this is an h1

this is an h2

Fri May 19 02:00:47 BRT 2023
Mercado e Vendas | AMBIENTE DE VENDA
Saiba como lucrar com o turismo histórico-cultural

No turismo histórico-cultural, o que está por trás do cotidiano, do artesanato, da comida e da história do local é o que torna os roteiros atrativos.

· Atualizado em 19/05/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Empreender no setor de turismo traz diversas oportunidades para os empresários, e uma delas é explorar o que há de mais original nas localidades a partir do turismo histórico-cultural. Esta modalidade tem chamado a atenção de viajantes do mundo todo, pois o turista passeia por palcos de importantes acontecimentos históricos da humanidade. 

O turismo histórico-cultural é definido como um fenômeno social e um produto da experiência humana. Nesta modalidade turística, a cultura é o principal atrativo: pode ser a história, as pessoas, o cotidiano, o artesanato, a comida etc. 

Por meio deste segmento do turismo, os centros receptores da demanda turística ofertam aos seus visitantes lazer, entretenimento e, consequentemente, trocas culturais que acontecem durante a permanência e convivência temporária do viajante com diferentes grupos sociais locais. 

Este tipo de turismo se consolida pelo elo entre identidade, memória e patrimônio-cultural de uma localidade, sendo: 

  • Identidade: fonte de significado e experiência de um povo; 
  • Memória: constitui a identidade, tanto coletiva quanto individual. É um elemento importante para o reconhecimento e a valorização de indivíduos ou grupos; 
  • Patrimônio histórico-cultural: patrimônio produz a sensação de pertencimento; histórico traz o conceito de memória e cultural trata de particularidades identitárias. 

Vale ressaltar que o patrimônio cultural não está presente apenas no conjunto de monumentos históricos e manifestações artísticas de culturas passadas, como obras de arte, restos pré-históricos, documentos etc., mas é algo que está vivo nas comunidades que preservam e mantêm sua identidade étnico-cultural. A produção presente constituirá o patrimônio cultural do futuro, e nele estão contidas todas as permanências cotidianas, os fazeres, as festas, as tradições. 

A pessoa que se interessa pelo turismo histórico-cultural viaja não apenas para ver monumentos históricos importantes, mas para conhecer um pouco mais das artes, comidas típicas e tudo o que faz parte da história do local, garantindo, assim, uma experiência completa. 

Este tipo de turista busca produtores e não produtos; quer descobrir o que há por trás dos fatos históricos, imergir na essência e compreender como se deram as relações na comunidade e como elas se transformaram, dia após dia, até criar a identidade atual do local. 

Assim, o turismo histórico-cultural não é uma modalidade que promove apenas passeios em superfícies geográficas: ele proporciona um passeio por aspectos históricos e culturais de cada sociedade, preservando, valorizando e evidenciando as memórias de uma região e fugindo do aspecto mercadológico do turismo. 

Exemplos de roteiros no Brasil e no mundo 

No Brasil, alguns roteiros expoentes englobam as cidades históricas de Minas Gerais (Ouro Preto, Mariana, São João del Rei, Diamantina e Tiradentes), Olinda (PE), Salvador (BA), São Luís (MA), Pirenópolis (GO), São Miguel das Missões (RS), Paraty e Petrópolis (RJ).  

No mundo, lugares como Jerusalém (Israel), Machu Picchu (Peru), Teotihuacán, Tikal e Palenque (México), Istambul (Turquia), entre tantos outros, guardam e preservam tesouros inestimáveis da história e evolução humana. 

Cada um desses lugares apresenta uma importância histórica diferente e um modo único de representar isso em sua cultura. 

Para os empreendedores do setor, este segmento do turismo é riquíssimo e oferece inúmeras oportunidades de negócios. Conheça mais sobre o tema clicando aqui. 

Saiba mais: 

O Sebrae oferta dois cursos que poderão te ajudar a incrementar suas vendas: o curso on-lineComo aumentar suas vendas” explica os principais componentes do marketing: produto/serviço, preço, ponto e promoção. Já pelo WhatsApp, você pode aprender sobre inovação e possibilidades de crescimento. Clique aqui para acessar. 

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?