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Mercado e Vendas | COMÉRCIO ELETRÔNICO
Saiba como o social media shopping pode ajudar seu ecommerce

Entenda o impacto que as redes sociais têm sobre as vendas no ecommerce e aproveite os recursos que elas possuem para vender mais e se relacionar com o cliente

· 11/04/2023 · Atualizado em 31/07/2023
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Que atire a primeira pedra quem nunca coçou o dedo para fazer uma compra on-line durante uma navegadinha pelas redes sociais! A prática de compra pelas redes é tão comum que alguns dados apontam: 64% dos usuários do Facebook e do Instagram já compraram, pelo menos, um produto por meio delas… Então, já viu, não é mesmo? Se a sua loja ainda não utiliza essa estratégia, é preciso implementá-la com urgência e seguir em direção às novas tendências do e-commerce.

Mas, o que é possível fazer nas redes sociais?

Elas representam, antes de mais nada, um excelente meio de estabelecer conexões com o seu cliente, de se relacionar com ele, sobretudo pela produção de conteúdos relevantes, publicação de dicas e modo de utilização dos produtos, enfim, elas podem ser utilizadas para construir reputação digital para a marca, reforçar a autoridade diante do público e melhorar o posicionamento.

As possibilidades, entretanto, não se esgotam aí: você pode exibir os produtos, atrair clientes para o seu e-commerce e, além disso, finalizar as vendas pela própria rede social. Veja como:

  • Instagram: a rede criou o perfil comercial e a modalidade compras, conhecido como Instagram Shopping, o qual possui recursos especiais para quem quer vender pelo canal. Nesse perfil, é possível ativar a função compras, cadastrar os produtos e colocar um link de vendas nas publicações, com duas possibilidades: levar os usuários para a loja virtual ou permitir a finalização da compra diretamente no aplicativo;
  • Facebook: é possível usar o marketplace, um espaço gratuito para anúncio e venda de produtos, em que o anunciante e o comprador fazem uma negociação direta, inclusive sobre pagamento e envio. Basta ter uma conta pessoal ou empresarial no Facebook, clicar no botão criar novo classificado e cadastrar o produto. É necessário inserir informações como nome, foto e fazer uma breve descrição do produto. As negociações acontecem por meio de mensagens.

Ainda no Facebook, é possível utilizar a ferramenta Gerenciador de Anúncios do Facebook. Com ela, podem ser criadas campanhas pagas de forma personalizada e segmentada, os recursos disponíveis permitem publicações mais chamativas e assertivas. 

Para você saber como usar as redes sociais e fisgar potenciais clientes, assista aos vídeos que o Sebrae preparou para você: Como bombar nas redes sociais e Revolucione o seu relacionamento com o cliente.

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