua marca é nova no mercado ou você não obteve muitos resultados dessa forma, também é possível realizar a busca com as marcas dos seus concorrentes.

Analise como o seu público se comunica

Os grupos do Facebook são uma ótima fonte de informação e inspiração.

Para descobri-los, acesse o Facebook e digite sua palavra-chave na barra de pesquisa.

Participe dos grupos que considerar relevantes e repare como os membros falam sobre as marcas do seu setor e como eles interagem.

Algumas questões que devem ser consideradas ao analisar o tom de voz da sua audiência nas redes sociais:

  • Eles falam formal ou casualmente?
  • Usam emojis?
  • Que tipo de gíria falam?
  • Eles falam diretamente com as marcas?
  • De que geração são?
  • Do que gostam?
  • Do que não gostam?

Tenha em mente que isso não é algo que você deva fazer apenas uma vez. As tendências nas redes sociais mudam constantemente, assim como as gírias utilizadas pelas pessoas.

  1. Crie e implemente diretrizes de tom de voz

Para implementar com sucesso seu tom de voz, defina diretrizes de marca claras. Revise-as de vez em quando, especialmente quando houver alguma mudança no seu público-alvo.

Escreva as diretrizes já no tom de voz que você escolheu para sua marca – isso servirá como um exemplo de como usá-las corretamente ao escrever.

Inclua exemplos de usos adequados e inadequados do seu tom de voz para deixar claro aos membros de sua equipe o que fazer e o que deve ser evitado.

É importante que as suas diretrizes incluam:

  • Informações sobre o seu público-alvo e seu tom de voz;
  • A atitude da sua marca em relação ao seu público (quão formal ou casual ela deve ser);
  • Os valores da sua marca;
  • Sua declaração de missão;
  • A arquitetura da mensagem;
  • Vocabulário que deve ser utilizado e evitado;
  • Regras gramaticais.

Depois de criar o seu guia de estilo, compartilhe-o com o restante das equipes da empresa.

Saiba mais:

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