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Mon May 08 20:14:30 BRT 2023
Mercado e Vendas | MARKETING ESTRATÉGICO
Saiba como o Marketing de Intenção pode acelerar os seus resultados

A análise do comportamento do usuário ajuda a criar estratégias personalizadas com o objetivo de impulsionar as vendas.

· Atualizado em 08/05/2023
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Marketing de intenção é a prática de analisar o comportamento do usuário para identificar suas intenções em um determinado período. Ele permite que as marcas conheçam mais a fundo seus clientes potenciais ao descobrir seus interesses e comportamentos atuais.

O conceito por trás dessa estratégia é simples: quando um usuário realiza uma ação na internet, deixa pegadas digitais que podem ser usadas para compreender seu comportamento e intenções. Por exemplo, ao realizar uma pesquisa no Google, visitar um site e interagir com um conteúdo on-line, o usuário dá indícios de seus interesses naquele momento.

O marketing baseado na intenção capitaliza esses dados e os utiliza para construir estratégias de marketing personalizadas. O objetivo é entender a jornada do consumidor para melhorar a experiência de compra e, consequentemente, impulsionar as vendas.

Benefícios

Esse tipo de marketing fornece uma boa base de conhecimento para otimizar as estratégias de marketing e alcançar melhores resultados. Por essa razão, pode proporcionar diversos benefícios para as marcas, como:

  • Análises preditivas

Entender o comportamento do usuário permite que as empresas façam análises preditivas para oferecer conteúdos adaptados aos interesses do consumidor.

A partir desse processo, é possível antecipar as necessidades do cliente e como ele se sentirá quando exposto a determinado anúncio ou conteúdo.

Essa abordagem pode ajudar a manter o bom relacionamento com a audiência, gerar mais prospects qualificados e até aumentar as conversões, pois orienta as decisões em cada etapa do funil de vendas.

  • Alinhamento do orçamento e interesses do consumidor

O uso de dados de intenção é uma forma eficaz de alcançar as pessoas certas, com a mensagem ideal e no momento propício. Por isso, proporciona flexibilidade para alinhar o orçamento publicitário com os interesses do consumidor, de modo que as empresas possam adaptar suas campanhas para atender às necessidades específicas do público. 

  • Experiências mais personalizadas

A estratégia pode se tornar uma ferramenta poderosa para melhorar a experiência do cliente a partir da criação de conteúdos e anúncios direcionados aos desejos e necessidades do público-alvo. Ao rastrear a atividade do cliente, o marketing de intenção fornece insights sobre seu comportamento e preferências. 

Ao analisar os resultados das estratégias, ainda é possível identificar o que precisa ser ajustado para alcançar mais engajamento e conversão. Testes A/B podem ajudar a descobrir qual variável gera as melhores respostas.

  • Mais engajamento

A criação de conteúdos mais personalizados e com foco no consumidor individual, por sua vez, contribui para aumentar o engajamento. Isso ocorre porque quando os usuários são impactados por mensagens direcionadas aos seus interesses e desejos, são mais propensos a interagir.

  • Aumento do ROI

Ao direcionar mensagens personalizadas aos prospects certos e em um momento oportuno, é possível gerar mais conversões e, assim, melhorar os resultados da estratégia. Com isso, as empresas aumentam o retorno sobre seus investimentos em marketing.

Como aplicar o marketing de intenção

Uma das principais maneiras de começar a utilizar o marketing de intenção nas estratégias de uma empresa é por meio de ferramentas e plataformas.

O Google, por exemplo, fornece três principais recursos que possibilitam a análise de intenção e comportamento dos usuários:

  • Google Analytics e o Google Search Console: permitem monitorar o perfil e o comportamento das pessoas que acessam o site da empresa, como páginas mais acessadas, conversões, dispositivos, localização, etc;
  • Google Trends: possibilita acompanhar a evolução do número de buscas por determinadas palavras-chaves.

Além dos recursos do Google, existem muitas ferramentas no mercado que permitem mapear o comportamento do usuário, como Heatmap, Clarabridge, Crazy Egg, Thunderhead, Woopra, entre outras.

Também é possível utilizar softwares de web analytics, como o SEMRush, para acompanhar os dados de buscas dos internautas e descobrir palavras-chaves relevantes para o negócio.

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Fonte

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