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Inovação | SUSTENTABILIDADE
Saiba como economizar energia

Medidas simples e estratégias sustentáveis podem ajudar os empreendedores a baixar o custo da energia nos negócios.

· 06/03/2023 · Atualizado em 12/03/2023
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O sistema elétrico brasileiro é bem avaliado pelo World Energy Council nos quesitos de segurança energética e sustentabilidade ambiental, mas na questão do preço, ele é mal avaliado. Como se sabe, há fatores conjunturais e estruturais que explicam o elevado preço da energia no Brasil. Entre os primeiros, podemos elencar nos últimos anos a pandemia da covid-19 e o a crise hídrica que provocou esvaziamento de reservatórios em 2021. 

Sobre os fatores estruturais, é possível citar a alta carga tributária (cerca de 30% do valor total), a energia subsidiada (outros 10%) e a taxa de outorga de licitações que acaba embutida nas tarifas. O alto custo do setor resultou em 2022 na perda de 166 mil empregos, segundo relatório da Confederação Nacional da Indústria (CNI).   

O preço da energia afeta particularmente os empreendedores que dependem totalmente dela, como as lojas que vendem carnes e produtos congelados e precisam manter seus equipamentos funcionando 24 horas por dia, sete dias por semana. Em média, a despesa com energia é responsável por cerca de 15% dos custos operacionais das empresas.  

É possível adotar boas práticas que não só reduzem os custos como ajudam a preservação do meio ambiente. Uma delas é a implementação de geração de energia a partir de fontes renováveis, como por exemplo a fotovoltaica.  

A indústria de varejo, especialmente os supermercados, já tem tradição de instalação de painéis solares. De acordo com a Greener Consulting, 38% das aparelhagens do Brasil possuem sistemas fotovoltaicos, o que possibilita uma economia de até 95% de energia. Vale lembrar que o gasto com energia no setor varejista só perde para o custo com a folha de pagamento, segundo a Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS). 

Além disso, há soluções simples para economizar energia, como combinar iluminação artificial e natural, manter as revisões em dia, instalar sensores de presença, bem como investir em lâmpadas de LED. 

Modernizar os equipamentos também ajuda: substituir um computador desktop por um tablet; trocar aparelhos antigos (ar-condicionado e fornos de padaria, por exemplo) por modelos mais modernos e econômicos. Manter os filtros limpos também é uma forma de otimizar o uso dos equipamentos e aumentar a eficiência. 

É preciso ficar atento aos aparelhos de refrigeração, como freezers, gôndolas e câmaras frias, pois os mais antigos emitem o HCFC22, fluído que, quando vaza, impacta na camada de ozônio e contribui para aumentar o custo da energia. O Programa Brasileiro de Eliminação dos Hidroclorofluorcarbonos (HCFCs) registra que 94% dos sistemas de refrigeração apresentam alguma falha.  

Além das medidas elencadas acima, também é preciso conscientizar os colaboradores, principalmente das grandes redes, de modo a tornar a luta contra o desperdício de energia uma responsabilidade coletiva da empresa.  

Na questão da tarifação, há diferentes classificações, embora as possibilidades sejam limitadas para consumidores menores. À medida que os volumes aumentam, contudo, os níveis tarifários podem ser reduzidos. Quem recebe energia de baixa tensão (110V, 220V ou 380V) ou de média tensão (1 a 69Kv) precisa de um transformador, o que reduz o valor a ser pago. E as redes maiores podem migrar para o mercado livre de energia.  

Até 2028, deverá ocorrer uma abertura gradual do mercado, de acordo com uma proposta do Ministério de Minas e Energia, primeiramente para todos os consumidores do grupo A, atendidos em alta tensão. São cerca de 24 mil indústrias e estabelecimentos comerciais que devem entrar no mercado livre até 2026. Um estudo está sendo feito para os consumidores do grupo B, empresas que utilizam baixa tensão, inclusive os pequenos negócios. 

Estratégias para os pequenos lojistas 

O pequeno empresário precisa saber se está consumindo energia de forma correta. Ele pode reduzir o consumo de refrigeração e do ar-condicionado mantendo balcões e estantes fechados e limpando as áreas externas. 

Ele também deve envolver os colaboradores. É possível, por exemplo usar as estratégias da área comercial, estabelecendo metas e recompensando as equipes pelas metas alcançadas. Criar comitês de discussão para identificar oportunidades e melhorias também é uma forma de colher bons resultados. 

Saiba mais sobre energia renovável acessando Produção de energia renovável tem ciclo de custos definidos, do Sebrae. 

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