Veja o que é possível fazer para manter o volume de vendas e procurar crescer num cenário em que o brasileiro perdeu 21% do poder de compra nos últimos 3 anos.

O economista Guilherme Moreira, coordenador do índice de preços ao consumidor (IPC) da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), informou que as principais contribuições para a inflação de 2021 vieram da energia, principalmente da eletricidade e gás, dos combustíveis que impactaram o preço dos transportes e do mercado de carros novos. Esses itens responderam por 80% da inflação de 2021.
Soma-se a isso um conjunto de fatores econômicos e climáticos que foram responsáveis por uma disparada de preços também nos supermercados.
Por outro lado, o endividamento dos brasileiros, puxado pelo cartão de crédito, atingiu o índice de 77,7% em abril/22, o que representa um novo recorde. Em 12 meses, esse percentual de pessoas com alguma dívida, aumentou em 10,2%, de acordo com levantamento divulgado em 02.05.2022, pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
Como aumentar as vendas
O aumento de vendas não ocorre por atos e esforços isolados. É necessário um conjunto de iniciativas que envolve:
- Estratégias e táticas para turbinar o negócio;
- Uso de ferramentas de apoio para potencializar os resultados;
- Aprimoramento de conhecimentos;
- Foco em vendas.
Estratégias e táticas para turbinar o negócio
Ouvir os clientes e potenciais clientes – conhecer detalhadamente o que o seu público necessita e espera do seu negócio. Pesquisar de maneira simples, conversando com as pessoas, entendendo os problemas que você se propõe a solucionar e, assim, ir ganhando confiança das pessoas.
Produtos – você só terá sucesso se ofertar aquilo que os clientes atuais e potencias necessitam, a um preço justo, que os clientes possam pagar. Não caia no erro de oferecer aquilo que eles não precisam ou que está fora da faixa de renda das pessoas.
Qualidade – tudo o que for vendido deve ter padrão mínimo de qualidade. Se não tiver qualidade, se não gerar satisfação, não venda. Se vender e gerar insatisfação, vai comprometer o negócio e, logo, verá o sonho acabar.
Comodidade ao cliente – os pequenos negócios devem ter um direcionamento voltado para a comodidade do cliente. Estar perto do seu mercado ou ter serviço de entrega eficiente e rápido. Não deve concorrer com os grandes fornecedores. Deve ser especialista, manter um relacionamento diferenciado com os clientes, ser lembrado e ter credibilidade. Seu sucesso ocorrerá na justa medida da satisfação do seu cliente.
Uso de ferramentas de apoio para potencializar os resultados
Promoção – utilizar os mecanismos mais adequados para divulgar o que você oferece. Seja redes sociais, telefone, parcerias com pessoas com grande alcance e penetração na região de interesse. Não caia no erro de ficar esperando o cliente procurar. Muitos empresários de pequenos negócios não prosperam porque não utilizam nenhum meio de divulgação. O seu público precisa saber que você existe e quais soluções oferece.
Equipamentos e recursos de apoio a vendas – utilize telefone, whatsApp Business, Telegram, sites de vendas e esteja ligado para as novas tecnologias, disponha de mecanismos de recebimento com maquininhas para cartões, pix etc.
Controles do negócio – quem não controla não gerencia, e quem não gerencia não evolui. Procure ter informações, no mínimo, sobre custos e despesas, volume de vendas, informações sobre os clientes, controle das finanças, margem de ganhos sobre os produtos vendidos e vá melhorando os controles à medida que for crescendo.
Aprimoramento de conhecimentos
Aprendizado – Procure não ficar parado. Faça cursos gratuitos. O Sebrae oferece uma enorme quantidade de cursos que você pode fazer em casa, pelo celular ou computador, nos momentos de folga do trabalho. Melhore seus conhecimentos para poder inovar e oferecer sempre algo novo ao cliente. Sua empresa não pode se acomodar nunca.
Foco em vendas
Como vender mais – Se você criou uma estrutura mínima para seu negócio, como vimos anteriormente, agora é hora de concentrar-se nas vendas. Vá atrás da ampliação da sua base de clientes, procurando angariar novos consumidores. Não descuide dos atuais clientes e coloque metas de aumento de vendas para eles. Em algum tempo, você verá que tem um contingente grande de clientes que compram de você e continuam comprando, gerando um círculo virtuoso que lhe trará satisfação e orgulho pelo negócio de sucesso que criou.
Sugestão de curso de vendas
O curso sugerido a seguir fornece conhecimentos de grande importância para você iniciar sua jornada como vendedor. Depois disso, continue buscando sempre aprofundar conhecimentos, habilidades e atitudes que o levarão a patamares mais elevados.
Clique no título abaixo e comece o curso agora mesmo. É fácil e rápido.
O Sebrae dispõe de uma infinidade de cursos para ajudar no seu desenvolvimento pessoal e profissional. Acesse o portal do Sebrae.
Foi um prazer te ajudar :)