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Mercado e Vendas | MIDIAS SOCIAIS
Saiba como melhorar as fotos do Instagram da sua loja

O Instagram da sua loja não está como você gostaria? As fotos dos produtos que você posta não estão engajando seu cliente?

· 23/03/2023 · Atualizado em 22/04/2023
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Inspirados pelo conteúdo da especialista Viviane Giron, selecionamos alguns erros que você pode estar cometendo no Instagram da sua loja. Confira!

Com o crescimento do comércio on-line, o Instagram tornou-se uma das principais plataformas de vendas. No entanto, nem todas as lojas conseguem obter sucesso em suas vendas por meio da rede social. Isso pode estar relacionado a erros comuns cometidos ao tirar fotos dos produtos que são postados no feed e stories. Neste texto, serão abordados alguns erros que as lojas cometem ao postar fotos no Instagram e que podem impedir que suas vendas sejam efetivadas.

O primeiro erro é a falta de catálogo. Algumas lojas postam fotos aleatórias de produtos sem uma ordem definida, o que dificulta a visualização dos clientes sobre o que a loja oferece. Ter um catálogo organizado é importante para facilitar a busca dos produtos pelos clientes e, assim, aumentar as chances de venda.

Outro erro comum é tirar fotos em locais escuros. É importante que a iluminação das fotos seja a melhor possível para que os clientes possam visualizar os detalhes dos produtos. Fotos escuras podem prejudicar a qualidade das imagens e, consequentemente, desencorajar os clientes a fazerem a compra. Invista em equipamentos para melhorar a iluminação, como um ring light ou softbox, ou procure espaços com luz natural que irão ajudar a valorizar o seu produto.

O terceiro erro é tirar fotos dos produtos em cenários ruins. Isso pode dar uma impressão de desleixo e falta de cuidado com os produtos, o que pode afastar os clientes. É interessante que as fotos sejam tiradas em um fundo neutro e liso para que os produtos sejam o destaque. Mas, você pode ousar, e buscar também por fundos coloridos e com mais informação, porém, lembre-se de que o produto é o foco principal. 

O quarto erro é tirar fotos de produtos amassados ou com aspecto de desleixo. Produtos que aparentam estar em más condições transmitem uma mensagem negativa sobre a qualidade do produto e da loja, diminuindo as chances de venda. É importante que os produtos estejam em boas condições antes de serem fotografados. Passar as peças antes de fotografá-las é uma etapa simples, mas que pode fazer uma grande diferença no resultado final das fotos e na imagem da loja. É um cuidado básico que mostra a preocupação da empresa com a qualidade dos seus produtos e pode influenciar positivamente na decisão de compra dos clientes. Além disso, permite que os clientes vejam melhor os detalhes da peça.

O quinto erro é a falta de contraste nas fotos. Fotos com pouco contraste podem não chamar a atenção dos clientes, que podem não conseguir visualizar os detalhes do produto. Tome cuidado para que o fundo em que você vai fotografar crie contraste suficiente para não desvalorizar o seu produto. É importante que o fundo das fotos tenha contraste para destacar a sua peça. 

O sexto erro é tirar fotos com a mesma pose ou no mesmo lugar. Isso pode transmitir a sensação de monotonia e falta de criatividade na hora de apresentar os produtos. É importante variar as poses e os locais das fotos para que os clientes possam visualizar os produtos de diferentes ângulos. Por exemplo, uma blusa pode parecer diferente quando vista de frente e de costas, então, ter fotos de diferentes ângulos pode ajudar a evitar decepções com a peça quando ela chega ao cliente. 

Sétimo erro: Postar apenas fotos de catálogo. O catálogo existe para que o atacadista venda para você, varejista; não para que você, varejista, se aproprie disso e reaplique nas suas redes sociais. Se você apenas reposta fotos de modelos, super produzidas e profissionais, feitas pela marca, o cliente pode acabar duvidando da qualidade da sua mercadoria, porque ele tem a impressão de que você não sabe como é o produto de verdade. Você pode, eventualmente, postar uma ou outra foto de catálogo, porém, procure mesclar com fotos mais reais.

Por fim, o oitavo erro é não ser criativo nas combinações de produtos. Fotos com combinações pouco criativas passam a sensação de que a loja não está inovando. Montar looks criativos para as fotos do Instagram é fundamental para chamar a atenção do público e destacar as peças vendidas na loja. Isso permite que os clientes possam ter uma ideia de como a roupa pode ser usada em diferentes ocasiões e, consequentemente, sintam-se mais inclinados a comprá-la. Além disso, a apresentação dos looks também ajuda a transmitir a identidade visual da marca e a criar um estilo próprio, o que pode ser um diferencial na hora de conquistar novos seguidores e clientes. Portanto, é importante investir tempo e criatividade na composição dos looks e na apresentação das peças nas fotos do Instagram.

Dessa forma, para evitar esses erros, é importante prestar atenção em alguns pontos na hora de tirar as fotos. Ter um catálogo organizado, iluminação adequada, fundo neutro, produtos em boas condições, contraste nas fotos, variação de poses e locais e combinações criativas podem ser cruciais para aumentar as chances de venda no Instagram. É importante investir tempo e cuidado na produção das fotos para que elas possam atrair a atenção dos clientes e efetivar as vendas. 

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Esses são alguns erros que você deve evitar, se quer que as fotos da sua loja engajem no Instagram. O Sebrae tem muitos vídeos, artigos e cursos que podem te ajudar. Acesse o site ou procure a agência mais próxima.

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