this is an h1

this is an h2

Mon Feb 13 10:50:43 BRT 2023
Inovação | INICIATIVA SUSTENTÁVEL
Sabores e encantos da Amazônia: invista nas atrações do norte do país

A Amazônia tem grande potencial para o ecoturismo e o turismo de aventura e, com uma rica gastronomia, vem atraindo novos negócios para a região norte.

· Atualizado em 11/02/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

A natureza exuberante, a rica cultura dos povos originários, as várias opções de entretenimento - especialmente ligadas ao ecoturismo -, e os diferentes sabores da culinária local vêm atraindo cada vez mais turistas e movimentando negócios na Região Norte do país, que engloba os estados do Amazonas, Pará, Acre, Amapá, Rondônia, Roraima e Tocantins.

Para quem pensa em investir na região, é bom saber que a Amazônia ainda tem muito para mostrar e que o interesse pelo turismo sustentável só aumenta. A Amazônia é uma das maiores riquezas da humanidade e chama a atenção do mundo inteiroViajar para essas terras e conhecer a maior floresta tropical do mundo tem se tornado um destino cada vez mais frequente na rota de turistas nacionais e estrangeiros. Dos mais de 285 mil visitantes que passaram pelo estado do Amazonas em 2019, 164 mil eram brasileiros, segundo dados divulgados pela Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur).

Parte significativa dos negócios atuais na região trabalha com as cadeias de valor da floresta, dando ênfase à importância e potencial dos produtos extraídos de forma sustentável pelos povos que lá habitamE, neste contexto, é importante destacar a presença de frutos e plantas, como o jambu, na culinária típica da região, recheada de ingredientes especiais e sabores peculiares. Na infinidade de pratos, cores e técnicas de preparo, estão as receitas passadas de geração para geração.

A cozinha do Norte do Brasil mistura elementos de cozinhas tradicionais, como a portuguesa e a africana, mas tem como maior influência o berço indígena. Muitas das iguarias só são encontradas na região. Temperos, plantas, ervas, frutos e pescados recheiam pratos arrojados e saborosos que ganham status internacional. 

Por sua vez, a fronteira com outros países também exerce grande influência na gastronomia nortista. A culinária peruana e boliviana, por exemplo, está muito presente na gastronomia do Acre. Já a culinária boliviana inspira a criação gastronômica em Rondônia; enquanto a da Venezuela e a das Guianas influenciam a culinária do Amapá e Roraima. No Amapá, por exemplo, os expoentes da culinária são a pescada de gurijuba e a gengibirra, bebida fermentada e feita de frutas, açúcar, água com gás e gengibre.

Os pratos típicos mais famosos do Norte do Brasil são o tacacá, a maniçoba, o pirarucu de casaca, a caldeirada de tambaqui, a mujica de peixe e o pato no tucupi. As sobremesas também fazem sucesso: mousse e sorvete de cupuaçu, bolo de macaxeira, caju em calda e o famoso açaí na tigela.

Turismo de base comunitária

Para muitas comunidades da Amazônia, as atividades turísticas começaram como renda complementar, mas acabaram se tornando fonte principal de renda com o passar dos anos e o maior desenvolvimento do potencial turístico local. Hoje, a hotelaria em toda a região norte é diversificada. Há hotéis para todos os bolsos. Entre os mais luxuosos – e caros – está o Anavilhanas Jungle Lodgeno Parque Nacional Anavilhanas. Mas outros tipos de empreendimento vêm ganhando força. A pousada Mirante do Uatumã, que está localizada na comunidade do Livramento, na RDS Uatumã, também no estado do Amazonas, é um bom exemplo de turismo de base comunitária. A região do Uatumã é conhecida por atrair um grande número de turistas devido ao ecoturismo e à pesca esportiva. O proprietário da pousada é ribeirinho e resolveu investir nessa atividade para gerar renda. “Hoje, nós também ajudamos 100% as comunidades”, conta José Monteiro, o “Papa”.

Outro tipo de negócio inovador são os barcos-hotel, que oferecem uma completa imersão na floresta Amazônica. Para os turistas apaixonados por natureza e por pesca esportiva, esse tipo de hospedagem é ideal por proporcionar a visita alocais ainda pouco conhecidos, nas “estradas fluviais” da região. 

Então, ficou animado? Novidades na hospedagem e experiências gastronômicas inusitadas são um convite tentador. O Norte do país tem muito para te mostrar e te encantar!

Saiba sobre as ações do Sebrae, ligando gratuitamente para 0800 570 0800. Você também pode acessar o Sebrae pelo WhatsApp no mesmo número.

Veja também:

O Sebrae disponibiliza cursos on-line gratuitos: para quem quer inovar e crescer o curso “Inovação e possibilidades de crescimento” e o curso “Empreendedor de sucesso” que apresenta os caminhos percorridos por empreendedores que tiveram êxito em sua trajetória.

E, por whatsApp, os cursos “Iniciando um pequeno grande negócio e Como devo agir para liderar e promover a criatividade e a inovação?”. Conteúdos que vão ajudar você, empreendedor, a ter sucesso em sua jornada!

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?