this is an h1

this is an h2

Thu Dec 15 00:14:20 BRT 2022
Inovação | PROSPECÇÃO TECNOLÓGICA
Saiba como a sociedade 5.0 pode revolucionar o setor de turismo

Novas tecnologias criadas pela indústria para a sociedade 5.0, com foco no bem-estar do ser humano e do planeta, já são empregadas na jornada do turista 4.0.

· Atualizado em 15/12/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Já ouviu falar no termo sociedade 5.0? É um conceito que se apropria das soluções tecnológicas ofertadas pela indústria 4.0 para transformar o dia a dia das pessoas, focando no bem-estar do ser humano e do planeta. Toda essa tecnologia também já está sendo apropriada pelo turismo, criando possibilidades de negócios para o setor.

Criado em 2016, no Japão, o conceito de sociedade 5.0 refere-se a um novo coletivo, que centra o desenvolvimento tecnológico no ser humano, nos valores e na busca por soluções para o bem comum e não apenas para atender demandas industriais, econômicas ou empresariais, promovendo a fusão entre os mundos físico e o digital. 

Essas novas tecnologias já são empregadas pela indústria do turismo, criando a jornada do turista 4.0. Entre essas soluções tecnológicas, estão: 

Inteligência artificial (IA): Empresas do setor de turismo estão aproveitando a IA para realizar uma variedade de tarefas como o uso de chatbots no atendimento on-line e a coleta e interpretação de dados.

Big data: Esta tecnologia digital permite o recolhimento e o armazenamento de informações, de maneira específica, aprimorando estratégias e auxiliando na tomada de decisão. Com os resultados das informações e dados obtidos na rede, hotéis e agências de viagens podem melhorar e personalizar a oferta de serviço ou produto.

Pagamentos sem contato: Opções como Google Pay e Apple Pay permitiram aos clientes não precisar carregar o cartão para pagar refeições, estadias em hotéis, transporte e outros serviços.

Pesquisa por voz e controle de voz: Com os assistentes móveis, como Siri e Google Assistant, os turistas passaram a recorrer à pesquisa de voz. Por isso, seu negócio deve aparecer nos sites de pesquisa e permitir, também, a reserva por voz.

Realidade virtual: Esta tecnologia pode ser empregada em passeios virtuais nos quais os clientes podem experimentar interiores de hotéis, restaurantes, atrações turísticas ao ar livre e muito mais, e influencia diretamente a decisão do cliente.

Internet das coisas (Iot): No turismo, a IoT tem o potencial de mudar a forma como as empresas operam, melhorar a gestão de receitas e aprimorar a experiência do cliente. Ela permite mais automação e personalização, agilizando as tarefas do dia a dia de um hotel ou agência de viagens. Dispositivos IoT incluem sistemas de aquecimento e refrigeração, de entretenimento e a integração de serviços, permitindo que os clientes possam reservar atividades ou solicitar um serviço por meio de um hub ou aplicativo de smartphone.

Realidade aumentada (AR): Combina experiências do mundo real e elementos virtuais. No turismo, os aplicativos de AR em smartphones mostram aos turistas informações sobre o local da viagem, detalhes históricos, listas e menus de locais de entretenimento e restaurantes.

Energias renováveis: um dos princípios da sociedade 5.0 é fazer com que os recursos naturais sejam utilizados em inovações tecnológicas, a fim de diminuir a produção de resíduos tóxicos no meio ambiente. Um dos maiores destaques desse projeto é a produção de energia solar. Implantar esta tecnologia no seu empreendimento pode ser um diferencial, lembrando que os turistas, atualmente, estão bastante preocupados com a sustentabilidade.

No modelo de sociedade 5.0, em que a tecnologia está em primeiro lugar, todo o trade turístico, desde o agente de viagens, o dono de uma hospedaria, o guia, o receptivo local, o recepcionista, até a copeira, deve ser capacitado. Para a qualificação e o desenvolvimento de produtos e serviços com foco no turista 4.0, algumas competências, principalmente comportamentais, são necessárias, como:

  1. Domínio técnico científico da área que atua;
  2. Visão crítica do contexto com foco em soluções;
  3. Atitude empreendedora, sustentável e colaborativa.

Adicionando dispositivos IoT aos quartos de uma pousada ou criando um aplicativo de RA para guiar seus clientes pelas cidades, nunca é cedo para tornar-se um empreendedor 5.0. Estar à frente sobre as últimas tendências do turismo pode alavancar seus negócios e ser a chave para o sucesso. Pense nisso e não perca mais tempo! 

Saiba mais:

Se você quer aprender a ser um empreendedor de sucesso, o Sebrae te ensina neste curso on-line. Nesta outra capacitação digital, você aprende como agir para liderar e promover a criatividade e a inovação em seu negócio.

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.


Acesse o portal de notícias Todo Dia Sebrae


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?