A forma como a marca se apresenta é tão importante como a maneira como nos mostramos como indivíduos.

O tom de voz da marca é a forma como ela conversa com o público, deixando claro seus objetivos, visão, missão e tudo aquilo em que acredita. Como principais vantagens, percebemos um aumento de autoridade, conexão verdadeira com o cliente e diminuição dos ruídos de comunicação.
O tom de voz inclui as palavras e a identidade visual que você escolhe para a sua marca, e que devem ser utilizados em todos os formatos de conteúdo. Isso inclui e-mails, landing pages, anúncios, postagens nas redes sociais, blog, entre outros.
As palavras e imagens que você usa moldam a forma como seus clientes enxergam sua marca.
Pense em criar uma personalidade para a sua marca – como ela deve "falar" com os outros? Que mensagem deve passar?
Adotar um tom de voz único pode ajudar a:
- Superar a concorrência;
- Construir autoridade;
- Gerar conversas com o público.
Como encontrar o tom de voz do seu negócio?
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Defina seus valores
Para definir seus valores, reflita sobre o que torna a sua empresa única e o que sua marca representa.
Para definir seus valores, você precisa fazer duas coisas:
- Criar uma declaração de missão;
- Estabelecer uma arquitetura de mensagem.
Criar uma declaração de missão:
Escreva uma declaração de missão concisa que mostre aos clientes quem você é, com o que você se importa e o que sua marca faz para atingir seus objetivos.
Declarações de missão fortes devem responder a estas perguntas:
- Quais são os objetivos da sua empresa?
- Como você planeja atingir seus objetivos?
- Quem é seu público-alvo?
- Pelo que você deseja que sua empresa seja conhecida?
Anote suas respostas e atue junto a seus stakeholders para criar uma declaração de missão que faça sentido.
Estabelecer uma arquitetura de mensagem:
A arquitetura de mensagens da marca alinha a forma de comunicação e os seus valores. Trata-se de um conjunto de objetivos comunicacionais (geralmente, uma lista de termos, frases e declarações).
Por exemplo: sua arquitetura de mensagem pode incluir objetivos como "amigável e divertido" ou "profissional e formal".
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Defina o tom de voz da sua marca
Depois de determinar o "por que" que está por trás da sua empresa, pode começar a criar um tom de voz que seja único.
Para começar, pense em adjetivos que descrevam o tom desejado.
Você pode usar as quatro dimensões do tom de voz criadas pelo Nielsen Norman Group para entender em qual categoria a sua marca se encaixa:
- Engraçada X séria.
- Formal X casual.
- Respeitosa X irreverente.
- Entusiasmada X prática.
Você também pode usar as "palavras de tom de voz" para definir como você deseja que sua marca se comunique:
- Formal X casual
Usar um tom formal pode ajudar a dar mais autoridade à sua marca, mas também pode parecer muito impessoal. A linguagem casual, por outro lado, pode criar uma sensação de personalidade e proximidade. No entanto, usar um tom muito casual no contexto errado pode fazer você parecer pouco profissional.
- Engraçado X sério
Ao escolher entre um tom engraçado e um tom sério, lembre-se de que um tom de voz engraçado não serve para todas as empresas e que o humor não deve atrapalhar a comunicação com seu público.
- Respeitoso X irreverente
É bom ser respeitoso com seu público, mas é importante não exagerar. Você pode soar pouco genuíno se tentar sempre agradar a sua audiência. Usar um tom irreverente, por outro lado, pode fazer sua marca parecer mais confiante e divertida. Só tome cuidado para não intimidar ou ofender seu público.
- Entusiasmado X prático
Um tom entusiasmado pode fazer uma marca parecer mais amigável. No entanto, quando usado em momentos inadequados, pode acabar irritando seu público.
Enquanto isso, a linguagem prática dá uma sensação de honestidade e simplicidade. E quando mal executado, pode soar como indiferente ou sem personalidade.
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Observe seu público
Os consumidores esperam que as marcas entendam suas necessidades e expectativas. Uma ótima maneira para conhecer seus clientes é descobrir quais redes sociais eles usam e como interagem uns com os outros.
Reserve um tempo para analisar os resultados. As pessoas estão dizendo coisas positivas sobre a sua marca? E os comentários negativos, o que dizem? Identificou alguma tendência?
Se a sua marca é nova no mercado ou você não obteve muitos resultados dessa forma, também é possível realizar a busca com as marcas dos seus concorrentes.
Analise como o seu público se comunica
Os grupos do Facebook são uma ótima fonte de informação e inspiração.
Para descobri-los, acesse o Facebook e digite sua palavra-chave na barra de pesquisa.
Participe dos grupos que considerar relevantes e repare como os membros falam sobre as marcas do seu setor e como eles interagem.
Algumas questões que devem ser consideradas ao analisar o tom de voz da sua audiência nas redes sociais:
- Eles falam formal ou casualmente?
- Usam emojis?
- Que tipo de gíria falam?
- Eles falam diretamente com as marcas?
- De que geração são?
- Do que gostam?
- Do que não gostam?
Tenha em mente que isso não é algo que você deva fazer apenas uma vez. As tendências nas redes sociais mudam constantemente, assim como as gírias utilizadas pelas pessoas.
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Crie e implemente diretrizes de tom de voz
Para implementar com sucesso seu tom de voz, defina diretrizes de marca claras. Revise-as de vez em quando, especialmente quando houver alguma mudança no seu público-alvo.
Escreva as diretrizes já no tom de voz que você escolheu para sua marca – isso servirá como um exemplo de como usá-las corretamente ao escrever.
Inclua exemplos de usos adequados e inadequados do seu tom de voz para deixar claro aos membros de sua equipe o que fazer e o que deve ser evitado.
É importante que as suas diretrizes incluam:
- Informações sobre o seu público-alvo e seu tom de voz;
- A atitude da sua marca em relação ao seu público (quão formal ou casual ela deve ser);
- Os valores da sua marca;
- Sua declaração de missão;
- A arquitetura da mensagem;
- Vocabulário que deve ser utilizado e evitado;
- Regras gramaticais.
Depois de criar o seu guia de estilo, compartilhe-o com o restante das equipes da empresa.
Saiba mais:
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